Nistatina oral é indicado para afta?

“Apareceram aftas na minha boca e uma amiga disse que posso usar nistatina oral para tratar. Para que serve e como usar nistatina oral? É indicado para tratar aftas?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

A nistatina oral não é indicada para o tratamento de aftas, porque essas lesões normalmente não são causadas por fungos.

Acredita-se que as aftas estão relacionadas com estresse, deficiências nutricionais, consumo de alimentos picantes, quentes ou ácidos e traumas na mucosa oral, por exemplo. Portanto, a nistatina oral não é indicada para o seu tratamento.

As aftas tendem a desaparecer naturalmente em 7 a 14 dias. No entanto, caso as suas aftas não estejam melhorando, é recomendado consultar um clínico geral, porque existem problemas de saúde mais sérios que podem causar lesões muito parecidas.

Para que serve e como usar nistatina oral?

A nistatina em suspensão oral é indicada para o tratamento de candidíase oral e do trato digestivo superior, especialmente a esofagite por Candida.

A dose normalmente indicada para adultos e crianças varia de 1 a 6 ml quatro vezes ao dia, de acordo com a orientação do médico. Deve-se realizar a higiene bucal adequadamente antes de usar o medicamento e a suspensão de nistatina deve ser bochechada por alguns minutos antes de ser engolida.

A nistatina oral pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômitos e lesões na pele. Além disso, é um medicamento que deve ser usado somente após a avaliação médica por mulheres grávidas ou amamentando.

Para saber se a nistatina oral é o medicamento mais indicado para o seu caso e como usá-la corretamente, é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação.

67% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.