Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

4 sintomas de triglicerídeos altos e o que fazer

Os triglicerídeos altos normalmente não provocam sintomas e, assim, causam prejuízos ao organismo de forma silenciosa, não sendo incomum ser identificada apenas em exames de rotina e se manifestar através de complicações mais graves. No entanto, quando o aumento dos triglicerídeos acontece devido a fatores genéticos ou quando o nível de triglicerídeo circulante é muito superior ao valor considerado normal, é possível notar alguns sintomas como:

  1. Pequenas bolsas de gordura nas pálpebras, amareladas e moles, conhecida como xantelasma;
  2. Acúmulo de gordura na região da barriga e em outras regiões do corpo;
  3. Surgimento de pequenas bolsas de gordura na pele, chamadas de xantomas, principalmente mãos, braços, pés e articulações;
  4. Aparecimento de manchas brancas na retina, que é detectável através de um exame ao olho.

Os triglicerídeos são partículas de gordura presentes no sangue, por isso é frequente que esteja elevado em conjunto com os valores de colesterol. Estas alterações devem ser identificadas o quanto antes, através da consulta com o médico, e seu tratamento deve ser feito o mais breve possível, de forma a se evitar complicações graves, como aterosclerose, pancreatite ou esteatose hepática, por exemplo.

Xantelasma no olho
Xantelasma no olho

Como saber se o triglicerídeo está alto

Para saber se o triglicerídeo está alto, o cardiologista deve avaliar a presença de sintomas e indicar a realização de exames de sangue para avaliar os níveis de triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e LDL, pois assim é possível também investigar se os outros parâmetros estão alterados e iniciar o tratamento mais adequado.

De forma geral, o valor normal de triglicerídeos é até 150 mg/dL, sendo importante consultar o cardiologista quando o resultado é acima do valor normal, principalmente quando for acima de 200 mg/dL, pois nesse caso há maior risco de doença cardiovascular.

Para saber se os triglicerídeos e os níveis de colesterol estão normais, insira os dados na calculadora a seguir:

mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald
Imagem que indica que o site está carregando

O que fazer

No caso de triglicerídeos altos é recomendado fazer atividade física regularmente, como caminhar, correr ou nadar, pelo menos 3 a 4 vezes por semana durante 30 minutos.

Porém, nos casos mais graves, em que não é possível baixar os níveis de triglicerídeos no sangue apenas com exercício físico e alimentação, o médico pode receitar alguns medicamentos como Genfibrozila ou Fenofibrato, por exemplo. Além disso, esse composto também pode causar o aumento do colesterol VLDL, que é responsável pelo aumento das chances de desenvolver aterosclerose.

É importante também consultar um nutricionista para iniciar uma dieta equilibrada e pobre em gorduras, bebidas alcoólicas e açúcar. Veja o que fazer para diminuir os triglicerídeos altos.

Confira no vídeo a seguir o que comer para diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NELSON David y COX Michael. Lehninger Principios de Bioquímica. 7º. São Paulo, Brasil: Artmed, 2019. 360-361.
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 Set 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...