Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Sapinho em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento

O sapinho, cientificamente chamado de candidíase oral, corresponde a uma infecção na boca do bebê causada pelo fungo Candida albicans, que é mais comum em bebês com menos de 6 meses devido à baixa imunidade. Esta infecção é caracterizada pela presença de pequenos pontos brancos ou placas brancas na língua, que podem ser confundidas com restos de leite.

O recém-nascido pode contrair sapinho logo no momento do parto, por contato com o canal vaginal da mãe ou por contato com objetos mal lavados como mamadeiras ou chupetas. O uso de antibióticos pode ser outra causa do desenvolvimento da candidíase, devido à alteração da flora oral.

Sempre que existir suspeita de sapinho no bebê é importante consultar o pediatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que normalmente é feito com um antifúngico líquido.

Sapinho em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

O sapinho no bebê geralmente pode ser identificado por meio dos seguintes sintomas:

  • Aparecimentos de pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê;
  • Choro constante;
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Dificuldade para engolir;
  • Diminuição do apetite.

Em alguns casos, o sapinho no bebê também pode provocar o aparecimento de pontinhos brancos nas unhas e nas dobras da pele, por exemplo.

Principais causas

O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebê no momento do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente do sapinho é o contato do bebê com o fungo que pode estar na mamadeira ou na chupeta.

Além disso, se o bebê estiver sendo amamentado e a mãe ou o bebê estiverem tomando antibiótico, há maior risco do fungo se desenvolver.

Sapinho em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento para o sapinho no bebê precisa ser orientado pelo pediatra, mas geralmente é feito com a aplicação de um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel na região infectada da boca. Veja como usar o antifúngico para tratar o sapinho no bebê.

Para ajudar no tratamento é ainda importante lavar bem as mãos antes de mexer no bebê, não beijar na boca, esterilizar chupetas, mamadeiras e talheres.

Remédio natural para sapinho

Durante o tratamento do sapinho, pode-se ainda usar um remédio natural para aliviar o desconforto do bebê, que consiste em aplicar uma gaze embebida em chá de romã, que propriedades anti-sépticas e que ajuda a desinfetar a boca do bebê. Saiba como preparar este e outros remédios caseiros para sapinho

É importante que o chá de romã, assim como qualquer outro remédio caseiro, devem complementar o tratamento indicado pelo médico, nunca substituindo o uso de remédios.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...