Decorticação pulmonar é uma cirurgia que envolve a retirada de tecidos infectados que contêm pus da cavidade torácica. Geralmente também é retirada parte da pleura, que é o tecido que faz o revestimento dos pulmões.
É uma cirurgia indicada quando ocorre a formação de um empiema, que é a infecção e acúmulo de pus no espaço entre o revestimento pulmonar e a parede torácica.
A decorticação pulmonar pode ser feita por toracoscopia ou por cirurgia aberta:
- Toracoscopia: é um procedimento cirúrgico onde são feitos pequenos furos no tórax e inclui a utilização de vídeo para visualização do espaço pleural.
- Cirurgia aberta: é um procedimento mais invasivo e implica um tempo de recuperação maior, por isso costuma ser realizada apenas em casos mais graves.
Ao fim da cirurgia de decorticação é colocado um dreno, por onde saem as secreções residuais. A alta hospitalar pode ocorrer após 2 a 3 dias, se a cirurgia for por vídeo, ou após 3 a 5 dias, se a cirurgia tiver sido aberta.
Caso tenha mais dúvidas sobre este tipo de procedimento, o ideal é que consulte um pneumologista, pois é o especialista na identificação e tratamento de problemas pulmonares.