Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

6 benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2023

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, garantindo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento prematuro e melhora da saúde dos dentes.

Os benefícios são devido ao fato da ora-pro-nóbis possuir grande valor nutricional, uma vez que suas folhas são ricas em fibras, proteínas e antioxidantes, fornecendo aminoácidos essenciais como a lisina e o triptofano, minerais como fósforo, cálcio e ferro, e vitaminas C, A e do complexo B.

O nome científico da ora-pro-nóbis é Pereskia aculeata e pode ser consumida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. Essa planta pode ser cultivada em casa ou ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma desidratada ou em farinha.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da ora-pro-nóbis são:

1. Ser fonte de proteína

A ora-pro-nóbis é uma ótima opção de fonte proteica vegetal, pois cerca de 25% de sua composição total é de proteínas, a carne tem em sua composição aproximadamente 20%, o que para muitos faz com que a ora-pro-nóbis seja considerada a “carne do pobres”.

Também apresenta um nível proteico alto quando comparada com outros vegetais, como por exemplo o milho e o feijão. Contém aminoácidos essenciais ao organismo, sendo o mais abundante o triptofano com 20,5% do total de aminoácidos triptofano, seguido pela lisina.

Isso faz com que a ora-pro-nóbis seja uma boa opção na dieta, para enriquecer teor proteico, principalmente às pessoas adeptas a um estilo de vida diferente, como o veganismo e vegetarianismo por exemplo.

2. Auxilia no emagrecimento

Devido a sua quantidade proteica e por ser rica em fibras, a ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento pois promove a saciedade, além de ser um alimento com poucas calorias.

3. Melhora o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo tumores intestinais.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro em sua composição, sendo uma maior fonte deste mineral quando comparada a outros alimentos considerados fontes de ferro, como por exemplo, a beterraba, a couve ou o espinafre.

No entanto, para a prevenção da anemia, o ferro deve ser absorvido junto com a vitamina C, outro componente presente em grande quantidade neste vegetal. Sendo assim, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser consideradas um bom aliado para prevenir a anemia. Confira outros alimentos que também ajudam a prevenir a anemia.

5. Evita o envelhecimento

Devido a grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, como por exemplo as vitaminas A e C, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células.

Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão. Por ser rica em vitamina C, também auxilia no fortalecimento da imunidade. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C.

6. Fortalece os ossos e dentes

A ora-pro-nóbis ajuda a fortalecer os ossos e dentes, pois tem na composição de suas folhas uma boa quantidade de cálcio, são 79 mg em cada 100 g de folha, o que é um pouco mais da metade do leite, que oferece 125 mg por 100 ml. Embora não substitua o leite, pode ser usado como um complemento.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais de 100 gramas de ora-pro-nóbis:

ComponentesQuantidade em 100 g de alimento
Energia26 calorias
Proteína2 g
Carboidratos5 g
Gorduras0,4 g
Fibras0,9 g
Cálcio79 mg
Fósforo32 mg
Ferro3,6 mg
Vitamina A0,25 mg
Vitamina B10,2 mg
Vitamina B20,10 mg
Vitamina B30,5 mg
Vitamina C23 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios, a ora-pro-nóbis deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável e da prática de atividade física de forma regular.

Como consumir

As folhas de ora-pro-nóbis podem ser facilmente incluídas na alimentação do dia a dia, podendo fazer parte do preparo de várias receitas, como saladas, recheios, tortas, sucos, refogados, molhos e massas alimentícias.

Receitas com ora-pro-nóbis

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com ora-pro-nóbis são:

1. Torta salgada

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha). Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

2. Molho pesto

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (chá) de queijo minas meia-cura ralado;
  • 1/3 de xícara (chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

3. Suco verde

Ingredientes

  • 4 maçãs;
  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de azedinha;
  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1 colher (de café) de gengibre fresco picado.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso. Coar em uma peneira bem fina e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • EMBRAPA. Hortaliças não convencionais. Hortaliças tradicionais: ora-pro-nóbis.. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1071168/hortalicas-nao-convencionais-hortalicas-tradicionais-ora-pro-nobis>. Acesso em 09 dez 2019
  • OLIVEIRA DCS; WOBETO C; ZANUZO MR; SEVERGNINI C. . Composição mineral e teor de ácido ascórbico nas folhas de quatro espécies olerícolas não-convencionais. Horticultura Brasileira. 31. 472-475, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • TAKEITI, Cristina Y et al.. Nutritive evaluation of non-conventional leafy vegetable (Pereskia aculeata Miller). International Journal of Food Sciences and Nutrition . 60. 1; 148-160, 2009
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.