Levedura nutricional: o que é, para que serve e como usar

novembro 2022

A levedura nutricional é uma espécie de levedura chamada Saccharomyces cerevisiae, que é usada como suplemento nutricional, já que é muito rica em nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas no complexo B, antioxidantes e minerais. Assim, a levedura nutricional ou Nutritional Yeast traz vários benefícios para a saúde, como regulação do colesterol, prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico.

Esse tipo de levedura serve pra aumentar o valor nutricional das refeições, sendo muito utilizada na dieta de pessoas vegetarianas, esportistas ou pessoas que possuem deficiências nutricionais, podendo ser acrescentada no iogurte, leite, frutas ou na preparação de alimentos, como molhos, arroz, feijão, macarrão ou saladas, por exemplo.

Para que serve

A levedura nutricional pode servir para diversas funções, sendo as principais:

1. Ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável

Alguns estudos confirmam que a levedura nutricional ajuda a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável, que é uma alteração digestiva que pode causar gases, diarreia e prisão de ventre, e dor abdominal. Assim, por ser rica em nutrientes, a levedura nutricional poderia atuar como prebiótico, melhorando o funcionando do intestino e prevenindo e melhorando o mal estar relacionado com essa doença.

2. Fortalecer a imunidade

A levedura nutricional é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio, zinco e ferro, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, esse alimento contém beta-glucanos, que são carboidratos que atuam como imunomoduladores que poderiam estimular as células do sistema imunológico, prevenindo doenças infecciosas e promovendo a cicatrização de feridas.

3. Melhorar infecções respiratórias

Por conter compostos que favorecem a atividade do sistema imunológico, a levedura nutricional poderia ajudar a combater infecções do trato respiratório superior, fazendo com que essas infecções sejam menos graves após o consumo da levedura nutricional, além de ajudar a prevenir a sua ocorrência.

4. Aumentar a disposição

A levedura nutricional é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e ferro, nutrientes essenciais para manter o organismo com energia, ajudando a aumentar a disposição física e mental.

5. Atuar como antioxidante

A levedura nutricional é rica em antioxidantes, como glutationa e o selênio, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres, evitando alterações no funcionamento das células e, consequentemente, prevenindo o câncer e o envelhecimento prematuro.

6. Prevenir a anemia

A levedura nutricional é rica em vitaminas do complexo B e ferro, que são nutrientes essenciais para a formação das hemácias, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio para o corpo, prevenindo a anemia.

7. Aumentar a massa muscular

A levedura nutricional é muito rica em proteínas e vitaminas do complexo B, sendo um alimento importante para utilizar como suplemento para as pessoas que praticam atividade física e desejam aumentar a massa muscular, podendo ser utilizada para consumir antes ou depois da atividade física acrescentada ao iogurte, leite ou nas frutas, por exemplo.

8. Diminuir os níveis de colesterol LDL

A levedura nutricional é rica em fibras e beta-glucanos, compostos que ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, conhecido como "colesterol bom". Dessa forma, a levedura nutricional poderia prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

Informação nutricional da levedura

A levedura nutricional pode ser usada tanto em alimentos como em bebidas, possuindo a seguinte informação nutricional:

Informação Nutricional15 g de Levedura Nutricional
Calorias45 kcals
Proteínas8 g
Carboidratos8 g
Lipídeos0,5 g
Fibras4 g
Vitamina B19,6 mg
Vitamina B29,7 mg
Vitamina B356 mg
Vitamina B69,6 mg
Vitamina B127,8 mcg
Vitamina B9240 mcg
Cálcio15 mg
Zinco2,1 mg
Selênio10,2 mcg
Ferro1,9 mg
Sódio5 mg
Magnésio24 mg

Estas quantidades são por cada 15 g de levedura nutricional utilizada, que é o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia. É importante verificar o que está descrito na tabela nutricional do produto, já que a levedura nutricional pode ou não estar fortificada, já que os componentes nutricionais podem variar de uma marca para outra.

Veja como ler corretamente a levedura nutricional.

Como usar a levedura nutricional

Para usar a levedura nutricional é indicado adicionar 1 colher de sopa cheia a bebidas, sopas, massas, molhos, tortas, saladas, recheios ou ao pão.

Além disso, a levedura nutricional apenas deve ser utilizada segundo a orientação de um médico ou nutricionista, especialmente se estiver grávida ou amamentando.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • STIER Heike, EBBESKOTTE Veronika et al. Immune-modulatory effects of dietary Yeast Beta-1,3/1,6-D-glucan. Nutrition Journal. 13. 38; 1-9, 2014
  • OBEID Rima, HEIL Sandra et al. Vitamin B12 Intake From Animal Foods, Biomarkers, and Health Aspects. Frontiers in Nutrition. 6. 1-18, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.