Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e curar o Sapinho em Bebê

O sapinho, cientificamente chamado de candidíase oral, corresponde à uma infecção na boca do bebê causada pelo fungo Candida albicans, que pode facilmente causar infecção em bebês com menos de 6 meses devido à baixa imunidade. Essa infecção é caracterizada pela presença de pequenos pontos brancos ou placas brancas, que podem ser confundidas com restos de leite, na boca do bebê.

O bebê recém-nascido pode contrair sapinho logo no momento do parto por contato com o canal vaginal da mãe ou por contato com objetos mal lavados como mamadeiras ou chupetas. O uso de antibióticos pode ser outra causa do desenvolvimento da candidíase, pois altera a flora bucal favorecendo o crescimento do fungo que habita normalmente esta região.

Além disso, sempre que estes sintomas apareçam no bebê, o pediatra deve ser contatado para avaliar a situação e ver o melhor tratamento. Tal como o sapinho, existem outros problemas e doenças que são comuns no bebê. Conheça outras doenças comuns em bebês.

Como identificar e curar o Sapinho em Bebê
Como identificar e curar o Sapinho em Bebê

Sintomas do sapinho em bebê

O sapinho no bebê pode ser identificado por meio dos seguintes sintomas:

  • Aparecimentos de pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê e que pode ser confundida com restos de leite;
  • Choro constante;
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Dor, em alguns casos;
  • Dificuldade para engolir e inchaço da garganta, que pode acontecer quando o fungo chega à garganta e ao esôfago.

Em alguns casos, é possível identificar o sapinho no bebê por meio do aparecimento de pontinhos brancos nas unhas e nas dobras da pele, por exemplo.

Principais causas

O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebê através do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente do sapinho é o contato do bebê com o fungo que pode estar na mamadeira ou na chupeta.

Além disso, se o bebê estiver sendo amamentado e a mãe ou o bebê estiverem tomando antibiótico, há maior risco do fungo de proliferar.

Como tratar

O tratamento para a candidíase em bebê pode ser feito com aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, na região infectada da boca.

Para evitar o sapinho no bebê é importante lavar as mãos antes de mexer no bebê, não beijar na boca, esterilizar chupetas, mamadeiras e talheres, por exemplo. Além disso, a aplicação de um creme antifúngico nos mamilos da mulher que amamenta é uma forma de tratamento para evitar e que a candidíase passe do seio da mãe para o bebé. Veja como tratar o sapinho com gel de nistatina.

Remédio natural para tratar sapinho

A candidíase pode ser tratada com a aplicação de de uma gaze embebida em chá de romã, pois esta fruta tem propriedades anti-sépticas e ajuda a desinfetar a boca do bebê. Saiba como preparar o remédio caseiro para sapinho. 

No entanto, na maioria dos casos este chá é um complemento ao remédio, como nistatina que deve ser aplicado na boca pelo menos 4 vezes ao dia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem