Reflexologia podal: o que é, para que serve e como fazer

Atualizado em dezembro 2023

Reflexologia podal é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para estabelecer o equilíbrio energético do corpo, ajudando a tratar problemas de saúde como ansiedade, estresse, insônia, dor ou prisão de ventre, por exemplo.

A reflexologia é realizada pelo reflexoterapeuta, pressionando com o polegar várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele. 

A reflexoterapia, incluindo a reflexologia podal, é oferecida pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No entanto, é importante ressaltar que a reflexologia podal não promove a cura e não substitui o tratamento médico convencional com remédios. Veja mais sobre a reflexologia.

Imagem ilustrativa número 8

Para que serve

A reflexologia podal é indicada para complementar o tratamento de:

  • Estresse e ansiedade;
  • Depressão;
  • Enxaqueca;
  • Insônia;
  • Prisão de ventre;
  • Labirintite;
  • Dor no fundo das costas;
  • Neuropatia periférica.

Além disso, a reflexologia podal também pode ajudar a auxiliar no tratamento de problemas de circulação sanguínea ou hormonais, asma, pressão alta, doenças musculares ou sinusite, por exemplo.

Como funciona

A reflexologia podal funciona através da aplicação de pressão com o dedo pelo profissional, de forma controlada, em pontos no pé que contém terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo.

Assim, ao estimular essas terminações, há favorecimento do processo de autocura, além de levar ao aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas.

Principais pontos da reflexologia podal

Imagem ilustrativa número 9

Os pontos no pé referem-se a um órgão ou parte específica no corpo, e por isso a reflexologia podal pode ajudar a tratar diversos problemas de saúde.

A reflexologia podal deve ser feita sempre por um médico ou outro profissional especialista nesse tipo de terapia, após analisar os sintomas e definir qual o ponto no pé que deve ser estimulado.

Como realizar a técnica

Um exemplo do passo a passo que pode ser aplicado pelo reflexoterapeuta na reflexologia podal é a seguinte:

  1. Segurar no dedão com os dedos de uma das mãos e com o polegar da outra mão, subir da base até à ponta do dedão. Repetir o movimento, em linhas paralelas, durante 1 minuto;
  2. Segurar o dedão com os dedos de uma mão e com o polegar da outra mão, traçar uma cruz para encontrar o centro do dedão. Pousar o polegar, pressionar e descrever círculos durante 15 segundos;
  3. Dobrar o pé para trás com uma das mãos e com o polegar da outra mão, fazer o movimento lateral, como mostra a imagem. Repetir o movimento 8 vezes;
  4. Dobrar o pé para trás e com o polegar da outra mão, subir até à base dos dedos. Fazer o movimento para todos os dedos e repetir 5 vezes;
  5. Colocar 3 dedos abaixo da saliência da sola e pressionar esse ponto levemente, com ambos os polegares, fazendo pequenos círculos, durante 20 segundos;
  6. Percorrer com o polegar a parte lateral do pé como mostra a imagem, repetindo o movimento 3 vezes.

Além da reflexoterapia, para controlar a ansiedade é importante fazer atividades que se gosta, praticar exercício físico como caminhadas e evitar pensamentos negativos.

Quem não deve fazer

A reflexoterapia podal é contraindicada para mulheres no primeiro trimestre da gestação ou por pessoas que tenham inflamações no sistema linfático, trombose, ferimentos ou infecções na pele dos pés, câncer de pele, aneurisma ou leucemia.

Além disso, essa terapia não deve ser feita por pessoas que tenham febre, doenças infecciosas ou insuficiência cardíaca.

A reflexologia podal deve ser feita com cautela e somente após indicação médica em pessoas que tenham gangrena ou micose nos pés, eczema ou dermatite intensos, crise aguda de doenças reumáticas ou psicoses.