Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Manchas escuras na virilha: principais causas e o que fazer

O aparecimento de manchas escuras na virilha é uma situação comum, principalmente entre as mulheres, uma vez que costumam fazer depilação na região ou possuem pernas mais grossas, havendo mais atrito e resultando no escurecimento da região.

A presença de manchas na virilha normalmente possuem impacto negativo na auto-estima da mulher, por isso alguns tratamentos naturais e estéticos podem ajudar a clarear a região e prevenir o aparecimento das manchas.

Manchas escuras na virilha: principais causas e o que fazer

Principais causas de manchas na virilha

As manchas escuras na virilha aparecem devido a situações que desencadeiam um processo inflamatório na região que estimula a produção de melanina, levando ao aparecimento das manchas escuras. As principais causas de manchas escuras na virilha são:

  • Alterações hormonais, levando à maior produção de melanina em algumas regiões do corpo;
  • Uso de roupas muito apertadas;
  • Atrito constante entre as pernas;
  • Uso de lâminas para depilação;
  • Reações alérgicas a soluções caseiras para eliminação de manchas, especialmente quando se usa o limão de forma inadequada.

As pessoas que estão acima do peso ou que possuem pernas muito grossas apresentam mais facilmente manchas escuras na virilha devido ao atrito que acontece com mais frequência.

Normalmente, quem possui diabetes ou outras doenças endócrinas possuem manchas escuras não só na virilha, mas também nas axilas e pescoço, por exemplo, sendo essa situação denominada Acantose nigricans. Entenda o que é a acantose e como é feito o tratamento.

Manchas escuras na virilha: principais causas e o que fazer

Como clarear as manchas escuras na virilha

As manchas escuras na virilha podem ser clareadas com uso de cremes ou pomadas, que devem ser recomendados pelo dermatologista, por meio de procedimentos estéticos ou com o uso de remédios caseiros.

1. Cremes clareadores

Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com Hidroquinona, ácido retinoico ou com o ácido azeláico, por exemplo. Essas substâncias atuam diretamente nas células produtoras de melanina, controlando a produção do pigmento e promovendo o clareamento da mancha.

É importante que o uso dos cremes seja feito de acordo com a recomendação do dermatologista, uma vez que pode causar irritação em alguns casos. Geralmente o médico indica o uso dos cremes 1 a 2 vezes por dia por cerca de 2 a 4 semanas.

2. Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos são bastante eficazes para eliminar não só as manchas escuras da virilha, mas também das axilas, por exemplo. O tipo de tratamento deve ser definido pelo dermatologista de acordo com as características da pele da pessoa e tamanho da mancha.

Uma das opções é o peeling químico, que corresponde a um procedimento em que a camada mais superficial da pele é removida por meio do uso de substâncias ácidas, sendo portanto capaz de eliminar as manchas da virilha. Outra opção é a luz intensa pulsada, em que são aplicados feixes de luz na região com a mancha que são absorvidos pelas células e substâncias presentes na pele.

Apesar dos tratamento estéticos serem eficazes, é importante que durante o tratamento a região tratada não seja exposta ao sol para que as manchas não voltem a aparecer. Conheça outros tipos de tratamento para manchas escuras na virilha.

3. Remédios caseiros

Os remédios caseiros são ótimos para eliminar as manchas na virilha, no entanto é importante que sejam utilizados com cuidado e, de preferência, sob orientação do médico, uma vez que podem causar irritação na pele e, até mesmo, escurecer as manchas ao invés de clareá-las.

Uma opção é a esfoliação dea região com fubá e aveia ou com bicarbonato de sódio, por exemplo, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, diminui a mancha. Veja como preparar os remédios caseiros para manchas escuras na virilha.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem