Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

O exame de bilirrubina auxilia o diagnóstico de problemas no fígado, vias biliares ou anemia hemolítica, por exemplo, já que a bilirrubina é produto da destruição das hemácias e para ser eliminada pelo organismo necessita ser conjugada a um açúcar no fígado e sofrer a ação da bile.

Existem dois tipos principais de bilirrubina que podem ser medidos com este exame:

  • Bilirrubina indireta ou não conjugada: é a substância que se forma no momento da destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e que depois é transportada para o fígado. Por isso, sua concentração é maior no sangue e pode estar alterada quando existe alguma condição envolvendo as hemácias, como a anemia hemolítica, por exemplo;
  • Bilirrubina direta ou conjugada: corresponde à conjugação entre a bilirrubina e o ácido glicurônico, um açúcar, no fígado. A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio. Assim, a concentração de bilirrubina direta está alterada quando há alguma lesão hepática ou obstrução biliar.

O exame da bilirrubina é solicitado com o objetivo de avaliar a função do fígado, monitorar o tratamento de recém-nascidos ictéricos e avaliar doenças que podem interferir na produção, armazenamento, metabolismo ou excreção de bilirrubinas. Normalmente o médico solicita a bilirrubina total, no entanto os laboratórios também costumam liberar as dosagens de bilirrubina direta e indireta, já que essas duas dosagens são responsáveis pelo valor da bilirrubina total. Veja quais são outros exames que ajudam a identificar problemas no fígado.

O exame da bilirrubina não necessita de preparo e é realizado com uma pequena quantidade de sangue. No entanto o resultado desse exame pode sofrer interferência quando a amostra se encontra hemolisada, ou seja, quando a quantidade de hemácias destruídas é muito grande, o que normalmente acontece quando a coleta não é realizada de maneira correta. Por isso é importante que a coleta seja feita em um laboratório de confiança e com profissionais capacitados.

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

Valores de referência da bilirrubina

Os valores de referência da bilirrubina no sangue são:

Tipo de bilirrubinaValor normal
Bilirrubina diretaaté 0,3 mg/dL
Bilirrubina indiretaaté 0,8 mg/dL
Bilirrubina totalaté 1,2 mg/dL

Alguns recém-nascidos podem apresentar valores muito elevados de bilirrubina, o que pode ser devido à imaturidade dos órgãos relacionados ao metabolismo da bilirrubina ou ao estresse do parto. Os valores de referência da bilirrubina em bebês varia de acordo com seu tempo de vida, sendo:

  • Até 24 horas após o nascimento: 1,4 - 8,7 mg/dL;
  • Até 48 horas após o nascimento: 3,4 - 11,5 mg/dL;
  • Entre 3 e 5 dias após o nascimento: 1,5 - 12 mg/dL.

Após o 6º dia os valores de referência são os mesmos que os do adulto. Valores acima do valor de referência indicam que o bebê possui icterícia, que é uma das doenças mais frequentes no recém-nascido e que pode ser tratada facilmente por meio de fototerapia, que tem como objetivo diminuir a concentração de bilirrubina no organismo do bebê. Saiba mais sobre a icterícia neonatal, causas e como é feito o tratamento.

Quando fazer o exame de bilirrubina

O exame de bilirrubina geralmente é pedido pelo médico quando existem sintomas de problemas no fígado, como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga, urina escura ou pele amarelada, por exemplo.

No entanto, este exame também pode ser usado quando existe suspeita de cirrose, hepatite e anemia hemolítica, por exemplo, que causa sinais como palidez, sono frequente, pele seca, queda de cabelo ou unhas fracas. Veja outros sintomas da anemia hemolítica.

A diminuição nos níveis de bilirrubina normalmente são devido ao uso de alguns medicamentos, no entanto, os valores elevados de bilirrubina normalmente indicam problemas de saúde que podem ser graves se não tratados.

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

O que pode ser a bilirrubina alta

A causa do aumento de bilirrubina no sangue varia de acordo com o tipo de bilirrubina que está aumentado:

Aumento da bilirrubina indireta

Nestes casos, a alteração nos níveis de bilirrubina é quase sempre causada por uma alteração no sangue, no entanto, as principais causas incluem:

  • Anemia hemolítica;
  • Anemia perniciosa;
  • Hemoglobinopatias;
  • Transfusões de sangue.

Além disso, também existem casos em que a bilirrubina indireta está aumentada devido a uma síndrome, conhecida como Síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina. Saiba mais sobre a síndrome de Gilbert.

Aumento da bilirrubina direta

Quando existe um aumento da bilirrubina direta normalmente é sinal de que existe um problema no fígado ou nas vias biliares. Desta forma, algumas das principais causas incluem:

  • Hepatite viral;
  • Doença alcoólica do fígado;
  • Pedra nas vias biliares;
  • Tumores no fígado ou nas vias biliares.

O uso excessivo de remédios que afetam o fígado, como o Paracetamol, também pode levar ao aumento deste tipo de bilirrubina no sangue. Entenda melhor sobre o que causa o aumento da bilirrubina e icterícia no adulto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...