Lordose: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

A lordose é a curvatura normal da coluna vertebral para dentro, na região lombar e cervical. A função da lordose é distribuir adequadamente o peso do corpo, manter o equilíbrio e amortecer o impacto ao caminhar ou pular.

Quando essa curvatura aumenta, ou seja, quando as vértebras se curvam mais para dentro do que o normal, é chamada de hiperlordose e pode causar sintomas como dor, rigidez e desconforto, geralmente decorrente de problemas posturais.

Leia também: Hiperlordose: o que é, sintomas e tratamento (com exercícios) tuasaude.com/lordose-lombar

Além disso, a curvatura também pode diminuir, ou seja, quando a coluna perde sua forma natural, que é chamada de retificação. Na presença de alguma alteração na lordose normal, é recomendado consultar o ortopedista para avaliar a necessidade de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de lordose

Os principais sintomas de alteração da lordose são:

  • Postura arqueada, com as costas curvadas para dentro e glúteos para trás;
  • Dor constante na parte inferior das costas ou pescoço;
  • Dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas;
  • Dificuldade para andar ou ficar de pé;

Em casos raros e mais graves, a pessoa com alteração na lordose também pode apresentar dificuldades em controlar a bexiga ou o intestino.

Leia também: Incontinência urinária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/incontinencia-urinaria

Diferença entre cifose e lordose

Cifose é uma curvatura da coluna vertebral para trás, considerada normal quando presente na região dorsal. Quando essa curvatura aumenta, causa uma aparência corcunda ou encurvada, sendo chamada de hipercifose.

Leia também: Cifose (hipercifose): o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/cifose

Já a lordose é uma curvatura da coluna para a frente, encontrada na região cervical ou lombar. Essa curvatura faz com que a cabeça e a barriga fiquem projetadas para a frente, enquanto e os glúteos para trás.

Diferença entre lordose e escoliose

A escoliose é a curvatura lateral da coluna para esquerda ou direita, formando um C ou S, fazendo com que a coluna fique com um formato de um C ou S, que pode ser observada quando a pessoa está deitada de costas.

Enquanto a lordose é caracterizada por uma curvatura excessiva da coluna, na região cervical ou lombar, deixando a pessoa uma postura arqueada, com a barriga projetada para a frente e os glúteos para trás.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da alteração da lordose é feito pelo ortopedista, clínico geral ou pediatra, através de um exame físico e da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.

Marque uma consulta com o especialista, se deseja confirmar o risco de alteração da lordose normal:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico geralmente solícita a realização de exames, como raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia.

Tipo de lordose

Conforme a localização da hiperlordose, os tipos de lordose são:

1. Lordose lombar

A lordose lombar, ou acentuação da lordose lombar, surge na parte inferior das costas, acima das nádegas, onde estão as 5 vértebras lombares.

Neste tipo de lordose, os quadris e a pélvis ficam mais para a frente, deixando a pessoa com a barriga projetada para a frente e os glúteos para trás, ou "arrebitados".

Essa curvatura costuma ser aumentada em mulheres grávidas e pessoas com sobrepeso, pois a barriga projetada para a frente faz com que o corpo recupere o equilíbrio, aumentando a lordose lombar.

Os sintomas de lordose lombar podem incluir dor na parte de baixo das costas e, em casos mais graves, a pessoa pode apresentar dor nas pernas e problemas no controle da bexiga ou intestino.

2. Lordose cervical

A lordose cervical acontece na coluna cervical, região onde estão as sete primeiras vértebras do pescoço.

No pescoço, a coluna também forma um arco interno, que pode ser medido por uma radiografia lateral, que ajuda a avaliar se a curvatura permite que a cabeça seja sustentada e o pescoço se mova corretamente.

Essa curvatura costuma estar reduzida, o que é chamado de retificação.

Retificação da lordose cervical

A retificação da lordose cervical normalmente não é uma alteração grave, sendo caracterizada pela perda da curvatura normal a nível cervical.

Essa condição pode ser causada por má postura prolongada, contraturas musculares ou, em alguns casos, pode ser um sinal de lesão na coluna.

Essa alteração, também conhecida como retificação da lordose cervical fisiológica, pode provocar dor e rigidez na coluna, tensão muscular e dificuldade para realizar movimentos, como inclinar a cabeça.

Leia também: Retificação da lordose cervical: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/retificacao-da-lordose-cervical

Retificação da lordose lombar

A retificação da lordose lombar, também conhecida como retificação da lordose lombar fisiológica, é uma redução na curvatura natural da região lombar, fazendo com que as vértebras se alinhem retas, perdendo o arco suave característico dessa região.

Essa alteração pode causar dor persistente na região lombar e, quando intensa, pode causar compressão das raízes nervosas. Isso pode causar formigamento e alteração da sensibilidade na região lombar, nas nádegas ou até mesmo nas pernas.

Possíveis causas

As possíveis causas da lordose alterada são:

  • Má postura;
  • Músculos abdominais e das costas enfraquecidos;
  • Excesso de peso;
  • Fatores genéticos;
  • Cirurgias anteriores, como laminectomia;
  • Problemas no quadril;
  • Traumas e lesões.

Além disso, algumas condições médicas que também podem favorecer a lordose incluem, espondilolistese, acondroplasia, distrofia muscular, osteoporose, cifose, osteossarcoma e encefalopatia estática.

Embora a lordose possa afetar pessoas de qualquer idade, adultos com mais de 50 anos, crianças durante os picos de crescimento e mulheres grávidas apresentam maior risco de desenvolver essa condição.

Como é feito o tratamento

O tratamento da alteração da lordose inclui:

1. Monitoramento

Em muitos casos, principalmente em crianças ou quando a curvatura da coluna não causa dor, o médico pode recomendar apenas o monitoramento, por meio de consultas regulares para avaliar a coluna.

2. Medicamentos

O médico pode prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como aspirina e ibuprofeno, para aliviar sintomas como a dor.

Leia também: Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar tuasaude.com/anti-inflamatorios

3. Fisioterapia

Sessões de fisioterapia, incluindo exercícios, alongamento e pilates, são recomendados pelo médico para melhorar a postura e fortalecer os músculos ao redor da coluna.

A fisioterapia tem o objetivo de diminuir a dor, melhorar a função física e desenvolver os músculos das costas, quadris, abdominais e glúteos, para melhorar a postura e o suporte da coluna.

4. Colete

Quando a curvatura da coluna progredir muito ou for maior que 30 graus, o médico pode indicar o uso de um colete personalizado.

Este colete ajuda a estabilizar a coluna e impedir que curve ainda mais, onde o tempo e a frequência de uso devem ser definidos pelo médico.

5. Mudanças no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida importantes, recomendadas pelo médico, podem incluir manter a postura adequada, manter o peso corporal saudável e parar de fumar.

6. Cirurgia

A cirurgia para lordose é rara, sendo geralmente indicada quando a curvatura da coluna é severa, piora ao longo do tempo ou causa problemas neurológicos, como dormência, formigamento, fraqueza nas pernas ou perda de controle da bexiga/intestino.

As técnicas cirúrgicas que podem ser indicadas pelo médico são fusão espinhal, ressecção da coluna vertebral ou descompressão e correção espinhal.

Lordose tem cura?

Geralmente a alteração da lordose tem cura quando é causada por má postura, falta de força muscular ou sedentarismo.

Nestes casos, a cura pode acontecer por meio de tratamentos como fisioterapia, exercícios de fortalecimento e alongamento, e técnicas de reeducação postural.

Entretanto, quando é provocada por condições mais graves, como distrofia muscular ou alterações estruturais da coluna, a alteração da lordose não tem cura.

Vídeos relacionados

EXERCÍCIOS PARA CORRIGIR A POSTURA

03:52 | 474.857 visualizações

Alongamento para o Dia a Dia

01:08 | 544.074 visualizações