A esteatose hepática de grau 3 é a forma mais grave de gordura no fígado e indica que uma grande parte das células do órgão já foi afetada. Essa condição pode evoluir para problemas sérios, como inflamação no fígado, cirrose e até câncer, especialmente quando não é tratada corretamente.
A esteatose hepática grau 3 pode, por isso, colocar a vida em risco, já que suas complicações, como cirrose ou câncer são potencialmente fatais. Também há um risco aumentado de morte por causas cardiovasculares e por complicações associadas ao fígado, como a insuficiência hepática. Por isso, o diagnóstico e o acompanhamento médico são essenciais para evitar complicações. Veja como identificar os sintomas de gordura no fígado.
O recomendado é que faça o tratamento de acordo com as orientações de um hepatologista, que normalmente passam por mudanças no estilo de vida, com alimentação saudável, perda de peso e prática regular de exercício físico. Além disso, é importante controlar doenças associadas, como o diabetes ou o colesterol alto, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba mais sobre o tratamento da esteatose hepática.