Bilirrubina (total e frações): o que é, quando fazer o exame e resultados

Atualizado em fevereiro 2024

A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado a partir da hemoglobina que é liberada após a destruição dos glóbulos vermelhos do sangue.

A bilirrubina produzida é naturalmente eliminada pelas fezes e pela urina, no entanto a quantidade de bilirrubina circulante pode aumentar em caso de doenças como anemia hemolítica autoimune, hepatite ou pedra nas vias biliares, e uso de medicamentos, como alguns anti-inflamatórios e antibióticos.

A bilirrubina alta pode ser identificada através de sintomas como pele e olhos amarelados e urina mais escura, devendo ser confirmada através do exame de bilirrubina, também conhecido como dosagem de bilirrubina total e frações. É importante que a causa da bilirrubina alta seja identificada pelo médico, pois assim é possível que o tratamento mais adequado seja iniciado.

Imagem ilustrativa número 1

Exame de bilirrubina

O exame de bilirrubina avalia os seguintes fatores:

  • Bilirrubina indireta ou não conjugada: é a bilirrubina que se forma no momento da destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e que depois é transportada para o fígado;
  • Bilirrubina direta ou conjugada: é a bilirrubina que é produzida no fígado a partir da bilirrubina indireta e está associada a um açúcar. Essa bilirrubina sofre ação direta da bile no intestino e é eliminada nas fezes e na urina;
  • Bilirrubina total: é a quantidade total dos níveis de bilirrubina no sangue, correspondendo à soma da bilirrubina indireta e direta.

O exame de bilirrubina normalmente é indicado para avaliar o funcionamento do fígado e das vias biliares e quando se suspeita que existam doenças do sangue que estão causando a destruição dos glóbulos vermelhos. Conheça outros exames para avaliar o fígado.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Preparo para o exame

De forma geral, não é necessário realizar qualquer preparo para o exame de bilirrubina, no entanto em alguns casos o laboratório ou o médico pode recomendar o jejum de 4 horas. É importante também informar ao laboratório sobre o uso de medicamentos, como propranolol ou rifampicina, já que podem interferir no resultado do exame.

Valores de referência

O valores de referência da bilirrubina no sangue são:

Tipo de bilirrubina Valor normal
Bilirrubina direta até 0,3 mg/dL
Bilirrubina indireta até 0,8 mg/dL
Bilirrubina total até 1,2 mg/dL

Já no caso de recém-nascidos, os valores de bilirrubina considerados normais variam após o nascimento. Níveis mais elevados são comuns nos primeiros dias de vida, mas tendem a diminuir após o 5º dia de vida. Veja as causas da bilirrubina alta em recém nascidos e quando o tratamento é indicado.

Sintomas de bilirrubina alta

Os principais sintomas de bilirrubina alta são:

  • Pele amarelada;
  • Cor amarelada dos olhos;
  • Urina escura, semelhante à coca-cola.

Outros sintomas, como dor ou inchaço no abdome, fraqueza, fezes claras, náusea e vômitos, também podem surgir e indicar problemas no fígado, vias biliares ou mesmo alterações no sangue, por exemplo. Conheça os principais sintomas que podem indicar problemas no fígado.

O que pode ser bilirrubina alta

A bilirrubina alta no sangue normalmente acontece quando existe um aumento da produção de bilirrubina ou quando há dificuldade de eliminação da bilirrubina. Além disso, as causas tendem a variar de acordo com o tipo de bilirrubina afetada:

Bilirrubina direta alta

Quando a bilirrubina direta está alta pode indicar doenças que afetam a sua eliminação, como alguns tipos de hepatite, pedra nas vias biliares e colangite esclerosante primária. Além disso, a bilirrubina direta alta também pode ser causada por estreitamentos nos canais por onde a bile passa, devido a tumores ou cirurgias, por exemplo.

O uso de alguns medicamentos, como paracetamol, antibióticos e anti-inflamatórios, especialmente quando usados sem orientação médica, também pode provocar aumento da bilirrubina direta em alguns casos.

Bilirrubina indireta alta

A bilirrubina indireta alta pode ser causada por doenças que provocam o aumento da destruição de glóbulos vermelhos no sangue, como anemia hemolítica autoimune, talassemia ou esferocitose, ou que são causadas por alterações genéticas que prejudicam a produção da bilirrubina direta, como a síndrome de Gilbert e a síndrome de Crigler-Najjar.

Além disso, o uso de alguns medicamentos, como a rifampicina, gentamicina e a maioria dos antirretrovirais, hematomas grandes em partes do corpo e, algumas vezes, transfusões de sangue, também podem causar bilirrubina indireta alta.

Bilirrubina total alta

A bilirrubina total alta é causada pelo aumento da bilirrubina direta, indireta ou ambas. Assim, as causas variam e podem incluir o uso de medicamentos que podem prejudicar o fígado, hepatite, cirrose e doenças do sangue, por exemplo.

Bilirrubina baixa

A bilirrubina baixa normalmente não é considerada um problema. Pessoas saudáveis geralmente eliminam o excesso de bilirrubina do corpo, mantendo os seus níveis dentro dos valores de referência considerados normais.