Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Manchas escuras na pele podem indicar Pré Diabetes

As manchas escuras que surgem nas regiões onde há pequenas dobrinhas na pele, como axilas, costas e barriga são uma alteração chamada Acantose Nigricans.

Esta alteração está relacionada a problemas hormonais e são um bom indicativo de resistência a insulina, o que faz com que a pessoa possa desenvolver diabetes tipo 2. Neste caso, se a pessoa realizar o teste da glicemia capilar seu resultado pode estar alterado e indicar a pré diabetes, que ocorre quando os valores de açúcar no sangue chegam a 124mg/dL, o que ainda não indica diabetes.

Outras possíveis causas da Acantose Nigricans são distúrbios hormonais como hipotireoidismo, acromegalia, Síndrome dos Ovários Policísticos, Síndrome metabólica, Síndrome de Cushing ou uso de anticoncepcionais orais.

Este tipo de marca escura na pele, que parece sujeira, é mais comum em afrodescendentes mas pode surgir em qualquer pessoa. Existem casos em que as manchas não desaparecem, mesmo fazendo o tratamento adequado da causa. Nesses casos, o dermatologista pode receitar o uso diário de alguns cremes, como tretinoína, lactato de amônio ou hidroquinona, por exemplo. Em qualquer caso, é sempre recomendado aplicar protetor solar, para evitar que o sol torne as manchas mais escuras.

Confira outras causas que podem causar o surgimento de manchas escuras na pele.

Fotos da Acantose Nigricans

Manchas escuras na pele podem indicar Pré Diabetes

Como tratar a Acantose Nigricans

O tratamento para Acantose Nigricans depende da sua causa e como este tipo de manchas é provocado por alterações hormonais, seu tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista.
Assim, no caso de as manchas aparecerem devido a:

  • Diabetes: deve-se manter os níveis de açúcar no sangue regulados para acelerar o desaparecimento das manchas;
  • Ovário policístico: deve-se fazer o tratamento com anticoncepcional para regular os hormônios e atenuar as manchas escuras da pele;
  • Síndrome metabólica: é recomendado emagrecer com dieta equilibrada e exercício físico regular para atenuar as manchas. 

Com o devido tratamento as manchas escuras na pele tendem a desaparecer a pele volta a ter uma cor uniforme.

Opções de tratamento caseiro

Embora seja necessário fazer o tratamento recomendado pelo endocrinologista, para eliminar de vez as manchas escuras no pescoço, causada pela acantose nigricans, também existem algum remédios caseiros que podem ajudar a acelerar os resultados:

1. Passar limão na pele

Devido ao ácido cítrico, o limão tem excelentes propriedades branqueadoras que permitem clarear a pele escura, mesmo em casos de acantose nigricans.

  • Como fazer: Corte um limão e esprema seu suco, depois, com uma bola de algodão, aplique sobre as manchas e deixe atuar por 10 a 20 minutos. Por fim lave a pele e evite expor ao sol por, pelo menos, 12 horas.

2. Esfoliação com Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos mais poderosos esfoliantes naturais, sendo capaz de clarear e, até, eliminar vários tipos de manchas escuras da pele.

  • Como fazer: misture 2 colheres de bicarbonato com 1 colher de água até obter uma pasta. Depois, aplique no pescoço ou na região afetada e deixe por 20 minutos. Lave com água fria e repita este processo todos os dias.

3. Pepino

O pepino possui um efeito calmante e ligeiramente esfoliante que permite iluminar e clarear naturalmente a pele.

  • Como fazer: comece cortar o pepino em fatias finas e deixar sobre as manchas escuras, deixando atuar por 15 minutos. Por fim, lave a região e aplique a água de rosas no pescoço, deixando secar completamente.
Mais sobre este assunto:


Carregando
...