Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é a levedura nutricional, para que serve e como usar

A levedura nutricional ou Nutritional Yeast é uma espécie de levedura chamada Saccharomyces cerevisiae, que é rica em proteínas, fibras, vitaminas no complexo B, antioxidantes e minerais. Esse tipo de levedura, diferentemente da que se usa para fazer pão, não está viva e pode ser fortificada durante o processo de produção com vitaminas e minerais.

Esse alimentos é muito utilizado para complementar a dieta de pessoas vegetarianas, além de também poder ser utilizado para engrossar molhos e preparar arroz, feijão, macarrão, quiches ou saladas, por exemplo, ja que dá à comida um sabor semelhante à queijo parmesão, além de aumentar o valor nutricional desses alimentos.

Por ser rica em diversos nutrientes, o uso da levedura nutricional pode fornecer diversos benefícios para a saúde, ajudando a diminuir o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

O que é a levedura nutricional, para que serve e como usar

Para que serve a levedura nutricional

A levedura nutricional é baixa em calorias, rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, não contém gordura, açúcar ou glúten, além de ser vegana. Por esse motivo, alguns dos benefícios da levedura nutricional para a saúde incluem:

  • Prevenir o envelhecimento precoce, já que é rica em antioxidantes, como a glutationa, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, os antioxidantes também possuem atividade anticancerígena e previnem o surgimento de doenças crônicas;
  • Fortalecer o sistema imunológico, já que é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio e zinco, além de um tipo de carboidratos, os beta-glucanos, que atuam como imunomoduladores e podem estimular as células do sistema imune;
  • Ajudar a diminuir o colesterol, pois as fibras reduzem a absorção de colesterol a nível intestinal;
  • Prevenir a anemia, já que é rica em ferro e a vitamina B12;
  • Melhorar a saúde da pele, cabelo e músculos, pois é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e selênio;
  • Melhorar o funcionamento do intestino, já que é rica em fibras que favorecem os movimentos intestinais e, que em conjunto com o consumo adequado de água, perite a saída das fezes com maior facilidade, evitando ou melhorando a prisão de ventre.

Além disso, a levedura nutricional não contém glúten e pode ser usada em dietas vegetarianas para aumentar o valor nutricional das comidas, pois é rica em proteínas de alto valor biológico. Além disso, também ajuda a prevenir ou a melhorar a deficiência de vitamina B12, principalmente entre as pessoas vegetarianas ou veganas, devendo adicionar 1 colher de chá de levedura nutricional fortificada nas refeições principais. Saiba como identificar a deficiência de vitamina B12.

Informação nutricional da levedura

A levedura nutricional pode ser usada tanto em alimentos como em bebidas, possuindo a seguinte informação nutricional:

Informação Nutricional15 g de Levedura Nutricional
Calorias45 kcals
Proteínas8 g
Carboidratos8 g
Lipídeos0,5 g
Fibras4 g
Vitamina B19,6 mg
Vitamina B29,7 mg
Vitamina B356 mg
Vitamina B69,6 mg
Vitamina B127,8 mcg
Vitamina B9240 mcg
Cálcio15 mg
Zinco2,1 mg
Selênio10,2 mcg
Ferro1,9 mg
Sódio5 mg
Magnésio24 mg

Estas quantidades são por cada 15 g de levedura nutricional utilizada, que é o equivalente a 1 colher de sopa bem cheia. É importante verificar o que está descrito na tabela nutricional do produto, já que a levedura nutricional pode ou não estar fortificada, já que os componentes nutricionais podem variar de uma marca para outra.

Veja como ler corretamente a levedura nutricional.

Como usar a levedura nutricional

Para usar a levedura nutricional é indicado adicionar 1 colher de sopa cheia a bebidas, sopas, massas, molhos, tortas, saladas, recheios ou ao pão.

Além disso, a levedura nutricional apenas deve ser utilizada segundo a orientação de um médico ou nutricionista, especialmente se estiver grávida ou amamentando.

Bibliografia >

  • STIER Heike, EBBESKOTTE Veronika et al. Immune-modulatory effects of dietary Yeast Beta-1,3/1,6-D-glucan. Nutrition Journal. 13. 38; 1-9, 2014
  • OBEID Rima, HEIL Sandra et al. Vitamin B12 Intake From Animal Foods, Biomarkers, and Health Aspects. Frontiers in Nutrition. 6. 1-18, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem