10 formas de usar o bicarbonato de sódio

outubro 2022

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que pode ser usada para clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta, e auxiliar na preparação e higienização de alimentos.

O bicarbonato de sódio atua promovendo a diminuição da alcalinidade ou da acidez e, por isso, é uma substância que pode ser utilizada para diversos fins no dia a dia. Porém, quando usado de forma errada, pode causar prejuízo à pele, como irritação ou vermelhidão.

É importante que o médico seja consultado antes de se iniciar o uso do bicarbonato de sódio ou caso seja notada irritação ou vermelhidão no local que é aplicado, pois assim é possível que seja indicada a quantidade de bicarbonato mais adequada para cada pessoa de acordo com o objetivo.

Para que serve

O bicarbonato de sódio pode ser encontrado em supermercados e lojas naturais e pode ser indicado para:

1. Clarear os dentes

O uso de pastas de dente que contenham bicarbonato na composição é uma forma de limpar profundamente os dentes e a gengiva, pois remove a cor amarelada das manchas presentes no esmalte dos dentes e a placa bacteriana que tende a se acumular nos locais menos alcançados pela escova.

Como usar: é recomendado escovar os dentes com pasta com bicarbonato 2 a 3 vezes por dia.

2. Combater a acidez estomacal e o refluxo

O bicarbonato ajuda a minimizar os efeitos de ardor e dor que surgem após a refeição e que são causados pela acidez do estômago e refluxo, já que ajuda a neutralizar os ácidos do estômago.

Como usar: para neutralizar o excesso de acidez e combater o refluxo é recomendado preparar uma solução com 1 colher de café de bicarbonato de sódio com 250ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado, atuando diretamente para minimizar os efeitos de queimação e dor, principalmente após as refeições. Conheça 5 remédios caseiros para tratar o refluxo.

3. Esfoliar e combater o odor dos pés

O esfoliante de bicarbonato de sódio auxilia na eliminação das células mortas presentes nas regiões mais espessas e ásperas do pé, como nos calcanhares e região plantar. Além disso, o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica.

Como usar: para realizar o tratamento, é recomendado misturar 1 colher de café de bicarbonato em 2 colheres de sopa de sabonete líquido ou óleo de amêndoas doce, e realizar movimentos circulares por 10 minutos e, em seguida, lavar com água morna ou fria e secar com uma toalha macia. Veja outras opções de esfoliantes caseiros para o corpo.

4. Fazer banho de assento contra infecção urinária

Quando os sintomas de infecção urinária encontram-se presentes, como urgência para urinar, dor e ardência, é possível optar por um tratamento caseiro com bicarbonato de sódio para aliviar os sintomas.

Como usar: para tratar infecções urinárias, deve-se encher uma bacia com 3 litros de água e adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, até que dissolva por completo. Em seguida, deve-se permanecer sentado nu nesta água por cerca de 20 a 30 minutos, podendo repetir 1 vez ao dia.

É possível observar uma melhora importante dos sintomas, após 4 dias de tratamento, porém é fundamental seguir alguns cuidados, como beber 2 litros de água por dia e realizar a higiene correta da região íntima, além de consultar um clínico geral, para realizar uma investigação mais aprofundada do quadro. Veja o que mais pode fazer para combater a infecção urinária.

5. Tirar manchas escuras da pele

As manchas escuras na pele surgem, devido a um aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de alguns fatores, como exposição ao sol, processos inflamatórios ou alterações hormonais, por exemplo.

Como usar: para tratar as manchas escuras é possível fazer um esfoliante caseiro misturando 1 colher de bicarbonato de sódio em 3 colheres de óleo de amêndoas doce ou óleo de coco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, realizar movimentos circulares na região que deseja tratar por 10 minutos e lavar com água morna até eliminar qualquer resíduo.

6. Lavar profundamente o cabelo

Os pequenos grânulos do bicarbonato podem atuar como esfoliante, sendo útil para eliminar o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e ainda ser útil para abrir as cutículas dos fios, facilitando a absorção de ativos presente nos cremes e máscaras hidratantes, como a selagem capilar.

Como usar: para lavar o cabelo, é recomendado misturar uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Em seguida, deve-se aplicar sobre o couro cabeludo e cabelo, deixar atuar por 15 minutos e enxaguar. Em seguida, lavar o cabelo com o shampoo normalmente utilizado.

7. Clarear as unhas

O bicarbonato de sódio é capaz de eliminar a cor amarelada das unhas, além de fortalecer o seu crescimento.

