Útero inflamado é perigoso?

“Fui na ginecologista porque estava com dor na parte baixa da barriga e um corrimento amarelo e ela falou que meu útero está inflamado. Útero inflamado é perigoso?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

A inflamação no útero pode ser perigosa, dependendo da sua causa e localização. A inflamação do colo uterino, ou cervicite, normalmente é menos grave, mas pode ser causada por infecções que, quando não tratadas, podem afetar também outras partes do útero.

Neste caso, a inflamação uterina é conhecida como doença inflamatória pélvica e pode aumentar o risco de complicações como dor pélvica crônica, infertilidade ou gravidez ectópica e, nos casos mais graves, colocar a vida da mulher em risco.

Especialmente em caso de infecções, é comum o tratamento para a inflamação no útero ser feito com antibióticos como azitromicina, doxiciclina e/ou ceftriaxona e, em alguns casos, necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital.

Se você está com uma inflamação no útero, deve fazer o tratamento de acordo com as orientações do seu médico e, caso não apresente sinais de melhora, o ideal é consultar o ginecologista novamente.

Sintomas de inflamação no útero

A inflamação no útero pode provocar sintomas como:

  • Corrimento amarelado e com mau cheiro; 
  • Dor ou sangramento vaginal durante as relações sexuais;
  • Dor no baixo ventre;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Febre.

Mesmo que a inflamação no útero não pareça ser grave ou cause poucos sintomas, é importante fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico para evitar o risco de complicações.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Ter "mama densa" é perigoso?

Entenda o que significa ter "mama densa" no resultado da mamografia e se pode ser um sinal de câncer ou alguma outra condição perigosa. Veja também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Decongex Plus é perigoso?

O Decongex Plus é um medicamento de venda livre e, por isso, é considerado seguro. No entanto, existem casos em que é necessário ter cuidado com o uso do medicamento. Entenda melhor quando evitar tomar o Decongex Plus e qual médico consultar em caso de dúvida.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Hérnia umbilical é perigoso?

Entenda melhor se a hérnia umbilical é uma condição perigosa, quando precisa se preocupar e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pressão 14x10 é perigoso?

A pressão 14x10 pode ser perigosa quando não é uma medida isolada. Saiba o que fazer quando a pressão se mantém acima de 14x9 e quais os riscos associados.

Foto do autor do artigo Dr. Andre Feldman
Dr. Andre Feldman

Pressão 15x10 é perigoso?

A pressão 15x10 é considerada alta, mas nem sempre é perigosa, podendo surgir naturalmente devido a situações de estresse. Entenda quando a pressão 15x10 é preocupante e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 5 remédios caseiros para inflamação do útero (e como preparar)

5 remédios caseiros para inflamação do útero (e como preparar)

Os remédios para inflamação no útero, como o chá de gengibre, o chá de equinácea e o chá de romã, possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e imunomoduladoras, que...

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para inflamação no útero: remédios e opções naturais

Tratamento para inflamação no útero: remédios e opções naturais

O tratamento para inflamação no útero pode ser feito com antibióticos ou antivirais indicados pelo ginecologista, o que pode variar de acordo com a causa da inflamação, que pode ser causadas por...

Imagem ilustrativa do artigo Dor ou pontadas no útero: o que pode ser e que exames fazer

Dor ou pontadas no útero: o que pode ser e que exames fazer

Na maioria dos casos, a dor no útero é apenas um sinal de alterações leves, como inflamação do útero ou dos ovários, mas também podem indicar doenças mais graves, como pólipos ou miomas. Confira outras causas comuns e que exames fazer para confirmar o diagnóstico.

Imagem ilustrativa do artigo Mancha no útero: 6 principais causas (e o que fazer)

Mancha no útero: 6 principais causas (e o que fazer)

As manchas no útero podem ter vários significados, mas normalmente não são graves ou significam câncer, porém é necessário iniciar tratamento para evitar que a mancha evolua para uma condição mais grave. Veja quais são as principais causas de manchas no útero e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

A dor no pé da barriga pode ter diversas causas, podendo ser indicativo de gravidez, má digestão, pedra no rim, prisão de ventre ou endometriose, por exemplo. Veja o que pode ser a dor no pé da barriga e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Infecção no útero: sintomas, causas e tratamento

Infecção no útero: sintomas, causas e tratamento

A infecção no útero é uma infecção que pode causar sintomas como dor no pé da barriga, corrimento e/ou sangramento vaginal e febre, em algumas mulheres. Confira o que é a infecção no útero, sintomas, diagnóstico, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Inflamação no útero: o que é, sintomas, causas e tratamento

Inflamação no útero: o que é, sintomas, causas e tratamento

A inflamação no útero é a irritação dos tecidos uterinos, que pode provocar sintomas como dor na parte inferior do abdome, corrimento amarelado, sangramento vaginal durante o contato íntimo e dificuldade para engravidar. Entenda o que é a inflamação no útero, sintomas, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Inflamação no ovário: sintomas, causas e tratamento

Inflamação no ovário: sintomas, causas e tratamento

A inflamação no ovário, também chamada de ooforite ou ovarite, causa sintomas como febre, enjoos, vômitos e dor no abdômen. Veja mais sobre a inflamação no ovário, sintomas, causas e como é feito o tratamento.