Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Ibogaína e seus efeitos

A Ibogaína é o princípio ativo presente na raiz de uma planta africana chamada Iboga, que pode ser usada para desintoxicar o corpo e a mente, ajudando no tratamento contra o uso das drogas, mas que produz grandes alucinações, e que é usada em rituais espirituais na África e na América Central. 

A iboga é um arbusto que pode ser encontrado em alguns países como Camarões, Gabão, Congo, Angola e Guiné Equatorial. No entanto, sua venda está proibida no Brasil, mas a Anvisa autoriza sua compra após comprovação de receita médica, laudo médico e termo de responsabilidade firmado por médico e pelo paciente, dessa forma o tratamento contra as drogas realizados em clínicas particulares podem utilizar a ibogaína como forma de tratamento, de forma legal. 

O que é Ibogaína e seus efeitos

Para que serve a Ibogaína

Embora ainda careça de comprovação científica, a ibogaína pode ser indicada para:

  • Ajudar a reduzir os sintomas de dependência de drogas como crack, cocaína, heroína, morfina e outras, e ainda elimina completamente a vontade de usar drogas;
  • Nos países africanos essa planta também pode ser usada em caso de fadiga, febre, cansaço, dor de estômago, diarreia, problemas do fígado, impotência sexual e contra a AIDS.

Porém, muitas das aplicações desta planta ainda não se encontram cientificamente provadas, e necessitam de mais estudos que possam comprovar sua eficácia e dose de segurança. 

Efeitos da Ibogaína no corpo 

Assim como os cogumelos e a ayahuasca, a ibogaína pertence à família dos alucinógenos. Segundo relatos ao comer a planta Iboga ou tomar o seu chá, seguindo suas instruções de uso, pode haver uma purificação do corpo e da mente, além de uma alteração alucinógena, e a pessoa pode achar que está saindo do seu corpo.

Seu consumo provoca visões e acredita-se que seja possível encontrar-se com espíritos, mas também pode desencadear quadros psiquiátricos graves, induz ao coma, e pode causar a morte. 

Saiba os tipos, efeitos e consequências das drogas para saúde

Porque a Ibogaína é proibida no Brasil

A ibogaína e a própria planta chamada Iboga não podem ser vendidas no Brasil e em vários outros países porque não existem comprovações científicas da sua eficácia e segurança em humanos. Além disso, a planta é tóxica, tem um grande efeito alucinógeno e pode levar a doenças psiquiátricas porque atua diretamente no sistema nervoso central, mais especificamente nas regiões que controlam o equilíbrio, memória e a consciência do próprio corpo, e suas consequências e efeitos adversos ainda não são totalmente conhecidos.  

Há estudos que indicam que um tratamento de 4 dias com o chá de Iboga foi suficiente para eliminar a dependência química, no entanto já está comprovado que doses elevadas podem causar efeitos colaterais desagradáveis como febre, batimento cardíaco acelerado e morte. Assim, são necessários mais estudos que possam evidenciar o benefício, a forma de atuação e a dose segura para que a Iboga possa ser utilizada para fins medicinais, inclusive para poder ser usada no tratamento da dependência química devido ao uso de drogas ilícitas. Saiba como é feito o tratamento para se livrar das drogas

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar