Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hemangioma no fígado

O hemangioma no fígado é um pequeno nódulo formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, que, normalmente, é benigno, não evoluindo para câncer e não provocando sintomas. As causas do hemangioma no fígado não são conhecidas, no entanto, este problema é mais comum em mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos que já estiveram grávidas ou que fazem reposição hormonal.

Geralmente, o hemangioma no fígado não é grave, sendo descoberto durante exames de diagnóstico a outros problemas, como ecografia abdominal ou tomografia computadorizada.

O hemangioma no fígado tem cura através de cirurgia, no entanto, na maioria dos casos, não necessita de tratamento, desaparecendo sozinho e sem apresentar riscos para a saúde do paciente.

Fotos do hemangioma no fígado

Tumografia do hemangioma no fígadoTumografia do hemangioma no fígado
Hemangioma no fígadoHemangioma no fígado

Sintomas do hemangioma no fígado

Os sintomas de hemangioma no fígado podem incluir:

  • Dor no lado direito do abdômen;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sensação de saciedade após comer pouca comida;
  • Perda de apetite.

Estes sintomas são raros e, normalmente, surgem apenas quando o hemangioma tem um tamanho superior a 5 cm, sendo recomendado consultar um hepatologista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para hemangioma no fígado

O tratamento para hemangioma no fígado deve ser orientado por um hepatologista, mas normalmente só é feito quando o paciente apresenta sintomas como dor abdominal ou vômitos constantes.

Normalmente, o tratamento mais utilizada para o hemangioma no fígado é a cirurgia para retirada do nódulo ou da parte afetada do fígado, porém, nos casos mais graves, também pode ser necessária radioterapia ou transplante hepático.

Quando o paciente não precisa de tratamento para hemangioma no fígado, é recomendado fazer a vigilância do problema, pelo menos, 1 vez ano no hepatologista.

Saiba mais sobre lesões no fígado em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...