Ter "mama densa" é perigoso?

“Oi! Fiz uma mamografia recentemente e no resultado fala que tenho "mama densa", isso é perigoso? Pode ser um sinal de câncer?”

Não, ter a mama densa não é perigoso, nem é sinal de câncer. É apenas uma característica normal da mama. Mamas densas são comuns em mulheres mais jovens e podem muitas vezes dificultar a realização do diagnóstico mamográfico.

No entanto, em mulheres com mamas densas, é mais frequente que tumores possam passar despercebidos. Isso acontece porque na mamografia, a gordura aparece escura, enquanto que o tecido denso aparece branco. Os tumores, quando estão presentes, também aparecem em branco, por isso, podem acabar "mascarados" pelo tecido da mama.

Na situação de a mulher ter mamas densas é comum o médico solicitar outros exames complementares para garantir uma avaliação diagnóstica mais precisa.

Para maiores esclarecimentos sobre a sua situação, é aconselhado que consulte um mastologista, que irá analisar todo o histórico de saúde e os exames realizados, de forma a entender se existe algum risco. Mas o esperado é que esteja tudo normal.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Mastologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.