Acantose nigricans: o que é, causas e tratamento

abril 2022

A acantose nigricans é uma mancha escuras que pode surgir na pele principalmente no pescoço e axilas e que normalmente está relacionada com alterações hormonais, especialmente a resistência a insulina. Assim, a acantose nigricans pode acontecer como consequência da síndrome do ovário policísticos, alterações na tireoide, síndrome de Cushing e diabetes do tipo 2, por exemplo.

É importante que a causa da acantose nigricans seja identificada pelo médico, pois assim é possível que o melhor tratamento seja iniciado, que envolve o tratamento da causa da mancha escura e, em alguns casos, o uso de remédios que podem ajudar a clarear a mancha.

Como identificar

A acantose nigricans pode ser facilmente identificada pela presença de uma mancha escura na pele, principalmente na região do pescoço e nas axilas. No entanto é possível também que apareça nas pálpebras, virilha, joelho, cotovelo, dorso nas mãos, entre os dedos e na região genital, porém essas localizações são mais raras.

A mancha escura costuma ser simétrica, tem um leve toque aveludado e pode coçar em alguns momentos, apesar de não ser comum.

Causas da acantose nigricans

As causas da acantose nigricans ainda não são muito bem esclarecidas, no entanto acredita-se que possa ter relação com a resistência à insulina. Isso porque os altos níveis de insulina circulante, pode estimular a proliferação das células produtoras de queratina, os queratinócitos, resultando na maior pigmentação da pele.

Algumas situações que podem estar relacionadas com o desenvolvimento da acantose nigricans são:

  • Histórico familiar;
  • Diabetes;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Síndrome de Cushing;
  • Obesidade;
  • Síndrome metabólica;
  • Doença de Addison;
  • Alterações na tireoide.

Além disso, o uso prolongado de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, corticoides e hormônio do crescimento, por exemplo, podem ter como efeito colateral o aumento da concentração de insulina circulante, favorecendo a acantose nigricans. Confira outras causas de manchas escuras na pele.

Como é feito o tratamento

O tratamento para acantose nigricans deve ser feito conforme orientação do clínico geral ou endocrinologista, uma vez que pode se diferente de acordo com a causa da acantose. Assim, em alguns casos pode ser indicado suspender a medicação ou fazer uso de remédios que ajudem a regular os níveis hormonais. Além disso, é importante que sejam mantidos hábitos saudáveis, como alimentação saudável e equilibrada e prática de atividade física regular.

Além do tratamento indicado pelo endocrinologista, o dermatologista pode indicar alguns remédios que ajudem a clarear a região afetada para promover uma melhor qualidade de vida. No entanto, é importante salientar que os remédios para clarear a mancha trazem resultados mais eficazes quando o tratamento para a causa da acantose nigricans é realizado em conjunto.

Confira algumas opções de remédios caseiros para clarear a pele que podem complementar o tratamento indicado pelo dermatologista e endocrinologista.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA - RIO DE JANEIRO. Acantose Nigricans pode indicar diversos tipos de doenças. Disponível em: <https://sbdrj.org.br/acantose-nigricans-pode-indicar-diversos-tipos-de-doencas/>. Acesso em 29 abr 2022
  • REVOREDO, Ariadne M.; CHALEGRE, Karine Patrícia A.; ALMEIDA, Camila D. C. M. et al. Acantose nigricans benigna generalizada: apresentação rara em criança e revisão da literatura. Med Cutan Iber Lat Am. Vol 43. 3 ed; 213-216, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • ALBUQUERQUE, Carolina L. D. N. Associação entre acantose nigricans e insulinorresistência em adolescentes com excesso de peso. Tese de mestrado, 2017. Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.