Azitromicina serve para dor de garganta?

“Minha garganta está doendo muito. Posso tomar azitromicina? Nesse caso, como deveria tomá-la?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A azitromicina é um antibiótico que pode ser indicado para tratar alguns casos de dor de garganta. Entretanto, ela só deve ser usada se existir uma infecção por bactérias.

Dessa forma, quando se tem dor de garganta, é importante consultar um clínico geral ou um otorrinolaringologista, para avaliar se realmente existe uma infecção e iniciar o tratamento com antibióticos.

Além da azitromicina, podem ainda ser indicados medicamentos para diminuir a dor e a inflamação da garganta, como paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo.

Nunca utilize azitromicina ou qualquer outro antibiótico sem orientação de um médico. O uso indiscriminado de antibióticos pode causar resistência aos antibióticos e piorar infecções futuras.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Prednisona serve para dor de garganta?

Entenda se a prednisona pode ser usada para tratar a dor de garganta e em que casos está indicada. Conheça também que médico consultar para tratar a garganta inflamada e que remédios podem ser indicados.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisona serve para dor de garganta?

Entenda se a prednisona pode ser usada para tratar a dor de garganta e em que casos está indicada. Conheça também que médico consultar para tratar a garganta inflamada e que remédios podem ser indicados.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Cetoprofeno serve para dor de garganta?

O cetoprofeno pode aliviar a dor de garganta, mas normalmente não age sobre a sua causa. Entenda melhor se o cetoprofeno serve para dor de garganta.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Azitromicina serve para infecção urinária?

A azitromicina não é indicada para tratar a infecção urinária, pois, apesar de ser um antibiótico é indicada para tratar outros problemas. Entenda o que fazer se acha que está com infecção urinária e veja em que casos se pode usar azitromicina.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisona serve para dor de dente?

A prednisona não deve ser usada para aliviar a dor de dente. Entenda em que casos a prednisona está indicada e quais medicamentos podem ajudar no caso de dor de dente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Acebrofilina serve para tosse?

A acebrofilina é um xarope indicado para tosse, obstrução dos brônquios, controle da produção de catarro e expectoração. Entenda melhor como a acebrofilina funciona, quando usar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 7 remédios para dor de garganta: o que tomar (e opções naturais)

7 remédios para dor de garganta: o que tomar (e opções naturais)

Alguns remédios para dor de garganta, como o paracetamol, a dipirona, o ibuprofeno ou o ácido acetilsalicílico, podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a dor, irritação...

Imagem ilustrativa do artigo 10 remédios caseiros para dor de garganta

10 remédios caseiros para dor de garganta

Um bom remédio caseiro para dor de garganta é beber o chá de gengibre, mas existem outras opções com excelentes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem ser feitas em casa. Confira 10 receitas de remédios caseiros para aliviar a dor de garganta de forma natural.

Imagem ilustrativa do artigo 8 formas naturais de tratar a dor de garganta na gravidez

8 formas naturais de tratar a dor de garganta na gravidez

O tratamento da dor de garganta na gravidez pode ser feito com medidas simples e caseiras como gargarejos com água morna e sal, beber o suco ou chá de romã ou até mesmo comer mais alimentos com vitamina C. Veja todas as formas naturais para aliviar a garganta inflamada na gravidez e como fazer cada uma delas.

Imagem ilustrativa do artigo 12 chás para dor de garganta e garganta inflamada

12 chás para dor de garganta e garganta inflamada

Alguns chás para garganta inflamada, como o chá de limão, alho e gengibre ou o chá de romã, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e analgésica, que ajudam a aliviar os sintomas como garganta irritada ou dor. Veja outras opções de chá para garganta inflamada e como preparar corretamente.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a dor de garganta do bebê

Como curar a dor de garganta do bebê

Para curar a infecção de garganta no bebê o pediatra pode receitar remédios como Paracetamol, Ibuprofeno ou Amoxicilina, por exemplo. No enanto, também podem ser usadas medidas caseiras como lavar o nariz, dar muita água ou oferecer alimentos moles. Confira outras dicas para acabar com a dor de garganta mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo Antibióticos para garganta inflamada: 5 principais opções

Antibióticos para garganta inflamada: 5 principais opções

Alguns antibióticos, como amoxicilina, azitromicina e cefalexina podem ser indicados para o tratamento de inflamação na garganta causadas por bactérias. Conheça os principais antibióticos indicados para tratar inflamação na garganta e veja quem não pode usar.

Imagem ilustrativa do artigo Garganta arranhando: o que pode ser e o que fazer

Garganta arranhando: o que pode ser e o que fazer

A garganta arranhando pode ser causada por gripes, resfriados, refluxo gastroesofágico ou até COVID-19, devido a irritação ou inflamação na garganta, podendo estar acompanhada de sintomas como tosse, dificuldade para engolir ou dor de garganta. Veja as principais causas de garganta arranhando e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Catarro na garganta: 11 causas e o que fazer

Catarro na garganta: 11 causas e o que fazer

O catarro na garganta pode ser causado por gripes, resfriados, refluxo gastroesofágico ou até por beber pouca água, levando a irritação ou inflamação na garganta, podendo estar acompanhada de sintomas como tosse, dificuldade para engolir ou dor de garganta. Veja as principais causas de catarro garganta e o que fazer.