Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de alergia alimentar no bebê

Os sintomas de alergia alimentar no bebê manifestam-se através da pele, do aparelho digestivo e do aparelho respiratório do bebê e incluem:

  • Manchas avermelhadas, inchadas e espalhadas pelo corpo;
  • Vômitos;
  • Gases;
  • Diarreia;
  • Dificuldade para respirar;
  • Nariz escorrendo.

Além destes sintomas, é muito frequente o bebê apresentar dor de ouvido causada por uma alergia alimentar.

Devido ao sistema imunitário do bebê ainda ser imaturo, alguns alimentos devem ser evitados durante o primeiro ano de vida, pois podem provocar alergia, como leite de vaca, ovo, morango, amora, pêssego, kiwi e mel e oglúten, que é uma proteína presente no centeio, trigo e cevada que pode produzir uma intolerância alimentar, especialmente se for introduzido muito precocemente, antes dos 6 meses.

Como identificar a alergia alimentar em bebê

Para identificar a alergia alimentar em bebê, uma boa dica é ir retirando da alimentação do bebê alguns alimentos, anotando numa agenda, deixando-os fora das refeições do bebê durante cerca de 5 dias. Se os sintomas de alergia alimentar em bebê começarem a desaparecer, significa que o bebê é alérgico a um daqueles alimentos.

O pediatra também pode indicar um teste de alergia alimentar em bebê para determinar qual ou quais os alimentos a que ele é alérgico.

Alergia alimentar em bebê amamentado

Uma alergia alimentar comum em bebê amamentado é a alergia à proteína do leite de vaca. Neste caso, é recomendado a eliminação do leite de vaca da dieta da mãe e a substituição do leite por outros alimentos ricos em cálcio, como feijão, tofu, leite de soja ou castanha-do-pará, para que o bebê possa mamar normalmente.

A eliminação do leite de vaca só é necessária quando há um alto risco do bebê desenvolver alergia à proteína do leite de vaca ou quando o bebê manifesta alguns sintomas de alergia.

Durante a amamentação, não é recomendado que a mãe coma nozes e amendoins para evitar que a criança desenvolva uma alergia a esses alimentos. O pediatra pode também recomendar a retirada do ovo, do peixe e frutos do mar da dieta da mãe nos casos em que o pai ou familiares próximos tenham alergia.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...