5 principais sintomas de HPV (na mulher e no homem)

Atualizado em novembro 2022

O sintoma mais característico de HPV é o aparecimento de uma verruga na região genital. Esta verruga pode surgir cerca de 3 a 10 meses após a infecção pelo vírus e costuma melhorar mesmo que nenhuma outra medida seja tomada.

Embora sejam mais comuns na região genital, as verrugas podem aparecer em qualquer lugar infectado pelo vírus, incluindo lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta.

Em caso de suspeita de HPV é importante consultar um ginecologista, no caso das mulheres, clínico geral ou urologista, para os homens, para que o tratamento mais adequado seja iniciado.

Imagem ilustrativa número 4

Sintomas comuns de HPV

Os principais sintomas de HPV incluem:

  1. Verrugas na região genital ou anal;
  2. Placas formadas por pequenas verrugas;
  3. Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;
  4. Desconforto no local da verruga;
  5. Coceira na região da verruga.

Embora, na maior parte das vezes, a infecção por HPV não provoque mais nenhuma alteração, existem algumas pessoas que não conseguem eliminar o vírus do organismo. Isso aumenta o risco do desenvolvimento de doenças graves como câncer de colo do útero e pênis. Além disso, alguns tipos de HPV também têm um risco aumentado de câncer.

HPV na mulher

A infecção pelo HPV na mulher geralmente não causa sintomas, mas quando presentes, é comum o aparecimento de verrugas na região da vulva, pequenos e grandes lábios, ânus ou colo do útero. 

Quando as verrugas de HPV na mulher não são identificadas e tratadas apropriadamente, podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de colo do útero. Saiba reconhecer os sintomas de HPV na mulher.

HPV no homem

A infecção pelo HPV no homem também não costuma causar sintomas. No entanto, quando os sintomas estão presentes, podem surgir verrugas na cabeça ou corpo do pênis, bolsa escrotal e ânus. Veja como identificar o HPV no homem.

Mesmo que as verrugas sejam muito pequenas, não conseguindo ser observadas a olho nu, podem ser identificadas por meio da realização do exame de peniscopia. Por isso, é importante fazer consultas regulares no urologista.

O que fazer em caso de suspeita

No caso de suspeita de infecção pelo HPV, é importante que a pessoa consulte o urologista, ginecologista ou clínico geral para que seja feita uma avaliação dos sintomas e possam ser indicados outros exames que ajudem a confirmar a infecção pelo HPV, como peniscopia, no caso dos homens, e papanicolau seguida de colposcopia, no caso das mulheres.

Além disso, podem também ser solicitados exames para identificar a presença de anticorpos circulantes no sangue contra o HPV e exames mais específicos que ajudam a identificar o vírus e a sua quantidade no organismo. Saiba mais sobre os exames indicados para o HPV.

Transmissão do HPV

A transmissão do HPV acontece a partir do contato íntimo com uma pessoa portadora do vírus, mesmo que essa pessoa não apresente sintomas visíveis, seja por sexo vaginal, oral ou anal. O HPV é altamente infectante e, por isso, basta o contato com a pele ou verrugas onde o vírus está presente para que exista infecção. Entenda melhor como é a transmissão do HPV.

Ainda, mesmo que o uso da camisinha ofereça alguma proteção contra a transmissão do HPV, a infecção ainda pode ocorrer por meio do contato com regiões desprotegidas durante as relações sexuais, como a vulva ou bolsa escrotal.

Como é feito o tratamento

O tratamento do HPV pode envolver a aplicação de medicamentos como podofilina ou ácido tricloroacético sobre as verrugas, crioterapia com nitrogênio líquido ou cirurgia para a remoção das lesões causadas pelo vírus. O objetivo do tratamento é eliminar as verrugas causadas pelo HPV e diminuir o risco da sua transmissão, podendo  ser realizado pela própria pessoa em casa, de acordo com a orientação do médico.

Além disso, durante todo o tratamento é importante evitar ter relações sexuais, mesmo que com camisinha, pois assim é possível diminuir o risco de transmissão do HPV e aquisição de outras infecções. Confira mais detalhes do tratamento para HPV.