O sapinho, cientificamente chamado de candidíase oral, corresponde a uma infecção na boca do bebê causada pelo fungo Candida albicans, que pode causar infecção em bebês com menos de 6 meses devido à baixa imunidade. Essa infecção é caracterizada pela presença de pequenos pontos brancos ou placas brancas na língua, que podem ser confundidas com restos de leite.
O bebê recém-nascido pode contrair sapinho logo no momento do parto, por contato com o canal vaginal da mãe ou por contato com objetos mal lavados como mamadeiras ou chupetas. O uso de antibióticos pode ser outra causa do desenvolvimento da candidíase, devido à alteração da flora bucal, favorecendo o crescimento do fungo que habita normalmente esta região.
Além disso, sempre que estes sintomas apareçam no bebê, o pediatra deve ser contatado para avaliar a situação e ver o melhor tratamento. Tal como o sapinho, existem outros problemas e doenças que são comuns no bebê. Conheça outras doenças comuns em bebês.

Sintomas do sapinho em bebê
O sapinho no bebê pode ser identificado por meio dos seguintes sintomas:
- Aparecimentos de pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê, que pode ser confundida com restos de leite;
- Choro constante;
- Febre acima dos 38ºC;
- Dor, em alguns casos;
- Dificuldade para engolir e inchaço da garganta, que pode acontecer quando o fungo chega à garganta e ao esôfago.
Em alguns casos, é possível identificar o sapinho no bebê por meio do aparecimento de pontinhos brancos nas unhas e nas dobras da pele, por exemplo.
Principais causas
O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebê através do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente do sapinho é o contato do bebê com o fungo que pode estar na mamadeira ou na chupeta.
Além disso, se o bebê estiver sendo amamentado e a mãe ou o bebê estiverem tomando antibiótico, há maior risco do fungo de proliferar.

Como tratar
O tratamento para a candidíase em bebê pode ser feito com aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, na região infectada da boca.
Para evitar o sapinho no bebê é importante lavar as mãos antes de mexer no bebê, não beijar na boca, esterilizar chupetas, mamadeiras e talheres, por exemplo. Além disso, a aplicação de um creme antifúngico nos mamilos da mulher que amamenta é uma forma de tratamento para evitar e que a candidíase passe do seio da mãe para o bebé. Veja como tratar o sapinho com gel de nistatina.
Remédio natural para tratar sapinho
A candidíase pode ser tratada com a aplicação de de uma gaze embebida em chá de romã, pois esta fruta tem propriedades anti-sépticas e ajuda a desinfetar a boca do bebê. Saiba como preparar o remédio caseiro para sapinho.
No entanto, na maioria dos casos este chá é um complemento ao remédio, como nistatina que deve ser aplicado na boca pelo menos 4 vezes ao dia.