Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Remédios para tirar verruga

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
outubro 2022

Os remédios indicados para remover a verruga, como o ácido salicílico, o ácido láctico ou a podofilotoxina, podem ser usados na forma de pomadas, solução líquida ou gel, aplicados diretamente sobre a verruga, pois agem através de uma ação queratolítica, promovendo lentamente a descamação da pele, o que ajuda a eliminar a verruga.

Esses remédios devem ser indicados pelo dermatologista de acordo com o tipo de verruga, como a verruga comum, verruga filiforme ou a verruga genital, podendo também em alguns casos ser indicada aplicação de injeção diretamente na verruga, tratamento com nitrogênio líquido ou até cirurgia. Veja todas as opções de tratamento para verrugas.

A maior parte destes produtos podem ser facilmente adquiridos em farmácias, sem que seja necessária a apresentação de receita médica, mas devem ser usados de acordo com a orientação do dermatologista, com precaução, já que a maior parte deles pode lesar a pele que se encontra em torno da verruga.

Imagem ilustrativa número 1

Os principais remédios para tirar verruga, dependem do tipo de verruga e incluem:

1. Verruga comum e plana

Alguns dos remédios que são indicados para verrugas comuns e planas são aqueles que possuem acido salicílico na sua composição, como A Curitybina, ou que contêm uma combinação de ácido salicílico e ácido láctico, como o Duofilm, Verrux, Calicida ou Kalonat, por exemplo.

Esses remédios para verruga possuem um efeito queratolítico, levando à descamação da pele, deixando-a mais fina, promovendo a redução da espessura da verruga, e podem ser encontrados na forma líquida ou gel, para ser aplicado diretamente sobre a verruga e devem ser utilizado de acordo com a orientação do dermatologista. Saiba como usar o Duofilm.

Além disso, existe ainda um produto contendo nitrogênio líquido, o Pointts, que pode ser indicado pelo dermatologista, pois age congelando o centro da verruga, eliminando-a de forma rápida e eficaz.

As verrugas comuns normalmente são da cor da pele, firmes e possuem superfície rugosa, podendo ser arredondadas ou irregulares, enquanto que as planas surgem com mais frequência no rosto e são pequenas, de aparência plana e macia. Saiba quais são os principais tipos de verrugas.

2. Verruga plantar

Geralmente, os produtos indicados para tratar a verruga comum e plana, também podem ser usados na verruga plantar. No entanto, existem produtos em gel indicados especificamente para a verruga plantar, que têm uma maior quantidade de ácido salicílico na composição, como é o caso do Duofilm plantar, por exemplo.

Além disso, pode ainda ser usado um remédio contendo interferon alfa 2B, como o Blauferon B, que é geralmente administrado por via intramuscular ou subcutânea, no consultório pelo médico, e que inibe a replicação viral em células infetadas por vírus e supressão da proliferação celular.

Outro remédio que pode ser aplicado pelo dermatologista diretamente na verruga plantar causada por vírus é a bleomicina, como o Blenoxane, que é um quimioterápico, que age quebrando o DNA do vírus, impedindo a sua multiplicação. Esse tratamento é muito eficaz, geralmente feito com apenas uma aplicação, indicado para verruga plantar que não responde a outros tipos de tratamento.

A verruga plantar, também conhecida por olho de peixe, normalmente surge nos pés e possui aspecto amarelado com pontinhos pretos no interior. Saiba mais sobre o tratamento da verruga plantar.

3. Verruga filiforme

As verrugas filiformes podem ser removidas com bisturi, tesoura, curetagem ou por crioterapia com nitrogênio líquido, como é o caso do Pointts, que age congelando o centro da verruga, eliminando-a de forma rápida e eficaz.

Deve-se ter cuidado quando se faz o tratamento de áreas sensíveis, como o rosto, porque o tratamento com nitrogênio líquido pode alterar a coloração da pele.

4. Verruga genital

As verrugas genitais são aquelas em que se deve ter mais cuidado na aplicação e escolha do produto, porque estão localizadas numa região mais delicada.

Um remédio que pode ser indicado pelo dermatologista para tratar as verrugas genitais é o Wartec, que é um creme antiviral, de aplicação local, cuja substância ativa é a podofilotoxina. Veja como usar o Wartec.

Além disso, outro tratamento que pode ser indicado pelo dermatologista, ginecologista ou urologista para o tratamento de verrugas genitais externas, é o creme de imiquimode, como o Ixium ou Modik, que age aumentando a capacidade do sistema imunológico para combater o vírus do HPV.

As verrugas genitais são lesões causadas pelo vírus HPV, transmitido através do contato íntimo sem preservativo, e que podem surgir na região íntima feminina ou masculina, ou anorretal, e que normalmente são macias e de cor rosada, com aspecto de couve-flor. Saiba como identificar as verrugas genitais.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • GARCÍA-OREJA, S.; et al. Topical treatment for plantar warts: A systematic review. Dermatol Ther. 34. 1; e14621, 2021
  • SCHIMMEL, J. Needling for the Treatment of Warts. Skinmed. 18. 2; 91-93, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • ORASURE TECHNOLOGIES INC. Pointts (nitrogênio líquido). Disponível em: <https://pointts.com.br/assets/POINTTS-FOLLETO-FRENTE-BRASIL.pdf>. Acesso em 21 out 2022
  • LABORATÓRIOS STIEFEL LTDA. Duofilm. 2015. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/duofilm.pdf>. Acesso em 21 out 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. BLAUFERON-B® Interferon Alfa 2B Recombinante . 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/conjur/demandas-judiciais/notas-tecnicas/notas-tecnicas-medicamentos/notas-tecnicas/a/alfainterferona-2b.pdf>. Acesso em 10 jul 2022
  • FRIEDMAN, P. C. Management of Difficult-to-Treat Warts: Traditional and New Approaches. Am J Clin Dermatol. 22. 3; 379-394, 2021
  • LOO, S. K.; TANG, W. Y. Warts (non-genital). BMJ Clin Evid. 2014. 1710, 2014
  • GRENNAN, D. Genital Warts. JAMA. 321. 5; 520, 2019
  • DELMONTE, S.; et al. Anogenital warts treatment options: a practical approach. G Ital Dermatol Venereol. 155. 3; 261-268, 2020
  • THERASKIN. Verrux. 2010. Disponível em: <https://theraskin.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Verrux_Rotulo.jpg>. Acesso em 21 out 2022
  • STIEFEL. Duofilm plantar. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/duofilmplantar.pdf>. Acesso em 10 jul 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

    14:11 | 166047 visualizações