Merthiolate: o que é, para que serve e como usar

fevereiro 2022

O Merthiolate é um medicamento com clorexidina a 0,5% na composição, que é uma substância com ação antisséptica, indicada para a desinfecção e limpeza da pele e de pequenos ferimentos.

Este produto está disponível em forma de solução e solução em spray e pode ser encontrado em farmácias.

Como funciona

O Merthiolate tem na sua composição clorexidina, que é uma substância ativa que exerce uma ação antisséptica, antifúngica e bactericida, eficaz na eliminação de microrganismos, assim como na prevenção da sua proliferação.

Como usar

A solução deve ser usada na área afetada, 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a região com gaze ou outros curativos.

Caso se pretenda utilizar a solução em spray, esta deve ser aplicada a uma distância de cerca de 5 a 10 cm da ferida, pressionando 2 a 3 vezes ou conforme a extensão do ferimento.

Saiba como fazer um curativo em casa, sem correr o risco de infecção.

Quem não deve usar

A solução de Merthiolate não deve ser usada em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e deve ser usado com cuidado na região periocular e dos ouvidos. Em caso de contato com os olhos ou ouvidos, deve-se lavar abundantemente com água.

Este medicamento não deve ser usado por grávidas sem orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, o Merthiolate é bem tolerado, porém, em casos raros pode ocorrer erupção da pele, vermelhidão, ardor, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.