Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Agave adoça mais e engorda menos que o açúcar

O xarope de agave, também conhecido como mel de agave, é uma calda doce feita a partir de um cacto nativo do México. Ele tem as mesmas calorias do açúcar comum, mas adoça quase duas vezes mais que o açúcar, fazendo com que o agave seja utilizado em menores quantidades, reduzindo as calorias da dieta.

Além disso, ele é quase completamente feito por frutose, um tipo de açúcar que possui baixo índice glicêmico e que não provoca grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue, característica importante para ajudar a emagrecer. Saiba como usar o índice glicêmico para emagrecer.

Agave adoça mais e engorda menos que o açúcar

Como usar o Agave

O xarope de agave tem a aparência do mel, mas sua consistência é menos viscosa, o que faz com que ele se dissolva mais facilmente que o mel. Ele pode ser usado para adoçar iogurtes, vitaminas, sobremesas, sucos e preparações como bolos e biscoitos, podendo ser adicionado em receitas que serão cozidas ou que irão para o forno.

No entanto, é importante lembrar que o agave ainda é um tipo de açúcar e, por isso, deve ser consumido em pequenas quantidades em uma dieta equilibrada. Além disso, o agave só deve ser utilizado em casos de diabetes de acordo com orientação do médico ou do nutricionista.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 20 g de xarope de agave, o equivalente a duas colheres de sopa.

Quantidade: 2 colheres de sopa de xarope de agave (20g)
Energia:80 kcal
Carboidratos, dos quais:20 g
Frutose:17 g
Dextrose:2,4 g
Sacarose:0,3 g
Outros açúcares:0,3 g
Proteínas:0 g
Gorduras:0 g
Fibras:0 g

Além disso, o agave também possui alguns minerais como ferro, zinco e magnésio, trazendo benefícios adicionais à saúde quando comparado ao açúcar comum.

Cuidados e contraindicações

O xarope de agave, apesar de ter um baixo índice glicêmico, é rico em frutose, um tipo de açúcar que quando consumido em excesso pode causar problemas como colesterol alto, triglicerídeos altos e gordura no fígado.

Além disso, também é preciso estar atento ao rótulo dos para ter a certeza de que o xarope de agave é puro e ainda contém seus nutrientes, pois algumas vezes o xarope passa por processos de refinamento e torna-se um produto ruim.

Para controlar o peso e problemas como colesterol e diabetes, o ideal é reduzir o consumo de qualquer tipo de açúcar na dieta, além de adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos industrializados, para identificar a presença de açúcar nesses alimentos. Veja mais dicas em 3 passos para diminuir o consumo de açúcar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...