Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e como consumir

Atualizado em maio 2023
  1. Benefícios
  2. Informação nutricional
  3. Como consumir
  4. Receitas
  5. Marcar Consulta

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do colesterol.

Os benefícios dessa planta alimentícia não convencional (PANC), são devido ao fato da ora-pro-nóbis ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A e vitamina B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.

O nome científico da ora-pro-nóbis é Pereskia aculeata e essa planta pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. A ora-pro-nóbis pode ser cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.

Imagem ilustrativa número 1

10 benefícios da ora-pro-nóbis

Os 10 principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde são:

1. Auxilia no emagrecimento

A ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento, porque é rica em fibras que formam um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade e ajudando a diminuir a ingestão de alimentos.

Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso.

2. Melhora o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo ajudando a prevenir tumores intestinais.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia. Confira outros alimentos que também ajudam a prevenir a anemia.

No entanto, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser consumida de junto com alimentos fonte de vitamina C, um nutriente fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

5. Mantém a saúde dos olhos

Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, mantendo a saúde dos olhos e ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.

6. Evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.

7. Previne a diabetes

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, por que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

8. Diminui o colesterol

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.

Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como flavonoides e betacaroteno, também evita a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e ajudando a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.

9. Regular o metabolismo

A ora-pro-nóbis ajuda a regular o metabolismo, porque é rica em niacina, uma vitamina que transforma os carboidratos, as proteínas e as gorduras em energia, promovendo o bom funcionamento das células e dos órgãos do corpo. Veja outros alimentos ricos em niacina.

10. Ajuda a evitar o câncer

Sendo uma planta com grande quantidade de flavonoides, luteína e zeaxantina na ora-pro-nóbis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, a ora-pro-nóbis diminui o estresse oxidativo e a inflamação, ajudando a evitar o surgimento do câncer.

A ora-pro-nóbis é uma fonte de proteína?

Embora a ora-pro-nóbis seja popularmente conhecida “carne do pobres”, essa planta contém pouca quantidade de proteínas e por isso, não é considerada uma boa fonte desse nutriente.

Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, para um alimento ser considerado fonte de proteínas, ele precisa fornecer o mínimo 10% da ingestão diária recomendada desse nutriente em cada 100 g de alimento. Confira a quantidade diária recomendada de proteína.

No entanto, a ora-pro-nóbis pode ser usada para complementar a dieta, junto com outras fontes de proteína vegetal, como arroz e feijão, para pessoas adeptas a um estilo de alimentação vegana ou vegetariana, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 7 colheres de sopa cheias, de ora-pro-nóbis cozida:

Componentes 7 colheres de sopa (100 g) de ora-pro-nóbis
Energia 37 calorias
Proteína 3 g
Carboidratos 3 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 5,6 g
Ferro 7 mg
Vitamina A 342 mcg
Betacaroteno 2377 mcg
Luteína 497 mcg
Zeaxantina 532 mcg
Vitamina B3 11,7 mg
Vitamina C 23 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios da ora-pro-nóbis, essa planta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, associada à prática de atividade física de forma regulares.

Como consumir

As folhas, frutos e flores de ora-pro-nóbis podem ser incluídas no preparo de várias receitas, como saladas, omeletes, compotas, tortas, pães, sucos, refogados, molho pesto e massas.

Além disso, a ora-pro-nóbis também é encontrada na forma de pó, sendo usada em no preparo de pães, bolos, massas, panquecas, sucos e molhos.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de ora-pro-nóbis, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.

Receitas com ora-pro-nóbis

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com ora-pro-nóbis são:

1. Torta salgada

Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (de chá) de óleo;
  • 2 xícaras (de chá) de leite;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (de chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (de chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha. Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

2. Molho pesto

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (de chá) de queijo minas curado ralado;
  • 1/3 de xícara (de chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara (de chá) de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo:

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

3. Suco verde

Ingredientes:

  • 4 maçãs;
  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de azedinha;
  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1 colher (de café) de gengibre fresco picado.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso. Coar em uma peneira bem fina e servir.

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender