4 sintomas de triglicerídeos altos e o que fazer

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
novembro 2021

Os triglicerídeos altos normalmente não provocam sintomas e, assim, causam prejuízos ao organismo de forma silenciosa, não sendo incomum ser identificada apenas em exames de rotina e se manifestar através de complicações mais graves. No entanto, quando o aumento dos triglicerídeos acontece devido a fatores genéticos ou quando o nível de triglicerídeo circulante é muito superior ao valor considerado normal, é possível notar alguns sintomas como:

  1. Pequenas bolsas de gordura nas pálpebras, amareladas e moles, conhecida como xantelasma;
  2. Acúmulo de gordura na região da barriga e em outras regiões do corpo;
  3. Surgimento de pequenas bolsas de gordura na pele, chamadas de xantomas, principalmente mãos, braços, pés e articulações;
  4. Aparecimento de manchas brancas na retina, que é detectável através de um exame ao olho.

Os triglicerídeos são partículas de gordura presentes no sangue, por isso é frequente que esteja elevado em conjunto com os valores de colesterol. Estas alterações devem ser identificadas o quanto antes, através da consulta com o médico, e seu tratamento deve ser feito o mais breve possível, de forma a se evitar complicações graves, como aterosclerose, pancreatite ou esteatose hepática, por exemplo.

Como saber se o triglicerídeo está alto

Para saber se o triglicerídeo está alto, o cardiologista deve avaliar a presença de sintomas e indicar a realização de exames de sangue para avaliar os níveis de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e LDL, pois assim é possível também investigar se os outros parâmetros estão alterados e iniciar o tratamento mais adequado.

De forma geral, o valor normal de triglicerídeos é até 150 mg/dL, sendo importante consultar o cardiologista quando o resultado é acima do valor normal, principalmente quando for acima de 200 mg/dL, pois nesse caso há maior risco de doença cardiovascular.

Para saber se os triglicerídeos e os níveis de colesterol estão normais, insira os dados na calculadora a seguir:

mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald

O que fazer

No caso de triglicerídeos altos é recomendado fazer atividade física regularmente, como caminhar, correr ou nadar, pelo menos 3 a 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Porém, nos casos mais graves, em que não é possível baixar os níveis de triglicerídeos no sangue apenas com exercício físico e alimentação, o médico pode receitar alguns medicamentos como Genfibrozila ou Fenofibrato, por exemplo. Além disso, esse composto também pode causar o aumento do colesterol VLDL, que é responsável pelo aumento das chances de desenvolver aterosclerose.

É importante também consultar um nutricionista para iniciar uma dieta equilibrada e pobre em gorduras, bebidas alcoólicas e açúcar. Veja o que fazer para diminuir os triglicerídeos altos.

Confira no vídeo a seguir o que fazer para diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2021. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • NELSON David y COX Michael. Lehninger Principios de Bioquímica. 7º. São Paulo, Brasil: Artmed, 2019. 360-361.
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 set 2020
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar triglicerídeos em 4 semanas

    11:16 | 437436 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 630589 visualizações
  • Dieta para triglicerídeos altos

    03:17 | 1501159 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1734302 visualizações