Nistatina com óxido de zinco serve para clarear a pele?

“Gostaria de saber: a pomada com nistatina e óxido de zinco serve para clarear a pele?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Dermatologista perto de você

A pomada com nistatina e óxido de zinco não serve para clarear a pele. Ela tem como indicação principal o tratamento de assaduras infantis, protegendo a pele do bebê de irritações causadas por urina e fezes, combatendo candidíases e ajudando na cicatrização.

Outras indicações para a pomada com nistatina e óxido de zinco são candidíases na pele e infecções por outros fungos em regiões de maior umidade, como abaixo das mamas, virilha, entre os dedos ou nas axilas.

Se deseja clarear a pele, o ideal é consultar um dermatologista, para saber qual o tratamento mais adequado. Existem opções de produtos com hidroquinona, ácido kójico, ácido mandélico ou vitamina C, por exemplo.

86% dos leitores acham este conteúdo útil (7 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Nistatina serve para corrimento?

A nistatina pode ser usada para tratar corrimento, quando a causa é candidíase. No entanto, em outros casos, o tratamento precisa ser diferente. Veja quando usar nistatina para tratar corrimento, como usar e quando ir ao médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Nistatina oral é indicado para afta?

A nistatina em suspensão oral é indicada para o tratamento de candidíase oral e do trato digestivo superior, mas não para o tratamento de aftas. Entenda melhor se a nistatina oral é indicada para afta.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Nistatina serve para mão-pé-boca?

A nistatina não serve para tratar a doença de mão-pé-boca, existindo outros medicamentos e cuidados mais adequados. Entenda melhor porque a nistatina não funciona nesses casos, como deve ser o tratamento correto e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Secnidazol serve para candidíase?

Entenda se o secnidazol pode ser usado para tratar a candidíase, em que casos é utilizado e qual médico consultar para fazer o tratamento mais adequado da infecção.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quais os exercícios para eliminar gases?

Exercícios, como a massagem abdominal e deitar de costas puxando as pernas dobradas sobre o abdome, podem ajudar a eliminar os gases. Confira quais os exercícios mais indicados para eliminar os gases e outras opções.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Fluconazol dose única demora para fazer efeito?

O tempo que o fluconazol em dose única demora para fazer efeito varia de pessoa para pessoa. No entanto, a cura completa tende a acontecer em poucos dias. Entenda melhor quanto tempo o fluconazol demora para fazer efeito e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

Os remédios caseiros para alergia na pele, como tomar banho de imersão com sais de Epsom, aplicar compressa de óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo,...

Imagem ilustrativa do artigo Pomadas para os 10 problemas de pele mais comuns

Pomadas para os 10 problemas de pele mais comuns

As doenças de pele como assaduras, sarna, dermatite ou psoríase podem ser tratadas com cremes e pomadas que devem ser aplicados na região afetada, pois ajudam a aliviar sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço ou descamação na pele. Veja as pomadas que podem ser indicadas para os problemas de pele mais comuns.

Imagem ilustrativa do artigo 7 problemas de pele comuns no bebê e como tratar

7 problemas de pele comuns no bebê e como tratar

Os problemas de pele no bebê geralmente podem ser facilmente identificados através das suas características, forma ou momento em que surgem. Confira os 7 tipos de problemas de pele mais comuns no bebê e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Pomadas para alergia na pele (e coceira)

Pomadas para alergia na pele (e coceira)

Para aliviar a coceira na pele causada por alergia, picada de inseto, psoríase, micose, queimadura ou dermatite, por exemplo, pode-se usar pomadas que tenham efeito calmante ou ação anti-inflamatória ou anti-histamínica. Conheça mais sobre as pomadas para coceira na pele.

Imagem ilustrativa do artigo 6 pomadas para picada de inseto (e como usar)

6 pomadas para picada de inseto (e como usar)

As pomadas para picada de inseto, como a pomada com maleato de dexclorfeniramina ou a dexametasona, ajudam a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou inchaço da pele pois possuem ação anti-inflamatória ou antialérgica. Conheça as melhores pomadas para picada de inseto e como usar .

Imagem ilustrativa do artigo Descamação da pele: 9 principais causas e o que fazer

Descamação da pele: 9 principais causas e o que fazer

A descamação da pele normalmente é provocada por situações simples, como o ressecamento da pele. No entanto também pode ser sinal de algum problema mais grave, como dermatite, infecção por fungos e, até, lúpus. Confira as causas mais comuns.

Imagem ilustrativa do artigo 9 causas de manchas brancas na pele (e o que fazer)

9 causas de manchas brancas na pele (e o que fazer)

As manchas brancas na pele podem acontecer devido a micose, sardas brancas, dermatite, hipomelanose ou vitiligo, por exemplo, sendo importante que o dermatologista seja consultado para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento. Conheça as principais causas de manchas brancas na pele e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Bolhas na pele: 9 causas comuns (e o que fazer)

Bolhas na pele: 9 causas comuns (e o que fazer)

As bolhas na pele podem surgir devido a irritação ou inflamação, como alergia ou brotoeja, ou por infecções causadas por vírus, como herpes, varíola ou varíola dos macacos. Conheça as principais causas de bolhas na pele e saiba o que fazer.