Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do Bebê com 9 meses

​O bebê com 9 meses já deve estar quase andando e começa a perceber muitas das coisas que os pais dizem. A sua memória está ficando mais desenvolvida e ele já começa a querer comer sozinho, fazendo muita bagunça mas que é essencial para o seu desenvolvimento motor.

Ele já deve segurar dois objetos com as mãos quando percebe que é muito grande para pegar com uma mão só, sabe segurar firme numa cadeira, usa o dedo indicador para apontar para o que deseja e também para as pessoas e sempre que pode enfia este dedo em pequenos buracos dos brinquedos ou caixas.

Nesta fase ele gosta muito de ser observado, apreciando ser o centro das atenções e sempre que é aplaudido pelos pais, repete a mesma gracinha. É muito sensível com outras crianças e pode chorar com elas também por solidariedade. Sua voz já pode transmitir seus sentimentos e quando está irritado emite sons altos, presta muita atenção nas conversas, pode imitar a tosse de outras pessoas. Eles podem ter medo de altura e se machucarem-se podem se lembrar do que aconteceu, ficando receosos em continuar. Veja como proteger o bebê em Como evitar acidentes dos 7-12 meses.

Desenvolvimento do Bebê com 9 meses

Peso do bebê com 9 meses

 MeninoMenina
Peso8,9 kg8,6 kg
Altura69 cm68 cm
Tamanho da cabeça45 cm44 cm
Circunferência do tórax45 cm44 cm
Ganho de peso mensal450 g450 g

Alimentação do bebê com 9 meses

Na alimentação do bebê com 9 meses é indicado:

  • Oferecer peixe fresco ao bebê pelo menos uma vez por semana junto com o purê de legumes ou de batatas, como o badejo, o linguado ou o namorado, pois o peixe ajuda no desenvolvimento da tiroide e no crescimento do bebê;
  • Oferecer o abacate ao bebê para sobremesa, pois é uma fruta muito nutritiva;
  • Quando der comida ao bebê, separar os alimentos para que ele experimente um de cada vez e não misturar tudo num prato para que o bebê conheça os diferentes sabores;
  • Oferecer 5 ou 6 refeições ao bebê;
  • Começar a tirar a mamadeira ao bebê para que ele comece a se alimentar com colher e copinho;
  • Evitar o sal, as carnes gordurosas como a carne de porco, as frituras, a manteiga, a mortadela, o bacalhau, o bagre e a cavala.

O peixe deve ser cozido, amassado e misturado ao purê de legumes ou de batata. A água que é dada ao bebê deve ser filtrada não pode ser do poço, pois pode estar contaminada sendo perigosa para o bebê.

O bebê com 9 meses que não quer comer pode ser devido ao aparecimento dos dentes. No entanto, o bebê deve ser levado ao Pediatra para ele avaliar se existe alguma doença que faz com que ele tenha falta de apetite. Veja também: Alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses

Sono do bebê com 9 meses

O sono do bebê com 9 meses é sossegado pois nesta idade, o bebê costuma dormir entre 10 e 12 horas por dia divididas em uma ou duas sestas.

O bebê com 9 meses que não dorme de dia, geralmente dorme mal à noite, por isso é muito importante que o bebê faça pelo menos uma sesta durante o dia.

Desenvolvimento do bebê com 9 meses

O bebê com 9 meses já engatinha para subir escadas, segura um objeto com as duas mãos, fica sentado sozinho numa cadeira, aponta com o dedo para os objetos ou pessoas, pega os objetos menores em pinça, com o polegar e o dedo indicador e bate palmas. Neste mês, o bebê com 9 meses é, geralmente, receoso, tem medo de altura e de objetos com barulho alto como o aspirador de pó.

O bebê com 9 meses já se relaciona bem com as outras pessoas, chora se ouvir outra criança chorando, sabe que é ele quando se olha para o espelho, já fala "mamãe", "papai" e "babá", imita a tosse, pisca os olhos, já começa querendo andar, imitando os passos e segura sozinho a mamadeira para tomar.

O bebê com 9 meses que não engatinha deve ser avaliado pelo pediatra porque pode ter um atraso no desenvolvimento. No entanto, veja o que pode fazer: Como ajudar o bebê a engatinhar.

O bebê com 9 meses tem quatro dentes, dois incisivos centrais superiores e dois incisivos centrais inferiores. Entre os oito e os dez meses, podem nascer os dentes incisivos laterais superiores.

Veja quando o bebê pode ter problemas de audição em: Como identificar se o bebê não escuta bem.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Brincadeira para o bebê de 9 meses

O bebê com 9 meses já é capaz de brincar sozinho e consegue se divertir com qualquer objeto, como uma bola ou uma colher, por exemplo. No entanto nenhuma criança deve ser deixada sozinha, pois pode ser perigoso.

Uma boa brincadeira é conversar com o bebê, dando a maior atenção possível só para ele. Ele vai gostar de tentar imitar o que você diz e também suas expressões faciais.

Se gostou desse conteúdo, veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...