Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Repelente caseiro afasta o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Os repelentes devem ser aplicados no corpo, especialmente quando há epidemias de dengue, zika e chikungunya, porque eles previnem a picada do mosquito Aedes Aegypti ,que transmite estas doenças. A OMS e o Ministério da Saúde alertam para o uso de repelentes que contenham substâncias como DEET ou Icaridina acima de 20% para adultos, e de 10% para crianças com mais de 2 anos de vida.

Além disso, os repelentes caseiros também são boas opções contra os mosquitos, especialmente em pessoas que não podem usar substâncias químicas. No entanto, é preciso ter em atenção que o tempo de eficácia dos repelentes caseiros é muito baixa, o que faz com que seja necessário reaplicá-los com muita frequência, havendo, por isso, o risco de não serem tão eficazes.

Repelente para adultos e gestantes

Repelente caseiro afasta o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Um exemplo de um repelente caseiro para mosquitos, que pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas, é o de cravo-da-índia, muito utilizado por pescadores, porque é rico em óleo essencial e em eugenol, com propriedades inseticidas, que afastam mosquitos, moscas e formigas.

Ingredientes

  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo de amêndoas ou mineral.

Modo de preparo

Colocar o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa, ao abrigo da luz, por 4 dias. Mexer esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coar e juntar o óleo corporal, agitando ligeiramente e colocar o repelente num recipiente com spray.

Como usar o repelente caseiro

Pulverizar o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplicar várias vezes ao dia e sempre que se praticar esporte, suar, ou se molhar. O tempo de duração máximo do repelente na pele é de 3 horas e, por isso, após este período ele deve ser reaplicado em toda a pele sujeita a picadas.

Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando a pele.

Aplicar esta loção nas superfícies que costumam ter formigas também é uma ótima forma de afastá-las. Se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.

Repelente caseiro para bebês e crianças

Repelente caseiro afasta o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Outro repelente caseiro para bebês, a partir de 2 meses de vida, é o creme hidratante com óleo essencial de alfazema. Este repelente não deve ser usado por grávidas.

Ingredientes

  • 1 embalagem 150 ml do hidratante Proderm;
  • ​1 colher de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Num recipiente de vidro misturar muito bem o conteúdo de cada uma destas embalagens e depois guardar novamente no frasco do Proderm. Aplicar em todas as áreas do corpo expostas ao mosquito, diariamente, cerca de 8 vezes por dia.

O complexo B possui um aroma que afasta os mosquitos, prevenindo suas picadas. Veja mais dicas caseiras no vídeo:

Repelente eletrônico contra mosquitos

Um ótimo repelente eletrônico contra mosquitos e outros insetos é colocar 1 fatia retangular da casca de limão ou de laranja dentro do local reservado para colocar o refil dos repelentes eletrônicos que se coloca nas tomadas e trocar a casca diariamente.

Este repelente pode não ser suficiente para afastar os mosquitos e, por isso, a pessoa deve também usar um repelente na pele.

Repelente caseiro para moscas

Repelente caseiro afasta o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Um exemplo de repelente caseiro para moscas é colocar 15 a 20 cravos-da-índia espetados na metade de um limão ou de uma laranja.

Ingredientes

  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 1 laranja ou 1 limão.

Modo de preparo

Espetar os cravos da índia na parte externa da fruta e deixar ao ar livre. Para potencializar o efeito pode-se ainda cortar a laranja ou o limão no meio e espetar os cravos no interior. Além disso, se se espremer um pouco a fruta, o suco fica mais evidente e tem maior ação em conjunto com os cravos.

O cravo da índia possui propriedades que irritam os insetos e estas propriedades ficam mais evidenciadas em contato com estas frutas cítricas.

Além destes repelentes naturais, existem também alguns repelentes comerciais como o Exposis ou o Off, que podem ser usados por grávidas e crianças e que ajudam a proteger contra a picada do mosquito. Saiba quais são os repelentes industriais que podem ser usados por grávidas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem