Desenvolvimento do bebê - 20 semanas de gestação

Atualizado em setembro 2021

Semana de gestação: 20 semanas

Equivale ao mês: 3ª semana do 5º mês

Equivale aos dias: 134 a 140 dias de gestação

Na 20ª semana de gestação, todos os órgãos do bebê já estão formados e continuam a amadurecer até o nascimento, a vernix caseosa continua a se formar sobre a pele do bebê que nesta fase já é mais rosada. O sistema nervoso do bebê já está mais desenvolvido permitindo o bebê a controlar seus movimentos, que já podem ser sentidos pela mulher, e as áreas do cérebro responsáveis pela memória e funções cerebrais continuam a se desenvolver. 

Durante essa semana, os sintomas de aumento do apetite e desejo por determinados alimentos podem continuar, e podem surgir congestão nasal ou nariz entupido, cãibras nas pernas e vontade frequente de urinar. 

Nesta semana da gestação, o médico deve indicar o ultrassom morfológico para verificar e avaliar o desenvolvimento do bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

Na 20ª semana da gestação, todo o corpo e os órgãos do bebê já estão formados e vão amadurecer até o fim da gestação. Nesta fase, o bebê começa a ganhar peso devido ao desenvolvimento do tecido adiposo, que também é responsável por armazenar e fornecer energia ao feto e irá controlar a temperatura do corpo do bebê quando nascer. 

A vernix caseosa sobre a pele do feto continua a se formar, tornando-se cada vez mais espessa até o nascimento do bebê e sua pele também já está mais rosada.

O sistema nervoso do bebê está mais desenvolvido e permitindo que coordene pequenos movimentos com as mãos, além de rolar e virar-se dentro da barriga, sendo esses movimentos sentidos pela mulher. As áreas especializadas no cérebro do bebê continuam a se desenvolver com células nervosas responsáveis ​​pelo olfato, paladar, audição, visão e tato, e outros neurônios responsáveis pela memória e funções cerebrais continuam a se formar. 

Os rins do bebê já produzem cerca de 10 mL de urina por dia e os intestino produzem o mecônio que são as fezes compostas por mucos, enzimas digestivas e sais biliares, que são eliminados no líquido amniótico. 

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 20 semanas de gestação é de cerca de 24,3 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 17 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma banana. O peso do bebê nessa semana é cerca de 330 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 20ª semana de gravidez, a mulher pode continuar sentindo mais apetite e vontade de comer determinados alimentos, e podem surgir sintomas de congestão nasal ou nariz entupido, cãibras nas pernas e vontade frequente de urinar, devido ao peso que o útero exerce sobre a bexiga.

Com o aumento da barriga e por a pele estar esticando, é comum sentir coceira na barriga, o que pode favorecer o aparecimento de estrias. Além disso, devido às alterações hormonais normais da gravidez, os mamilos, a região genital e as sardas podem ficar mais escurecidos, mas voltam a cor normal após o nascimento do bebê. 

As mamas já estão maiores e também podem ficar mais sensíveis devido ao aumento das glândulas produtoras de leite que se preparam para a amamentação futura.

Nesta fase da gestação, é normal a mulher ter engordado cerca de 6 Kg, sendo importante controlar a alimentação para não aumentar o peso mais do que 0,5 Kg por semana para ter uma gravidez saudável. 

Cuidados durante a 20ª semana

Na 20ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Aumento do apetite: fazer pequenos lanches saudáveis durante o dia, incluindo frutas, nozes, queijo e vegetais cortados, que são fáceis de preparar e nutritivos. Além disso, deve-se evitar doces, frituras e junk food pois possuem muitas calorias e não fornecem nutrientes para a mulher e o bebê. Saiba como fazer uma alimentação saudável na gravidez;
  • Congestão nasal ou nariz entupido: dormir com a cabeça elevada sobre um ou dois travesseiros extras, evitar poluentes ambientais como fumaça, pólen, ácaros e fumaça de cigarro, usar um umidificador no ambiente ou usar uma solução salina nas narinas, desde que recomendadas pelo médico, podem ajudar a reduzir esse desconforto;
  • Vontade frequente de urinar: não prender a urina, pois deixar a urina retida na bexiga pode aumentar o risco de infecção urinária;
  • Cãibras nas pernas: fazer um pouco de exercício físicos, alongando suavemente a panturrilha, massagear a panturrilha, aplicar compressas quentes, ou utilizar suplementos como cálcio, magnésio ou vitamina B recomendados pelo médico, podem ajudar a diminuir as cãibras. Além disso, é importante manter o corpo hidratado, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, para ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas e evitar as cãibras; 
  • Estrias: passar óleo de amêndoas na barriga ou hidratantes próprios para usar gravidez recomendados pelo médico, podem ajudar a aliviar a coceira associadas à pele esticada e evitar o aparecimento de estrias.

É importante seguir todas as recomendações médicas durante a gravidez, fazendo uma alimentação saudável e nutritiva, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, e exercícios físicos para ajudar a controlar o aumento de peso. Além disso, deve-se realizar as consultas pré-natais, tomar ácido fólico e os suplementos indicados pelo obstetra e evitar o uso de remédios por conta própria. Saiba como é feito o pré-natal.

Principais exames

Na 20ª semana da gestação até a 24ª semana, o obstetra pode indicar o ultrassom morfológico para identificar a fase do desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis anormalidades no feto como doenças ou malformações. Saiba como é realizado o ultrassom morfológico.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro