Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cifose

A cifose dorsal é uma alteração na coluna, que leva a que as costas fiquem em posição "corcunda" e, normalmente a pessoa apresenta o pescoço, os ombros e a cabeça inclinada para a frente.

Geralmente, a cifose ocorre para compensar a lordose e, em alguns casos, a cifose cervical, é acompanhada de escoliose, que também são alterações na coluna.

Esta alteração na coluna, pode ocorrer devido a má postura do dia-a-dia e e por falta de condicionamento físico e, é comum em jovens ou em idosos devido a alterações como artrite e osteoporose, por exemplo.

Cifose
Cifose

Normalmente, a hipercifose pode ser vista a olho nu, porém, algumas alterações estruturais só podem ser vistas num exame de raio-x e ressonância magnética, por exemplo.

Cifose tem cura

​A cifose tem cura e pode ser alcançada através de cirurgia à coluna, para colocar as vértebras alinhadas, sendo indicada a cirurgia em casos de sintomas neurológicos ou dor persistente como, na cifose de Scheuermann.

Além disso, o uso de colchões ortopédicos, coletes e palmilhas posturais auxiliam e são benéficos para se obter resultados no tratamento. Leia mais em: Como tratar a cifose.

Exercícios para cifose

Um bom exercício para cifose é a natação ou a hidroginástica pois, ajuda a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico.

Além disso, se a cifose for postural o tratamento deve ser feito por meio de exercícios de fisioterapia realizados com o auxilio de um fisioterapeuta. Nestes casos, as sessões de fisioterapia e a prática de reeducação posicional geral, que é uma técnica da fisioterapia, ajudam a alterar o posicionamento dos músculos de todo o corpo, fortalecendo-os e ajudando a melhorar a postura.

No entanto, no caso de cifose postural, a melhor forma para prevenir a cifose, ocorre mantendo uma postura correta em situações do dia a dia. Veja alguns exercícios para melhorar a postura.

Cifose de Scheuermann

A cifose de Scheuermann é uma doença que compromete o crescimento da coluna vertebral, comprometendo um numero maior de vértebras do que em outros tipos de cifose.

Geralmente, ocorre em adolescentes sendo mais comum em meninos e, desaparece após a maturidade óssea. Esta doença causa uma deformidade grave da curvatura da coluna torácica e da lombar ao mesmo tempo, prejudicando a função respiratória e dores que pioram com o esforço físico.

A cifose de Sheuermann pode causar alterações estéticas graves devido a diminuição dos espaços intervertebrais, encurtamento dos músculos peitorais, das pernas e dos quadris.

A deformidade possui rigidez, sendo indicada a cirurgia para tratamento a fim de evitar o comprometimento neurológico ou alterações estéticas mais graves. A cirurgia pode ser usada para restaurar a curvatura da coluna com o uso de instrumentos próprios mas estes podem causar complicações como infecção, lesão neurológica e vascular.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...