Como usar: para realizar o tratamento, é recomendado misturar 1 colher de café de bicarbonato com meio limão espremido. Em seguida, esfregar essa mistura em cada unha, com o auxílio de uma gaze ou algodão, e deixar atuar por 5 minutos. Por fim, lavar as unhas com água corrente e aplicar filtro solar nas mãos, para evitar manchas e queimaduras na pele.

8. Esfoliar a pele antes da depilação

A eliminação de células mortas, presentes na primeira camada da pele, ajuda na penetração dos ativos naturais e auxilia na eliminação mais eficiente e menos dolorosa dos pelos.

Como usar: para realizar a esfoliação, é recomendado misturar 3 colheres de café de bicarbonato de sódio com água ou óleo de coco e realizar movimentos circulares leves por 10 minutos, evitando esfregar de forma intensa, para não lesionar a pele. Em seguida, lavar a área que deseja fazer a depilação com água morna ou fria e secar com uma toalha macia. O ideal é fazer a esfoliação 1 dia antes da depilação.

9. Gargarejar contra coceira na garganta

A coceira na garganta pode ser causada por alguns fatores, como alergias, irritação ou infecção. Nesse caso, o bicarbonato pode ajudar a eliminar os microrganismos presentes na região.

Como usar: é recomendado fazer um gargarejo, misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com meio copo de água morna e repetir o procedimento de 4 a 5 vezes.

10. Higienizar alimentos

O bicarbonato de sódio pode ajudar a diminuir ou eliminar alguns vírus e bactérias que podem estar presente em alguns alimentos e causar doenças como hepatite, cólera e salmonelose, por exemplo. Além disso, o bicarbonato ajuda a eliminar a sujidade e alguns agrotóxicos e pesticidas em frutas e hortaliças com casca e nos vegetais de folhas verdes.

Como usar: para higienizar os alimentos, deve-se colocar os alimentos de molho em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio por cerca de 15 minutos. Em seguida, lavar com água corrente para eliminar os resíduos antes de consumir.

Possíveis efeitos colaterais

Quando o bicarbonato de sódio é aplicado na pele, pode causar vermelhidão e irritação, em algumas pessoas. Além disso, caso seja ingerido em quantidades maiores que as recomendadas, podem surgir os seguintes efeitos secundários:

  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular e espasmos;
  • Náuseas e vômitos;
  • Respiração mais lenta;
  • Nervosismo ou inquietação;
  • Gosto desagradável na boca.

Além disso, o uso do bicarbonato de sódio também pode causar alcalose metabólica, cólicas abdominais, aumento da sede e maior vontade para urinar.

É recomendado interromper o uso do bicarbonato de sódio e ir a um serviço de emergência no caso de serem notados sintomas de uma reação alérgica grave, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, coceira, vermelhidão na pele, urticária ou inflamação na boca, língua ou rosto.

Quando não é indicado

O uso de bicarbonado de sódio por via oral não é recomendado para pessoas que possuem sinais e sintomas sugestivos de alcalose metabólica ou respiratória e pessoas que possuem hipocalcemia. Além disso, essa substância também pode interagir com outros medicamentos, como os antibióticos doxiciclina, levofloxacino, minociclina e tetraciclina, e com os anti-inflamatórios não esteroides (AINES). Por isso, é importante que o médico seja consultado antes de se iniciar o uso do bicarbonato.

Além disso, o uso de bicarbonato de sódio deve ser evitado por pessoas alérgicas a essa substância, mulheres grávidas e em período de amamentação e crianças com menos de 2 anos de idade, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • HARA, Anderson et al. Baking soda as an abrasive in toothpastes. JADA. Vol.148. 11.ed; 27-33, 2017
  • CHAVES, Manuela. PREPARACIÓN DE COSMÉTICOS CAPILARES NATURALES PARA TRATAR LA CASPA, CON ALUMNOS/AS DE FORMACIÓN PROFESIONAL. Innovación y Experiencias Educativas. Vol.30. 2010
Mostrar bibliografia completa
  • BOSCH, Ángela. Acidez y antiácidos. Vol.23. 3.ed; 64-70,
  • HIGUERA-DE-LA-TIJERA, Fatima. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Eficacia del tratamiento con omeprazol y bicarbonato de sodio en la enfermedad por reflujo gastroesofágico: revisión sistemática. Medwave. 18. 2; e7179, 2018
  • Rutala, W. A., Barbee et al. Antimicrobial activity of home disinfectants and natural products against potential human pathogens. Infection control and hospital epidemiology, . 21. 1; 33–38, 2000
  • MADESWARAN, Sathyasree., JAYACHANDRAN, Sivakumar.. Sodium bicarbonate: A review and its uses in dentistry. Indian journal of dental research : official publication of Indian Society for Dental Research. 29. 5; 672–677, 2018
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).