O olho de peixe na mão é um tipo de verruga que costuma surgir no dorso da mão como uma bolinha endurecida, com pontos pretos no centro. Essa verruga é provocada por alguns subtipos do vírus HPV, que podem entrar na pele por pequenas feridas.
Por ser contagioso, o olho de peixe pode se espalhar para outras partes do corpo ou para outras pessoas, especialmente se houver feridas. O contato direto com a pele infectada ou com objetos contaminados, como toalhas ou utensílios pessoais, é a principal forma de transmissão. Dessa forma, é recomendado manter as mãos sempre limpas e evitar o uso compartilhado de itens pessoais.
Embora em muitos casos o olho de peixe desapareça sozinho em até 2 anos, o tratamento pode ser necessário quando existem sintomas como dor, aumento da lesão ou aparecimento de várias verrugas. As opções mais usadas são o ácido salicílico ou a crioterapia com nitrogênio líquido, que deve ser feita no consultório de um dermatologista. Veja as principais formas de tratar o olho de peixe.
De qualquer forma, se acha que está com um olho de peixe na mão, o ideal é procurar um dermatologista, que pode confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.