Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e se interessa pelo que existe ao redor, além de ser capaz de girar a cabeça na direção do som que ouviu e começar a ter mais expressões faciais que podem indicar alegria, medo, indecisão e dor por exemplo. A voz da mãe, por ser o som favorito do bebê, é a melhor opção para acalmá-lo durante o choro que pode acompanhar o descobrimento do que está em volta.

Neste período também podem surgir as primeiras lágrimas, pois as glândulas lacrimais já começam a funcionar, além de ser o ultimo mês das cólicas intestinais.

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

O que faz o bebê com 3 meses

No 3° mês o bebê começa o desenvolvimento da coordenação motora de braços, pernas e mãos. O bebê poderá movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos, além de levantar a cabeça e de sacudir os brinquedos, sorri ao ser estimulado e pode soltar gritinhos. Além disso se o bebê estiver sozinho, é capaz de procurar por alguém com os olhos.

Peso do bebê com 3 meses

A tabela seguinte dá indicações sobre o peso e outras medidas esperadas no bebê desta idade:

 

Meninos

Meninas

Peso

5,1 a 7,5 kg

4,9 a 6,8 kg

Estatura

58 a 64 cm

56 a 63  cm

Perímetro cefálico

38,5 a 42,5 cm

37,5 a 41 cm

Ganho de peso mensal

750 g

750 g

Em média, nesta fase do desenvolvimento o aumento de peso é de 750g por mês. No entanto é apenas uma estimativa, sendo recomendado consultar o pediatra de acordo com a caderneta da criança, para confirmar o estado de saúde e crescimento, pois cada bebê é único e pode ter seu próprio ritmo de crescimento e desenvolvimento.

Sono do bebê com 3 meses

O sono do bebê de 3 meses começa a se regularizar. O relógio interno começa a sincronizar-se com a rotina da família, em média 15 horas por dia. Muitos já podem dormir a noite toda, no entanto, é necessário que o acorde e ofereça o leite a cada 3 horas.

As fraldas devem ser mudadas sempre que o bebê fizer cocô, pois isso acaba perturba o seu sono, porém deve evitar fazer estas trocas durante a noite para que o sono não seja interrompido, e quando possível, deixá-lo sem fraldas por meia hora, para evitar assaduras. 

O bebê pode dormir de dormir de lado ou de costas, porém nunca de bruços, com a barriga para baixo, esta posição aumenta os riscos de morte súbita do lactente. Veja como a síndrome de morte súbita ocorre e como evitar.

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

O bebê de 3 meses consegue levantar e controlar a cabeça quando está de barriga para baixo, olha fixamente mostrando preferência por alguns objetos e pessoas, além de sorrir como resposta a um gesto ou às palavras de um adulto, sendo mais interativo. Geralmente os movimentos são lentos e repetidos, pois o bebê está percebendo que consegue controlar seu corpo.

Uma vez que a visão esta mais clara, a utilizá-la mais para se relacionar com quem o rodeia, balbuciando agora as vogais A, E e O, sorrindo e olhando para as pessoas, também já aprendeu a usar a visão e a audição juntas, pois caso aconteça um barulho já levanta a cabeça e procura sua origem.  

Em certos casos, durante o dia o bebê pode apresentar algum grau de estrabismo, como se estivesse vesgo, isso acontece porque não existe ainda controle total dos músculos dos olhos. Basta tapar os olhos com as mãos por 2 segundos, que voltaram ao normal. 

Entretanto é importante estar atento às reações do bebê ao estímulos que lhe são atribuídos, pois é a partir desta idade que podem ser diagnosticados problemas como o défice de audição ou visão. Confira como a identificar o bebê não escuta bem

Brincadeiras para o bebê com 3 meses

As brincadeira aos 3 meses pode ser útil para estimular e aumentar o vínculo com o bebê, sendo recomendado que nesta idade os pais: 

  • Deixem o bebê levar a mão à boca para que comece a se interessar em pegar objetos;
  • Ler para o bebê, variando o tom da voz, usando sotaques ou cantando, pois isso ajudará a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo;
  • Estimule o tato do bebê com diferentes materiais;
  • Ao brincar com o bebê, dê tempo para que reaja e responda o estimulo.

É importante que os brinquedos do bebê sejam grandes, sem pontas e na faixa etera correta. Além disso, devem ser evitados bichinhos de pelúcia nesta idade, já que podem desencadear alergias.

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

Alimentação do bebê com 3 meses

A alimentação do bebê com 3 meses deve ser por amamentação exclusiva, seja por leite materno ou por fórmula, e recomenda-se que seja mantida os 6 meses. Não sendo necessários complementos, como água, chás ou sucos, pois a amamentação é o suficiente para manter a nutrição e hidratação do bebê até o 6° mês. Saiba os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses.

Como evitar acidentes nessa fase

Para evitar acidentes com o bebê aos 3 meses a adoção de medidas de segurança pelos pais é fundamental. Algumas medidas para evitar acidentes podem ser:

  • Transportar o bebê na cadeira apropriada em carros, nunca no colo;
  • Não deixar o bebê sozinho em cima de mesa, sofá ou cama, para evitar quedas;
  • Não colocar fios ou cordões no pescoço do bebê nem para pendurar a chupeta;
  • O colchão deve estar adaptado e preso a cama ou berço;
  • Verificar a temperatura da água do banho e do leite em caso do uso de formula;
  • Não colocar objetos na cama ou berço do bebê;

Além disso, quando for passear com o bebê é necessário ficar à sombra e fazer uso de roupas que cobram todo o corpo . Nesta idade, não é recomendado o bebê ir à praia, tomar sol, usar protetor solar ou viajar.

Bibliografia >

  • LAMARE, Rinaldo. A vida do bebê. 42.ed. Rio de Janeiro : Agir Editora LTDA., 2009. 283-337p.
  • PINHEIRO Marilene. Nutrição do lactente . 3º edição. Brasil: 2005. 246.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta de Saúde da Criança Menino. 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menino.pdf>. Acesso em 14 Ago 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta de Saúde da Criança Menina. 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_crianca_menina.pdf>. Acesso em 14 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem