Benefícios do Ácido Kójico para pele e como usar

Atualizado em janeiro 2024

O ácido kójico é bom para tratar o melasma porque elimina as manchas escuras da pele, promove o rejuvenescimento da pele e pode ser usado para combater a acne. Ele é encontrado na concentração de 1 à 3%, mas para evitar que cause irritação na pele a maior parte dos produtos cosméticos contém cerca de 1 ou 2% deste ácido. 

Os produtos cosméticos que contém ácido kójico em sua composição podem ser encontrados em forma de creme, loção, emulsão, gel ou sérum, sendo que os cremes são mais indicados para pele madura e com tendência à seca, enquanto que as versões em loção ou sérum são mais indicados para quem tem pele oleosa ou acneica. 

O ácido kójico é derivado da soja fermentada, do arroz e do vinho tendo um grande efeito na remoção de manchas escuras na pele, porque ele bloqueia a ação de um aminoácido chamado tirosina, que está intimamente ligada à melanina, que está relacionada com as manchas na pele. Dessa forma quando se deseja eliminar manchas da pele é indicado aplicar o produto somente em cima da região a ser tratada. 

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios 

Os produtos contendo ácido kójico são especialmente indicados para remover manchas escuras da pele, que podem ser causadas pelo sol, cicatrizes, manchas de idade, olheiras, remoção de manchas da virilha e axilas. Os benefícios do ácido kójico para pele incluem:

  • Ação clareadora, por impedir a atuação da melanina;
  • Rejuvenescimento facial, por remover rugas e linhas de expressão; 
  • Melhora a aparência das cicatrizes, inclusive de acne;
  • Remove cravos e espinhas, devido a sua ação antibacteriana;
  • Ajuda a tratar micose e pé de atleta, porque possui ação antifúngica. 

Este ácido serve para substitui o tratamento com a hidroquinona, habitualmente usada para combater manchas escuras na pele, mas o médico também pode recomendar uma combinação de ácido kójico + hidroquinona ou ácido kójico + ácido glicólico na mesma formulação.

O tratamento habitualmente é feito por 10-12 semanas e caso não haja melhora dos sintomas, o médico pode recomendar outra formulação, porque o mesmo tipo de ácido não deve ser usado de forma prolongada na pele porque pode causar irritação, ou como efeito rebote, pode agravar as manchas escuras. 

O tratamento com ácido kójico 1% pode ser usado por mais tempo, por cerca de 6 meses à 1 ano, sendo bem tolerado pelo organismo, sem efeitos adversos. 

Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebote

Como usar 

Recomenda-se aplicar o produto contendo ácido kójico diariamente, de manhã e à noite. Durante o dia é indicado aplicar um protetor solar logo a seguir para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. 

Os resultados podem começar a serem vistos à partir da 2ª semana de uso e é progressivo.

Em concentrações maiores de 1% só deve ser usado sob indicação do médico dermatologista.

O uso de um produto contendo este ácido em concentrações acima de 1% tem mais chances de causar irritação na pele que se manifesta através de coceira e vermelhidão, erupção cutânea, queimadura na pele, e pele sensível. Se estes sintomas surgirem recomenda-se parar o uso do produto. 

Quando não usar 

Este tipo de produto não deve ser usado durante a gravidez, gestação, em cima da pele lesionada pode aumentar o risco de câncer