Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 20 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação marca o início do 5º mês de gravidez e nesta fase os movimentos fetais são mais facilmente percebidos, inclusive pelos outros.

Geralmente até às 20 semanas de gestação, a grávida já engordou cerca de 6 Kg e a barriga já começa a ficar maior e visível, mas agora o crescimento do bebê será mais lento.

Desenvolvimento fetal às 20 semanas

Quanto ao desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação é esperado que sua pele esteja vermelho-clara e um pouco de cabelo pode aparecer na cabeça. Alguns órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente, mas os pulmões ainda estão imaturos e as pálpebras ainda estão fundidas e por isso não consegue abrir os olhos.

Braços e pernas já estão mais desenvolvidos e pode-se observar uma fina sobrancelha, através do exame de ultrassom morfológico que deve ser feito, idealmente, entre as 20 e as 24 semanas de gestação. Saiba tudo sobre o ultrassom morfológico aqui.

Os rins já produzem cerca de 10 ml de urina por dia, e o desenvolvimento cerebral agora está relacionado com os sentidos do gosto, olfato, audição, visão e tato. Agora o batimento cardíaco já é mais forte e pode ser ouvido com um estetoscópio colocado sobre o útero. Os sistema nervoso do bebê está mais desenvolvido  e ele já consegue coordenar pequenos movimentos com as mãos, consegue agarrar o cordão umbilical, rolar e virar-se dentro da barriga. 

Fotos do feto

Desenvolvimento do bebê - 20 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 20 semanas de gestação

Tamanho do feto 

O tamanho do feto com 20 semanas é de cerca de 22 cm de comprimento e ele pesa por volta de 190 gramas.

Alterações na mulher 

As alterações na mulher com 20 semanas de gravidez são marcadas pelo tamanho da barriga e pelo desconforto que ela começa a trazer. É normal um aumento da frequência urinária, a azia pode reaparecer e o umbigo poderá ficar mais saliente, mas ele deverá voltar ao normal após o parto.

Fazer exercícios regularmente como caminhadas ou natação é importante para reduzir os desconfortos da gravidez como dor nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço das pernas.

Com o crescimento da barriga pode começar a sentir coceira, o que favorece a instalação das estrias, por isso, pode começar a usar creme hidratante para prevenir as estrias, aplicando todos os dias, principalmente depois do banho. Mas para melhores resultados também deve ingerir mais água e manter a pele sempre bem hidratada, se for necessário deverá aplicar cremes ou óleos mais de 1 vez ao dia. Veja mais dicas para evitar as estrias na gravidez

As sardas e outras marcas escuras na pele pode começar a ficar mais escuras, assim como os mamilos, a área genital e a região próxima ao umbigo. Normalmente a tonalidade volta ao normal depois do nascimento do bebê, sendo esta uma alteração comum nas grávidas. 

Aumento da sensibilidade das mamas também pode começar agora que a barriga já está mais proeminente, isso acontece devido ao aumento das mamas e dos canais lactíferos que se preparam para a fase da amamentação. 

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar