Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aumentar o metabolismo

É normal o metabolismo diminuir com o avanço da idade, mas outros fatores também contribuem para deixar o metabolismo mais lento e dificultar a perda de peso, como a falta de atividade física, o excesso de gordura corporal e a má alimentação.

No entanto, algumas estratégias podem ser usadas para acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento e melhorar a disposição e o bem estar, como mostrado a seguir:

Como aumentar o metabolismo

1. Praticar atividade física

Praticar atividade física diariamente é a melhor e mais eficaz maneira de aumentar o metabolismo. Isso ocorre porque, além de gastar calorias durante o treino, o exercício físico faz com que o metabolismo corporal continue aumentado por cerca de 4 horas.

Assim, quem pratica atividade física 2 vezes por dia, por exemplo, consegue fazer com que o corpo gaste mais calorias por até 8 horas.

2. Consumir mais proteínas

Aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas faz com que o organismo gaste mais calorias para processar esse nutriente durante a digestão, além de estimular o ganho de massa muscular, que é um tecido que gasta muito mais calorias do que a gordura. Assim, quanto mais músculos, mais acelerado fica o metabolismo.

Os principais alimentos ricos em proteínas são carnes, frango, ovos, peixes e queijos, que devem ser consumidos em praticamente todas as refeições do dia. Veja a lista completa dos alimentos ricos em proteína.

Como aumentar o metabolismo

3. Dormir bem

Dormir bem é essencial para regular a produção hormonal, melhorar a disposição e estimular o ganho de massa muscular. É durante o sono que ocorre a maior produção de GH, o hormônio do crescimento, que irá estimular a hipertrofia. Também é com um bom descanso que o músculo se recupera do treino e cresce, e quanto mais massa muscular tiver no corpo, maior será a queima de calorias pelo metabolismo.

4. Reduzir o estresse

Tentar controlar o estresse e a ansiedade é importante para diminuir a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse e que leva ao aumento da produção de gordura no organismo.

Para ajudar, praticar atividade física diariamente ou dar uma volta na praça, na praia ou assistir a um seriado legal ao chegar em casa depois de um dia cansativo são uma boa saída, pois aliviam a mente sem depender da comida. Veja 7 passos para combater o estresse.

Como aumentar o metabolismo

5. Consumir alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos, como pimenta, canela, gengibre, café e chá verde, têm propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo naturalmente. Veja em que quantidade consumir esses alimentos diariamente para ajudar na queima de gordura clicando aqui.

Além de usar essas estratégias, também é importante fazer uma alimentação saudável, rica em alimentos integrais, vegetais, carnes, ovos e gorduras boas, como castanhas e sementes. Esse equilíbrio ajuda o corpo a funcionar melhor, o que reflete no metabolismo e na disposição.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...