Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Dezembro 2019

A ora-pro-nóbis, é uma planta comestível não convencional, mas uqe é considerada uma planta nativa e abundante em solo brasileiro. Plantas deste tipo, como a bertalha ou a taioba, são uma espécie de "mato" comestível e com alto valor nutricional, que podem ser encontradas em terrenos baldios e canteiros.

O seu nome científico Pereskia aculeata, e suas folhas ricas em fibras e proteínas podem ser consumidas em saladas, na sopa, ou misturada no arroz. Contém na sua composição aminoácidos essenciais como a lisina e o triptofano, fibras, minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitaminas C, A e do complexo B, o que a torna muito popular entre os adeptos de uma alimentação variada e sustentável.

Em muitas regiões a ora-pro-nóbis é cultivada mesmo em domicilio, no entanto, também é possível comprar a folha da ora-pro-nóbis em lojas de produtos naturais, nas formas desidratada ou em pó como farinha. Apesar da ora-pro-nóbis ser uma opção bem econômica para enriquecer as refeições e, ter se mostrado uma ótima fonte de nutrientes, ainda faltam mais estudos com evidências científicas para comprovar.

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Benefícios da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é considerada uma fonte de nutrientes barata e muito nutritiva, principalmente por ser rica em proteína, vitaminas e fibras para um bom funcionamento do intestino. Assim, alguns dos possíveis benefícios desta planta incluem:

1. Ser fonte de proteína

A ora-pro-nóbis é uma ótima opção de fonte proteica vegetal, pois cerca de 25% de sua composição total é de proteínas, a carne tem em sua composição aproximadamente 20%, o que para muitos faz com que  a ora-pro-nóbis seja considerada a “carne do pobres”. Também demonstra um nível proteico alto quando comparada com outros vegetais, como por exemplo o milho e o feijão. Contém aminoácidos essenciais ao organismo, sendo o mais abundante o triptofano com 20,5% do total de aminoácidos triptofano, seguido pela lisina. 

Isso faz com que a ora-pro-nóbis seja uma boa opção na dieta, para enriquecer teor proteico, principalmente às pessoas adeptas a um estilo de vida diferente, como o veganismo e vegetarianismo por exemplo.

2. Auxiliar no emagrecimento

Devido a sua quantidade proteica e por ser rica em fibras, a ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento pois promove a saciedade, além de ser um alimento com poucas calorias.

3. Melhorar o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo tumores intestinais.

4. Previnir a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro em sua composição, sendo uma maior fonte deste mineral quando comparada a outros alimentos considerados fontes de ferro, como por exemplo, a beterraba, a couve ou o espinafre. No entanto, para a prevenção da anemia, o fero deve ser absorvido junto com a vitamina C, outro componente presente em grande quantidade neste vegetal. Sendo assim, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser consideradas um bom aliado para prevenir a anemia.

5. Evitar o envelhecimento

Devido a grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, como por exemplo as vitaminas A e C, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão. Por ser rica em vitamina C, também auxilia no fortalecimento da imunidade.

6. Fortalecer os ossos e dentes

A ora-pro-nóbis ajuda a fortalecer os ossos e dentes, pois tem na composição de suas folhas uma boa quantidade de cálcio, são 79 mg em cada 100 g de folha, o que é um pouco mais da metade do leite, que oferece 125 mg por 100 ml. Embora não substitua o leite, pode ser usado como um complemento. 

Informação Nutricional

ComponentesQuantidade em 100 g de alimento
Energia26 calorias
Proteína2 g
Carboidratos5 g
Gorduras0,4 g
Fibras0,9 g
Cálcio79 mg
Fósforo32 mg
Ferro 3,6 mg
Vitamina A0,25 mg
Vitamina B10,2 mg
Vitamina B20,10 mg
Vitamina B30,5 mg
Vitamina C23 mg

Receitas com ora-pro-nóbis

Suas folhas suculentas e comestíveis podem ser facilmente incluídas na alimentação, sendo usadas em várias preparações como farinhas, saladas, recheios, refogados, tortas e massas alimentícias. O preparo da folha da planta é relativamente simples, pois é feito como qualquer verdura normalmente utilizada na culinária.

1. Torta salgada

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha). Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

2. Molho pesto

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (chá) de queijo minas meia-cura ralado;
  • 1/3 de xícara (chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

3. Suco verde

Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e receitas

Ingredientes

  • 4 maçãs;
  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de azedinha;
  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1 colher (de café) de gengibre fresco picado.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso. Coar em uma peneira bem fina e servir.

Bibliografia >

  • TAKEITI, Cristina Y et al.. Nutritive evaluation of non-conventional leafy vegetable (Pereskia aculeata Miller). International Journal of Food Sciences and Nutrition . 60. 1; 148-160, 2009
  • EMBRAPA. Hortaliças não convencionais. Hortaliças tradicionais: ora-pro-nóbis.. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1071168/hortalicas-nao-convencionais-hortalicas-tradicionais-ora-pro-nobis>. Acesso em 09 Dez 2019
  • OLIVEIRA DCS; WOBETO C; ZANUZO MR; SEVERGNINI C. . Composição mineral e teor de ácido ascórbico nas folhas de quatro espécies olerícolas não-convencionais. Horticultura Brasileira. 31. 472-475, 2013
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem