Atenolol serve para ansiedade?

“O médico me receitou atenolol e me disseram que é para pressão alta. Eu não tenho pressão alta, mas tenho palpitação porque sou muito ansiosa. O atenolol serve para ansiedade?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Psicólogo perto de você

O atenolol não é um medicamento indicado para tratar ansiedade. Sua principal indicação é tratar hipertensão arterial e arritmias.

A ansiedade pode ser um problema quando é muito frequente ou muito intensa, atrapalhando a vida. Meditação, exercícios físicos e terapia podem ter um efeito positivo para diminuir a ansiedade.

Em alguns casos, é necessário tomar medicamentos para ansiedade - mas só quando for indicado pelo médico. Se acha que precisa de tratamento específico para ansiedade, consulte um psicólogo ou um psiquiatra.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psicólogo perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Clenil A serve para tosse?

Clenil A pode ser indicado para a tosse, mas deve ser usado juntamente com outros medicamentos. Confira em que casos o clenil A pode ser usado para tratar a tosse e como usar corretamente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Secnidazol serve para candidíase?

Entenda se o secnidazol pode ser usado para tratar a candidíase, em que casos é utilizado e qual médico consultar para fazer o tratamento mais adequado da infecção.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prelone serve para tosse?

Prelone não é um medicamento de primeira escolha para tosse, mas pode ser indicado em alguns casos. Entenda em que situações se pode tomar Prelone para tratar a tosse, como tomar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pamelor serve para enxaqueca?

O Pamelor não está indicado para tratar os sintomas de enxaqueca. No entanto, pode ser usado para evitar que as crises aconteçam. Veja em que casos de enxaqueca se pode tomar Pamelor, o que usar para aliviar os sintomas e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisolona serve para tosse?

A prednisolona pode ser usada para em alguns tipos de tosse, especialmente tosse alérgica. Veja em que casos pode ser indicada, como usar a prednisolona e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Predsim serve para tosse?

Predsim pode ser indicado em alguns casos graves de tosse alérgica, mas apenas com orientação do médico. Entenda melhor quando o Predsim pode ser usado para tratar a tosse e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Cardápio para jejum intermitente

Cardápio para jejum intermitente

O cardápio para jejum intermitente deve priorizar os alimentos saudáveis, como frutas e vegetais frescos, leguminosas e cereais integrais, como arroz e macarrão integrais, que são ricos em fibras,...

Imagem ilustrativa do artigo Ansiedade: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

Ansiedade: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

A ansiedade é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo. No entanto, quando é frequente e muito intensa, pode indicar um transtorno de ansiedade. Entenda melhor o que é a ansiedade, sintomas, tipos, causas e opções de tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Ansiedade social: o que é, sintomas, causas e tratamento

Ansiedade social: o que é, sintomas, causas e tratamento

O transtorno da ansiedade social é caracterizado pela dificuldade de interação social e medo do julgamento das outras pessoas. Saiba como identificar o transtorno de ansiedade social e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Ansiedade infantil: sintomas e como ajudar a criança a controlar

Ansiedade infantil: sintomas e como ajudar a criança a controlar

A ansiedade é um sentimento normal e muito comum, tanto na vida dos adultos, como das crianças, no entanto, quando essa ansiedade é muito forte e impede de viver uma vida normal ou de participar em diversas atividades, pode ser uma situação mais séria. Veja os sinais que deve ficar atento e como controlar.

Imagem ilustrativa do artigo Alprazolam: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Alprazolam: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O alprazolam é um ansiolítico indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade relacionados à síndrome do pânico ou síndrome de abstinência do álcool. Veja em que outras situações o alprazolam pode ser indicado, como tomar e quais os possíveis efeitos colaterais que podem surgir .

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para ansiedade: naturais e de farmácia

Remédios para ansiedade: naturais e de farmácia

Os remédios mais utilizados para a ansiedade são os medicamentos antidepressivos, ansiolíticos ou beta-bloqueadores, pois ajudam a diminuir os sintomas clássicos. Confira uma lista mais completa dos remédios de farmácia, assim como as opções naturais.

Imagem ilustrativa do artigo 16 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais

16 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais

Os remédios para emagrecer ajudam a completar a dieta e permitem perder peso mais rápido. Confira os principais remédios utilizados, tanto de farmácia como naturais, para emagrecer.

Imagem ilustrativa do artigo 6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

Os remédios caseiros para ansiedade são uma ótima opção para quem sofre com excesso de estresse, mas também podem ser usados por pessoas que têm diagnóstico de transtorno generalizado de ansiedade. Veja 6 opções de remédios caseiros e naturais para ansiedade.