Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 sinais que a dor menstrual pode ser endometriose

A endometriose consiste na implantação de tecido do útero em outros órgãos do corpo da mulher, como ovários, bexiga e intestino, causando inflamação e dor abdominal. Entretanto, muitas vezes é difícil detetar a presença desta doença, pois os sintomas ocorrem mais frequentemente durante a menstruação, o que pode confundir a mulher.

Para saber se a dor é somente cólica menstrual ou se está sendo causada pela endometriose, deve-se ficar atenta à intensidade e localização da dor, devendo-se suspeitar da presença de endometriose, quando há:

  1. Cólica menstrual muito intensa ou mais intensa do que a habitual;
  2. Cólica abdominal fora do período menstrual;
  3. Sangramento muito abundante;
  4. Dor durante o contato íntimo;
  5. Sangramento na urina ou dor no intestino, durante a menstruação;
  6. Cansaço crônico;
  7. Dificuldade para engravidar.

Entretanto, antes de confirmar a endometriose, é necessário excluir outras doenças que também podem causar estes sintomas, como síndrome do intestino irritável, doença inflamatória pélvica ou infecção urinária, por exemplo.

7 sinais que a dor menstrual pode ser endometriose

Como diagnosticar a endometriose

Na presença dos sinais e sintomas que indiquem endometriose, deve-se procurar o ginecologista, para avaliar as características da dor e do fluxo menstrual e para que sejam feitos os exames físico e de imagem, como ultrassom transvaginal.

Em alguns casos, o diagnóstico pode não ser conclusivo, podendo ser indicada a realização de uma videolaparoscopia para confirmação, que é um procedimento cirúrgico com uma câmera que irá procurar, nos vários órgãos do abdômen, se existe tecido uterino se desenvolvendo. 

Em seguida, é iniciado o tratamento, que pode ser feito com anticoncepcional ou cirurgia. Saiba mais sobre o tratamento para a endometriose.

Outras causas de endometriose

Não se sabe ao certo quais as causas exatas que provocam a endometriose, mas existem alguns fatores que podem desencadear esta doença, como a menstruação retrógrada, transformação das células peritoniais em células endometriais, transportes de células endometriais para outros locais do corpo ou distúrbios do sistema imunológico.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem