O microagulhamento é um tratamento estético indicado para remover cicatrizes de acne, amenizar estrias, eliminar rugas, diminuir a flacidez da pele e prevenir a queda de cabelo . É uma técnica que utiliza micro-agulhas que, ao deslizarem na pele, provocam pequenas lesões que estimulam a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele.
Este tipo de tratamento pode ser realizado utilizando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen. O contato das agulhas com a pele pode causar dor e desconforto, por isso, é indicado o uso de uma pomada anestésica antes de iniciar o procedimento.
O uso do aparelho é individual e pode ser feito em casa ou em uma clínica estética, por um profissional habilitado, sendo importante atentar-se à limpeza da pele e cuidados após o procedimento, para evitar irritações ou surgimento de novas cicatrizes. Este aparelho pode ser encontrado com agulhas do tamanho 0,3 até 2,5 mm, sendo que para aplicação caseira é mais indicado optar por agulhas de 0,3 ou 0,5 mm, por não serem tão profundas e terem menos risco de infecção.

Para que serve
O tratamento estético com microagulhamento pode ser indicado para:
- Eliminar as cicatrizes causadas pela acne;
- Diminuir os poros dilatados da face;
- Combater as rugas e promover o rejuvenescimento da pele;
- Diminuir linhas de expressão, especialmente aquelas em redor dos olhos;
- Clarear manchas na pele.
Além disso, o dermatologista também pode indicar esta técnica para ajudar no tratamento da alopecia, uma doença que se caracteriza pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de outra região do corpo. Veja como é feito o tratamento para alopecia.
Para remover estrias vermelhas, cicatrizes antigas ou cicatrizes de acne muito profundas, o ideal é que o tratamento seja feito por um profissional que deverá usar uma agulha maior com 1, 2 ou 2,5 mm. Com agulhas acima de 0,5 mm o tratamento pode ser feito pelo fisioterapeuta e pelo esteticista, mas com agulhas de 3 mm o tratamento só pode ser feito pelo dermatologista. Veja como eliminar as estrias usando o dermaroller.
Como fazer o microagulhamento em casa
Para realizar o microagulhamento em casa deve-se usar um equipamento chamado Dermaroller, que tem agulhas de 0,3 ou 0,5 mm. Este tipo de aparelho normalmente é utilizado no rosto, já que, no corpo são necessárias agulhas maiores, que só devem ser usadas por profissionais.
Os passos para usar o dermaroller em casa são:
- Lavar a pele com água fria e sabonete neutro;
- Aplicar uma boa camada de pomada anestésica, que contém Lidocaína, por exemplo, e deixar agir por 30-40 minutos;
- Remover completamente o anestésico da pele com algodão e água fria ou soro fisiológico;
- Passar o rolo em toda face, 5 vezes no sentido horizontal, 5 vezes vertical e 5 vezes na diagonal, (15 - 20 vezes no total) sobre cada região. No rosto, pode-se começar pela testa, depois no queixo e por último, por ser mais sensível, passar nas bochechas e área próxima dos olhos;
- Depois de ter passado o roller em toda face, deve-se limpar o rosto novamente, com algodão e soro fisiológico;
- A seguir deve-se aplicar o produto mais adequado ao tipo de pele, como ácido hialurônico, por exemplo, e deixar agir até a sua completa absorção.
É normal a pele ficar avermelhada e sensível após o microagulhamento, por isso é fundamental sempre manter a pele limpa e hidratada.
Nas primeiras 24 horas após o microagulhamento não é recomendado usar maquiagem ou filtro solar, pois o produto pode irritar a pele. O ideal é também não expor a área tratada ao sol e, apenas no segundo dia, iniciar a aplicação de filtro solar diário para não manchar a pele.
Cuidados ao fazer o microagulhamento em casa
Existem alguns cuidados que devem ser tomados para que o procedimento seja feito da maneira mais adequada e que não traga prejuízo à pele. Desse modo, ao escolher qual aparelho usar em casa, o ideal é iniciar o tratamento com agulhas menores, com cerca de 0,3 mm, e se necessário, aumentar para 0,5 mm.
O comprimento das agulhas pode variar de 0,3mm a 2,5mm e a quantidade de agulhas também, podendo conter 200 a 540 agulhas enfileiradas. Esses valores podem influenciar na profundidade em que as agulhas vão atingir a pele e a área a ser tratada. Por isso, as agulhas indicadas para usar em casa e de maneira segura são aquelas que atingem até 0,5mm e que, geralmente, são indicadas para o rosto. A partir desse valor, é recomendado realizar o microagulhamento com um profissional especializado para evitar lesões e prejudicar a pele.
Veja no vídeo a seguir todos os cuidados que deve ter ao fazer o microagulhamento em casa:
Quando não fazer microagulhamento
O microagulhamento está contraindicado nas seguintes situações:
Acne muito ativa com espinhas e cravos presentes;
- Infecção por herpes labial;
- Uso remédios anticoagulantes como heparina ou aspirina;
- Histórico de alergias a pomadas anestésicas locais;
- Diabetes mellitus não controlada;
- Tratamento com radioterapia ou quimioterapia;
- Doenças autoimune, como Lúpus ou Artrite reumatóide;
- Câncer de pele.
Nestas situações não é recomendado realizar este tipo de tratamento sem antes consultar o médico dermatologista.