Zolpidem engorda?

“Estou engordando desde que comecei a tomar zolpidem. É coincidência ou esse remédio faz engordar mesmo?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Médico do Sono perto de você

O zolpidem pode engordar quando causa um problema chamado “desordem alimentar relacionada ao sono”. Nesse caso, a pessoa que toma zolpidem acaba comendo e bebendo enquanto dorme, de forma involuntária. Essa desordem alimentar não é frequente, mas existe maior risco de acontecer em pessoas com:

  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Apneia do sono;
  • Depressão.

Tratar essas condições antes de usar o zolpidem diminui o risco de desenvolver a desordem alimentar. Quando ela acontece, interromper o uso do medicamento resolve o problema. Diminuir a dosagem também pode ser uma opção.

Se achar que pode estar se alimentando durante o sono, consulte um médico especialista em sono ou com o médico que receitou o medicamento. Ele pode avaliar a melhor opção para o seu caso.

A desordem alimentar relacionada ao sono pode surgir em qualquer fase do tratamento. Para diminuir o risco de desenvolver essa e outras reações adversas, é indicado tomar o zolpidem já na cama, na hora de dormir.

O zolpidem é indicado para o tratamento de curta duração da insônia ocasional, transitória ou crônica.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Médico do Sono perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.