Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é inanição e o que pode acontecer

A inanição é a completa falta de consumo de alimentos e isso é uma situação grave que rapidamente leva o organismo a consumir seus estoques de energia e os próprios nutrientes para manter os órgãos funcionando.

Caso a recusa de comer se prolongue por muitos dias, ocorre uma grande perda de massa muscular e o indivíduo pode morrer num período entre 4 e 7 semanas de ausência total de comida.

O que é inanição e o que pode acontecer

Sintomas de Inanição

A falta completa de alimentos causa sintomas que aparecem gradativamente e se agravam ao longo dos dias, sendo os principais:

  • Diminuição da barriga, principal região do corpo que armazena gordura;
  • Pele fria, seca, pálida, fina e sem elasticidade;
  • Redução da musculatura e aspecto envelhecido;
  • Ossos salientes devido à magreza;
  • Cabelos secos, quebradiços e que caem facilmente;

Um adulto pode chegar a perder até metade do seu peso antes de morrer de inanição, enquanto as crianças podem chegar a ficar ainda mais magras.

O que é inanição e o que pode acontecer

Causas da Inanição

A inanição pode ser causada por recusa de se alimentar ou devido à falta total de alimentos, além de problemas de saúde como anorexia nervosa, câncer no intestino que impeça a alimentação, outros tipos de cânceres em estágio avançado, fazendo com que o paciente não se alimente mais, ou em casos de AVC ou de coma.

A inanição ocorre mesmo quando ainda se consome água, mas torna-se ainda mais grave quando o indivíduo também não consegue manter uma boa hidratação. Veja a quantidade de água que se deve ingerir por dia.

Como tratar

O tratamento da inanição é feito com a retomada gradual dos alimentos, pois após longos períodos sem comida, o intestino atrofia e o organismo pode não tolerar grandes volumes de nutrientes, piorarando seu estado de saúde.

Assim, deve-se iniciar a alimentação com pequenos volumes de líquidos como sucos, chás com açúcar e caldos ralos. Após 2 a 3 dias, se o indivíduo estiver tolerando bem os líquidos, pode-se passar para uma alimentação pastosa, feita à base de sopas, purês, carnes magras cozidas e frutas raspadas. À medida que o organismo voltar a funcionar melhor, a alimentação também evoluir até voltar ao consumo normal de alimentos.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de uma sonda nasogástrica para favorecer o aporte de nutrientes ou, em casos mais graves, pode-se oferecer alimentação parenteral, que é feita através de um soro nutritivo colocado diretamente na veia.

O que é inanição e o que pode acontecer

Diferença Inanição e Desnutrição

Enquanto a inanição é completa ausência de consumo de alimentos, a desnutrição ocorrer quando ainda existe um consumo de alimentos, mas que é insuficiente para manter o peso e o funcionamento adequado do organismo.

Além disso, a inanição leva à morte em poucas semanas, enquanto a desnutrição nem sempre causa morte, sendo mais comuns sequelas como baixa estatura, ossos fracos, déficit de aprendizagem e baixa imunidade. Veja mais sobre os riscos da desnutrição.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...