Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

O exame de bilirrubina ajuda a identificar a quantidade desta substância no sangue, sendo um teste muito usado para identificar problemas no fígado, doenças nas vias biliares ou anemia hemolítica, já que a bilirrubina é produzida pelo fígado através da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue.

Existem dois tipos principais de bilirrubina que podem ser medidos com este exame:

  • Bilirrubina direta ou conjugada: é a forma combinada de bilirrubina e açúcares que é criada pelo fígado e liberada na bile. Dessa forma, está presente em baixas quantidades no sangue e é alterada quando existe um problema no fígado;
  • Bilirrubina indireta ou não conjugada: é a substância que se forma no momento da destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e que depois é transportada para o fígado. Por isso, sua concentração é maior no sangue e pode estar alterada quando existe um problema com as moléculas de sangue, como anemia, por exemplo.

Geralmente, o primeiro exame pedido pelo médico mede a quantidade de bilirrubina total, que não faz a divisão entre direta ou indireta, sendo que essa divisão só é pedida se a quantidade total de bilirrubina estiver alterada, para tentar identificar se a causa é um problema no fígado ou no sangue.

Confira outros exames que ajudam a diagnosticar problemas no fígado.

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

Valores de referência da bilirrubina

Os valores de referência da bilirrubina no sangue são:

Tipo de bilirrubinaValor normal
Bilirrubina direta0,1 a 0,3 mg/dL
Bilirrubina indireta0,2 a 0,7 mg/dL
Bilirrubina totalAté 1,2 mg/dL

Já nos recém-nascidos, estes valores são muito superiores devido ao estresse do parto, sendo que nas primeiras 24 horas é comum que os valores de bilirrubina indireta possam chegar até aos 5,2 mg/dL. Nos bebês em que esse valor é maior que 5 mg é frequente que surja icterícia e, por isso, pode ser necessário fazer o tratamento com luzes para baixar a concentração da substância no organismo. Saiba melhor o que é a icterícia do recém-nascido e como tratar.

Quando fazer o exame de bilirrubina

O exame de bilirrubina geralmente é pedido pelo médico quando existem sintomas de problemas no fígado, como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga, urina escura ou pele amarelada, por exemplo.

No entanto, este exame também pode ser usado quando existe suspeita de anemia hemolítica que causa sinais como palidez, sono frequente, pele seca, queda de cabelo ou unhas fracas. Veja outros sintomas da anemia hemolítica.

O que é o exame de bilirrubina direta e indireta

O que pode ser a bilirrubina alta

A causa do aumento de bilirrubina no sangue varia de acordo com o tipo de bilirrubina que está aumentado:

Aumento da bilirrubina indireta

Nestes casos, a alteração nos níveis de bilirrubina é quase sempre causada por uma alteração no sangue, no entanto, as principais causas incluem:

  • Anemia hemolítica ou perniciosa;
  • Rejeição de uma transfusão de sangue;
  • Cirrose;

Além disso, também existem casos em que a bilirrubina indireta está aumentada devido a uma síndrome, conhecida como Síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina.

Aumento da bilirrubina direta

Quando existe um aumento da bilirrubina direta, normalmente é sinal de que existe um problema no fígado ou nas vias biliar. Desta forma, algumas das principais causas incluem:

  • Hepatite viral;
  • Doença alcoólica do fígado;
  • Pedra nas vias biliares;
  • Tumores no fígado ou vias biliares.

O uso excessivo de remédios que afetam o fígado, como o Paracetamol, também pode levar ao aumento deste tipo de bilirrubina no sangue.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...