Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para olho de peixe

O tratamento para olho de peixe pode ser feito em casa desde que as recomendações do dermatologista sejam seguidas, sendo normalmente indicado o uso de pomadas ou soluções com ácido diretamente no local. O tratamento é lento e pode demorar mais de 30 dias, dependendo do tamanho da lesão.

Nos casos em que o tratamento realizado em casa não é suficiente, o dermatologista pode indicar a realização de procedimentos dermatológicos como eletrocauterização ou crioterapia com nitrogênio, por exemplo.

O olho de peixe é um tipo de verruga que surge na planta do pé e, por isso, também pode ser conhecida como verruga plantar, e é causada pelo papiloma vírus humano, o HPV, que pode penetrar na pele quando a pessoa anda descalça em locais contaminados com o vírus, como por exemplo piscinas, clubes, academias de ginástica e vestiários. Veja mais sobre o olho de peixe.

Como é feito o tratamento para olho de peixe

1. Pomadas e soluções com ácido

O uso de pomadas ou soluções contendo ácidos em sua composição é a principal forma de tratamento indicado pelo dermatologista, podendo ser indicado produtos contendo ácido salicílico, nítrico ou tricloroacético. Normalmente é recomendada a aplicação da pomada ou da solução 1 vez ao dia, isso porque promovem uma esfoliação na pele, removendo a camada mais superficial e, consequentemente a verruga.

A aplicação em casa da pomada indicada pelo dermatologista pode ser feita em dois passos:

  • Remoção do excesso de pele: esse passo é importante para que o excesso de pele seja removido, promovendo a atuação mais direta e eficaz do produto indicado pelo dermatologista. Assim, é recomendado colocar os pés de molho numa bacia com água morna e um pouco de sal grosso, para amolecer a pele e retirar ao máximo toda a sujeira. Após os pés estarem devidamente limpos e com a pele mais amolecida, pode passar um pouco de pedra pomes para remover o excesso de queratina da região à volta da verruga. No entanto, este procedimento não deve causar dor ou desconforto;
  • Aplicação da pomada ou da solução com ácido: após remoção do excesso de pele, pode-se aplicar o produto recomendado pelo médico diretamente no olho de peixe, de acordo com a sua orientação, podendo em alguns casos ser indicado um tempo que a pessoa deve estar com o produto.

Não é recomendado que a pessoa tente puxar a pele para remover a verruga, isso porque os vírus podem se espalhar, dando origem à novas verrugas, além de que há o risco de infecção local, uma vez que a pele fragilizada permite a entrada de outros microrganismos mais facilmente.

2. Outras formas de tratamento

Nos casos em que o tratamento com ácido não tem os resultados esperados, quando a pessoa tem muitas verrugas ou quando o olho de peixe é muito profundo pode ser recomendada a realização de outros tratamentos dermatológicos para remoção da verruga.

Um dos tratamentos indicados é a crioterapia com nitrogênio líquido, em que a verruga é submetida a temperaturas muito baixas, permitindo o seu congelamento e remoção. Entenda como é feita a crioterapia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem