Ter "mama densa" é perigoso?

“Oi! Fiz uma mamografia recentemente e no resultado fala que tenho "mama densa", isso é perigoso? Pode ser um sinal de câncer?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Mastologista perto de você

Não, ter a mama densa não é perigoso, nem é sinal de câncer. É apenas uma característica normal da mama. Mamas densas são comuns em mulheres mais jovens e podem muitas vezes dificultar a realização do diagnóstico mamográfico.

No entanto, em mulheres com mamas densas, é mais frequente que tumores possam passar despercebidos. Isso acontece porque na mamografia, a gordura aparece escura, enquanto que o tecido denso aparece branco. Os tumores, quando estão presentes, também aparecem em branco, por isso, podem acabar "mascarados" pelo tecido da mama.

Na situação de a mulher ter mamas densas é comum o médico solicitar outros exames complementares para garantir uma avaliação diagnóstica mais precisa.

Para maiores esclarecimentos sobre a sua situação, é aconselhado que consulte um mastologista, que irá analisar todo o histórico de saúde e os exames realizados, de forma a entender se existe algum risco. Mas o esperado é que esteja tudo normal.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Mastologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Útero inflamado é perigoso?

A inflamação no útero pode ser perigosa, dependendo da sua causa e localização. Entenda melhor de o útero inflamado é perigoso.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Pressão 14x10 é perigoso?

A pressão 14x10 pode ser perigosa quando não é uma medida isolada. Saiba o que fazer quando a pressão se mantém acima de 14x9 e quais os riscos associados.

Foto do autor do artigo Dr. Andre Feldman
Dr. Andre Feldman

Pressão 15x10 é perigoso?

A pressão 15x10 é considerada alta, mas nem sempre é perigosa, podendo surgir naturalmente devido a situações de estresse. Entenda quando a pressão 15x10 é preocupante e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Decongex Plus é perigoso?

O Decongex Plus é um medicamento de venda livre e, por isso, é considerado seguro. No entanto, existem casos em que é necessário ter cuidado com o uso do medicamento. Entenda melhor quando evitar tomar o Decongex Plus e qual médico consultar em caso de dúvida.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Hérnia umbilical é perigoso?

Entenda melhor se a hérnia umbilical é uma condição perigosa, quando precisa se preocupar e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 sintomas de câncer de mama (em mulheres e homens)

11 sintomas de câncer de mama (em mulheres e homens)

O câncer de mama apresenta sinais e sintomas como caroço no seio, sensibilidade aumentada ou dor ou alterações na forma da mama. Veja que outros sinais se deve ficar atento e quem tem maior risco de ter câncer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no bico da mama: 9 principais causas (e o que fazer)

Dor no bico da mama: 9 principais causas (e o que fazer)

A dor no mamilo geralmente é sinal de uma alergia ou pequena fricção da roupa, mas também pode indicar algum problema mais grave, como infecção ou eczema. Conheça as principais causas de dor no bico da mama e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Calcificação da mama: o que é, causas, tipos e tratamento

Calcificação da mama: o que é, causas, tipos e tratamento

A calcificação na mama acontece, na maioria das vezes, devido ao processo de envelhecimento, mas também pode ser indicativo de infecção na mama, fibroadenoma ou câncer de mama. Entenda o que é a calcificação na mama, possíveis causas, tipos e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 7 exames para o câncer de mama

7 exames para o câncer de mama

A mamografia é o principal exame para identificar alterações de câncer na mama. No entanto, o exame de sangue, ultrassom e biópsia da mama também podem ser recomendados. Confira os principais exames para o câncer de mama.

Imagem ilustrativa do artigo Como fazer o autoexame de mama (e sinais de alerta)

Como fazer o autoexame de mama (e sinais de alerta)

O autoexame da mama ajuda a conhecer melhor o corpo, ajudando a identificar precocemente alterações que possam indicar câncer na mama. Embora não seja considerado um exame preventivo do câncer na mulher, pode ser usado para identificar alterações precoces do câncer. Veja como fazer corretamente o autoexame de mama.

Imagem ilustrativa do artigo Cisto na mama pode virar câncer?

Cisto na mama pode virar câncer?

O cisto na mama é uma alteração relativamente comum que aparece na maior parte das mulheres entre os 15 e os 50 anos. Ginecologista explica os principais tipos de cistos na mama e quando existe maior risco de ser câncer de mama.

Imagem ilustrativa do artigo Biópsia da mama: como é feita, quando fazer e resultados

Biópsia da mama: como é feita, quando fazer e resultados

A biópsia da mama é um exame de diagnóstico que ajuda o médico a confirmar, ou não, a presença de câncer na mama. Veja quando fazer, como é feito, quais os cuidados necessários e como entender os resultados.

Imagem ilustrativa do artigo Cisto na mama: o que é, sintomas, causas e tratamento

Cisto na mama: o que é, sintomas, causas e tratamento

Na maior parte das vezes, o cisto na mama não provoca sintomas, mas em alguns casos ele pode causar dor e sensação de peso no seio. Saiba reconhecer os sintomas de cisto na mama, suas causas e como é feito o tratamento.