O que significa decorticação pulmonar?

“Meu pai vai precisar fazer uma decorticação pulmonar devido a uma pneumonia que complicou, o que é este procedimento? ”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Pneumologista perto de você

Decorticação pulmonar é uma cirurgia que envolve a retirada de tecidos infectados que contêm pus da cavidade torácica. Geralmente também é retirada parte da pleura, que é o tecido que faz o revestimento dos pulmões.

É uma cirurgia indicada quando ocorre a formação de um empiema, que é a infecção e acúmulo de pus no espaço entre o revestimento pulmonar e a parede torácica.

A decorticação pulmonar pode ser feita por toracoscopia ou por cirurgia aberta:

  • Toracoscopia: é um procedimento cirúrgico onde são feitos pequenos furos no tórax e inclui a utilização de vídeo para visualização do espaço pleural.
  • Cirurgia aberta: é um procedimento mais invasivo e implica um tempo de recuperação maior, por isso costuma ser realizada apenas em casos mais graves.

Ao fim da cirurgia de decorticação é colocado um dreno, por onde saem as secreções residuais. A alta hospitalar pode ocorrer após 2 a 3 dias, se a cirurgia for por vídeo, ou após 3 a 5 dias, se a cirurgia tiver sido aberta.

Caso tenha mais dúvidas sobre este tipo de procedimento, o ideal é que consulte um pneumologista, pois é o especialista na identificação e tratamento de problemas pulmonares.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Pneumologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que significa CID no atestado médico?

CID significa “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde”. Entenda melhor o que significa CID no atestado médico e porque é utilizado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que acontece se comer ovo de mosca?

Ao comer ovos de mosca presentes em alimentos contaminados, os ovos normalmente não sobrevivem à passagem pelo trato gastrointestinal e são eliminados com as fezes. Entenda melhor o que acontece se comer ovo de mosca.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que é redução volumétrica encefálica?

Redução volumétrica encefálica significa que o cérebro diminuiu. É um efeito esperado com o avançar da idade quando é difusa (espalhada), não sendo necessariamente um sinal de problema ou doença. Entenda quando é normal e quando se preocupar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que significa hiperplasia foveolar e como tratar?

Hiperplasia foveolar é o aumento da tortuosidade e espessamento das pregas que existem na parede do estômago devido a multiplicação de células na mucosa. Entenda melhor o que significa hiperplasia foveolar e como tratar.

Foto do autor do artigo Dr. Antonio Carlos Moraes
Dr. Antonio Carlos Moraes

O que fazer em caso de injeção no glúteo errada?

Algumas complicações podem ocorrer após a aplicação de uma injeção intramuscular no glúteo. Elas podem estar associadas a erros ou não. Confira as complicações mais frequentes e o que fazer em cada caso.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pressão 11x6 é normal? O que fazer?

A pressão 11x6 é considerada normal. Mas quando apresenta sintomas como cansaço, sonolência ou tontura, pode ser baixa. Veja quando a pressão 11x6 é normal e quando ir ao médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 10 remédios que não se pode tomar antes da cirurgia

10 remédios que não se pode tomar antes da cirurgia

Alguns remédios, como os antiagregantes plaquetários, anticoagulantes ou anti-inflamatórios não esteroides devem ser suspensos antes de uma cirurgia, para evitar complicações graves. Veja uma lista mais completa de todos os principais remédios que devem ser interrompidos antes da cirurgia.

Imagem ilustrativa do artigo Redesignação: como é feita a cirurgia e onde fazer

Redesignação: como é feita a cirurgia e onde fazer

A cirurgia de mudança de sexo, conhecida como cirurgia de redesignação sexual, é feita em homens e mulheres que desejam trocar os órgãos genitais. Entenda melhor o que é a cirurgia de redesignação sexual, como é feita e onde fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Como aliviar a dor após a cirurgia: remédios e cuidados importantes

Como aliviar a dor após a cirurgia: remédios e cuidados importantes

Após uma cirurgia é comum existir dor ou incômodo no local, por isso, o médico normalmente recomenda o uso de medicamentos analgésicos assim como alguns cuidados importantes. Confira tudo o que pode fazer para aliviar a dor e recuperar mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo Como diminuir o risco de trombose após uma cirurgia

Como diminuir o risco de trombose após uma cirurgia

Para evitar a trombose depois de uma cirurgia é recomendado começar a fazer pequenas caminhadas logo após a liberação do médico e usar meias elásticas. Confira outras dicas simples para fazer após uma cirurgia e evitar uma trombose.

Imagem ilustrativa do artigo 6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de complicações. Veja os 6 cuidados mais importantes e quando é recomendado voltar ao médico.

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para tendinite: remédios, fisioterapia ou cirurgia

Tratamento para tendinite: remédios, fisioterapia ou cirurgia

Usar gelo, anti-inflamatórios, talas para imobilizar e fazer fisioterapia são alguns recursos do tratamento para tendinite, no entanto em alguns casos pode também ser necessária a realização de cirurgia. Confira mais detalhes do tratamento para tendinite.

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para fimose: pomada ou cirurgia?

Tratamento para fimose: pomada ou cirurgia?

A fimose infantil é na maioria das vezes reversível naturalmente, isso porque até os 3 anos a pele do pênis costuma soltar espontaneamente. No entanto, quando isso não acontece ou quando surgem outros sintomas, é importante que o pediatra seja consultado para iniciar o tratamento. Saiba como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação

Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que surge na região da virilha, podendo causar sintomas, como inchaço, dor ou desconforto e sensação de peso ou queimação na região inguinal. Confira outros sintomas de hérnia inguinal, causas e como deve ser o tratamento.