Manchas escuras na virilha: causas e como tirar

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
junho 2022

As manchas escuras na virilha surgem devido a um aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de alguns fatores, como atrito constante entre as pernas, uso de roupas mais apertadas, alterações hormonais ou uso de lâminas para depilação, por exemplo.

O aparecimento deste tipo de manchas é uma situação relativamente comum, principalmente entre as mulheres, e, embora não cause nenhum problema de saúde, pode ter um impacto negativo na auto-estima. No entanto, existem alguns tratamentos naturais e estéticos que podem ajudar a clarear a região ou prevenir o aparecimento das manchas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Os tratamentos para manchas escuras na virilha podem ser feitos em casa, usando algumas receitas caseiras e cremes clareadores, mas também podem ser feitos no consultório, através de procedimentos estéticos, como peeling químico ou luz pulsada.

Principais causas de manchas na virilha

As manchas escuras na virilha aparecem devido a situações que desencadeiam um processo inflamatório na região, que estimula a produção de melanina, levando ao aparecimento das manchas escuras.

Assim, algumas das causas mais comum para o aparecimento das manchas são:

  • Alterações hormonais: algumas alterações podem causar um “desequilíbrio” hormonal, contribuindo para a pigmentação da pele e surgimento de novas manchas, como, por exemplo, àquelas relacionadas à gestação, ou, alterações provocadas pela diabetes, sendo a mais comum a acantose nigricans. Entenda o que é a acantose e como é feito o tratamento.
  • Uso de roupas muito apertadas: o contato muito próximo do tecido não permite que a pele ”respire”, deixando a região mais quente e úmida, contribuindo para o surgimento de manchas;
  • Atrito constante entre as pernas: a irritação provocada pelo contato constante de uma perna com a outra, pode desencadear um processo inflamatório e, consequentemente, aumentar a pigmentação da pele;
  • Uso de lâminas para depilação: o movimento feito pela lâmina, dependendo de sua intensidade, pode causar irritação na região e ocasionar o surgimento de manchas, principalmente em regiões onde a pele é mais fina e sensível como na virilha;
  • Reações alérgicas: alguns cremes e loções depilatórias podem causar alergia e irritação na pele, aumentando o processo inflamatório na região;
  • Soluções caseiras para eliminação de manchas: alguns produtos, quando usados de forma inadequada, especialmente o limão, podem provocar o surgimento de manchas.

Entender as possíveis causas é importante não só para prevenir o surgimento de novas manchas na virilha, mas também para escolher o melhor tratamento para cada situação. Por isso, a orientação de um dermatologista é fundamental.

Como clarear as manchas escuras na virilha

As manchas escuras na virilha podem ser clareadas com uso de cremes ou pomadas, procedimentos estéticos ou com o uso de remédios caseiros. Independente do tratamento escolhido, o uso do protetor solar é sempre imprescindível após qualquer procedimento.

Os principais tipos de tratamentos que podem ser usados são:

1. Pomadas e cremes clareadores

Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com hidroquinona, ácido kójico ou com Vitamina C, por exemplo. Essas substâncias atuam diretamente nas células produtoras de melanina, controlando a produção do pigmento e promovendo o clareamento da mancha.

É importante que o uso dos cremes seja feito de acordo com a recomendação do dermatologista, uma vez que pode causar irritação em alguns casos. Geralmente o médico indica o uso dos cremes 1 a 2 vezes por dia, por cerca de 2 a 4 semanas.

2. Procedimentos estéticos

Os procedimentos estéticos são bastante eficazes para eliminar as manchas escuras da virilha. O tipo de tratamento deve ser definido pelo dermatologista de acordo com as características da pele da pessoa e tamanho da mancha.

Uma das opções é o peeling químico, que é um procedimento em que a camada mais superficial da pele é removida por meio do uso de substâncias ácidas, sendo portanto capaz de eliminar as manchas da virilha. Outra opção é a luz intensa pulsada, em que são aplicados feixes de luz na região com a mancha, que ajuda a remover o excesso de pigmentação presente na pele. 

Apesar dos tratamentos estéticos serem eficazes, é importante que durante o tratamento a região tratada não seja exposta ao sol para que as manchas não voltem a aparecer. Conheça outros tipos de tratamento para manchas escuras na virilha.

3. Remédios caseiros

Os remédios caseiros são ótimos para eliminar as manchas na virilha, no entanto é importante que sejam utilizados com cuidado e, de preferência, sob orientação do médico, uma vez que podem causar irritação na pele e, até mesmo, escurecer as manchas ao invés de clareá-las.

Uma opção é a argila branca, que é um produto natural, com propriedades terapêuticas, e que age na flacidez e clareamento da pele. O tratamento pode ser preparado, misturando um pouco de argila com água, aplicando uma camada fina sobre a região da virilha, deixando por 10 minutos, e retirando com água. 

Uma outra opção é a esfoliação da região com um esfoliante caseiro, como fubá, aveia ou bicarbonato de sódio, por exemplo, pois promovem a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajudam a clarear gradualmente a mancha. Veja como preparar alguns esfoliantes caseiros.

Outros cuidados que podem ser feitos em casa para ajudar a clarear as manchas e  prevenir que elas apareçam ou apresentem piora, são: optar por roupas mais leves, aplicar cremes hidratantes que podem funcionar como uma barreira entre as pernas e usar diariamente protetor solar.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em junho de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em junho de 2022.

Bibliografia

  • Callender, V. D., St Surin-Lord, S., Davis, E. C., & Maclin, M. . Postinflammatory hyperpigmentation: etiologic and therapeutic considerations. Am J Clin Dermatol. 12. 87–99., (2011)
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).