Desenvolvimento do bebê com 9 meses: peso, sono e alimentação

Revisão médica: Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
junho 2022

O bebê com 9 meses tem mais força e geralmente já consegue se sentar sem apoio, engatinhar e ficar de pé quando apoia em algum objeto. Nesta fase, o bebê também tem melhor capacidade visual, conseguindo acompanhar os movimentos de objetos se movimentando e caindo, por exemplo.

Aos 9 meses, o bebê já consegue se comunicar um pouco melhor, entendendo o significado da palavra “não”, além de emitir alguns sons, como “mama” e ”baba”, e usar os dedos para apontar para as coisas que deseja.

Além do aleitamento materno, ou fórmula infantil, a alimentação do bebê com 9 meses deve ser complementada com alimentos naturais e saudáveis, devendo incluir uma papa de frutas frescas no lanche da manhã e da tarde e uma papa “salgada”, no almoço e no jantar. Conheça outras dicas para a alimentação do bebê com 9 meses.

Vale lembrar que cada bebê é único e possui seu próprio ritmo de crescimento, desenvolvimento, sono e fala. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal do bebê com 9 meses, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Menino

Menina

Peso

7,1 a 11 kg

6,5 a 10,5 kg

Altura

67,4 a 76,3 cm

65,2 a 75 cm

Perímetro cefálico

43,7 a 46,3 cm

42,5 a 45,2 cm

Ganho de peso mensal

450 g

450 g

Caso o bebê apresente valores acima ou abaixo dos intervalos indicados, é aconselhado consultar um pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 9 meses já tem mais força e consegue se sentar sem apoio, engatinhar e ficar de pé, quando apoiado em algum objeto. Nesta fase, o bebê também enxerga melhor, conseguindo acompanhar os objetos se movimentando e caindo, por exemplo.

Nesta fase o bebê já consegue se comunicar um pouco melhor, entendendo o significado da palavra “não”, e dos gestos de “não feitos com os dedos e com a cabeça, além de emitir alguns sons, como “mama” e ”baba”, e usar os dedos para apontar para as coisas que deseja.

Para ajudar no desenvolvimento, pode-se descrever os objetos para os quais o bebê aponta, conversar com ele, e organizar um espaço amplo e seguro para que ele possa se movimentar e engatinhar.

Confira outras dicas que também podem ajudar no desenvolvimento do bebê:

Quando vacinar o bebê

O bebê com 9 meses precisará tomar somente a primeira dose da vacina contra febre amarela. Conheça todas as vacinas recomendadas para o bebê.

Alimentação do bebê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar, ainda é importante e deve ser oferecido para o bebê com 9 meses. Já em casos onde a amamentação não é recomendada, a fórmula infantil deve ser oferecida de acordo com as orientações do pediatra.

Para complementar a alimentação do bebê com 9 meses, devem ser oferecidas papas de frutas frescas nos lanches da manhã e da tarde, e papas salgadas, preparadas com cereais, tubérculos, vegetais, leguminosas, e proteínas, no almoço e no jantar. Veja outras recomendações para a alimentação do bebê aos 9 meses.

Para estimular o reconhecimento dos diferentes sabores e textura dos alimentos, é aconselhado oferecer os alimentos de forma separada no prato. Além disso, caso o bebê tenha alguma alergia, é possível identificar o tipo de alimento que causou.

O paladar do bebê com 9 meses ainda está em desenvolvimento e, por isso, não é recomendado oferecer alimentos ricos em gordura e açúcar, como chocolate, sorvete, biscoito, sucos industrializados, refrigerante, pizza ou molhos prontos, como ketchup e maionese. Isso porque esses alimentos podem contribuir para um hábito alimentar ruim, favorecendo a obesidade ou outros problemas de saúde durante a infância ou adolescência.

Além disso, é importante também que o bebê consuma 800 ml de água filtrada ou fervida por dia considerando a água do leite materno, ou usada no preparo da fórmula infantil, a água usada em sopas e caldos e a água pura oferecida ao longo do dia. Saiba como dar água para o bebê com 9 meses.

Sono do bebê

A duração do sono do bebê com 9 meses varia de acordo com cada criança, No entanto, o sono do bebê nesta fase dura em torno de 14 horas por dia, incluindo o sono da noite, que deve durar entre 9 a 11 horas, e até 3 sonecas ao longo do dia, com duração de até 1 hora cada.

Alguns bebês podem ter dificuldades para dormir à noite, “trocando o dia pela noite”. Algumas medidas, como diminuir o barulho e a iluminação da casa, podem ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor durante a noite. Além disso, dar um banho morno ou fazer uma massagem também podem ajudar no sono do bebê. Conheça outras dicas para melhorar o sono do bebê.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras e atividades ajudam a estimular a curiosidade, a coordenação motora, o conhecimento do espaço ao redor, a linguagem, a visão, a audição e o tato do bebê.

Algumas brincadeiras para estimular o bebê incluem brincar de esconder e mostrar o rosto e de e esconde-esconde. Outra brincadeira que diverte e estimula o desenvolvimento do bebê, é retirar e colocar uma bolinha em uma caixa de papelão aberta, deixando o bebê observar e, depois, pedir que ele faça o mesmo. Conheça outras brincadeiras sugeridas para o bebê com 9 meses.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em junho de 2022.

Bibliografia

  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 25 jan 2022
  • MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Jogos e brincadeiras das culturas populares na Primeira Infância. 2019. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/CartilhaCriancaFeliz_web.pdf>. Acesso em 25 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA. Fundamentos do desenvolvimento infantil da gestação aos 3 anos. 2013. Disponível em: <https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Fundamentos-do-desenvolvimento-infantil.pdf>. Acesso em 25 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Qual a quantidade de água que bebês e crianças precisam tomar?. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/qual-a-quantidade-de-agua-que-bebes-e-criancas-precisam-tomar/>. Acesso em 25 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NUTROLOGIA. Manual de alimentação da infância a adolescência: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/nutrologia/manuais/>. Acesso em 25 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA. Calendário de Vacinação SBIm Criança. 2021. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf>. Acesso em 25 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Gráficos de Crescimento. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/>. Acesso em 24 jan 2022
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade. 1.ed. São Paulo, Brasil: Manole, 2010. 242-243.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROLOGIA INFANTIL. Aprenda os sinais. Aja cedo.. 2019. Disponível em: <https://sbni.org.br/wp-content/uploads/2019/09/1568137484_livreto_alta.pdf>. Acesso em 25 jan 2022
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 1990318 visualizações