Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda os efeitos da planta Ayahuasca no corpo

A ayahuasca é uma bebida alucinogênia, feita a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas.

Esta bebida contém uma substância, conhecida como DMT, que imita o efeito de um neurotransmissor do corpo humano capaz de criar estados de consciência sobrenatural, levando as pessoas a ter visões relacionadas aos seus próprios problemas, sentimentos, medos e experiências.

Por ter este efeito, algumas religiões e cultos utilizam a bebida como um ritual de limpeza, no qual a pessoa abre sua mente e enfrenta todos seus problemas com clareza. Além disso, como a mistura causa efeitos colaterais como vômitos e diarreia, é vista como um purificador completo, limpando a mente e o corpo.

Entenda os efeitos da planta Ayahuasca no corpo

Como pode ser usada na medicina

Esta bebida está sendo estudada pela medicina ocidental para que possa ser utilizada no tratamento de diferentes tipos de problemas psiquiátricos, como:

  • Depressão: diferentes pessoas afirmam que, durante a experiência com ayahuasca, se tornaram capazes de ver e resolver com mais clareza os problemas que estavam na base da doença;
  • Síndrome do estresse pós-traumático: o efeito alucinogênio permite reviver as memórias que levaram ao surgimento da síndrome, permitindo enfrentar os medos ou facilitar o processo de luto;
  • Vícios: o uso de ayahuasca leva a pessoa a ter um olhar mais profundo das suas ideias, problemas, crenças e estilos de vida, provocando alterações nos hábitos negativos.

No entanto, os cultos que a usam regularmente, afirmam que esse tipo de efeito medicinal só surge quando a pessoa está determinada enfrentar seus problemas, não podendo ser utilizada como um simples remédio que é ingerido para provocar o efeito esperado.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais frequentes da ingestão de ayahuasca são vômitos, náuseas e diarreia, que podem surgir logo após beber a mistura ou durante as alucinações, por exemplo. Outros efeitos relatados incluem ainda suores excessivos, tremores, aumento da pressão arterial e aumento do batimento cardíaco.

Além disso, como é uma bebida alucinogênia, a ayahuasca pode causar alterações emocionais permanentes como excesso de ansiedade, medos e paranoia, que em casos extremos pode provocar a morte. Assim, embora não seja um bebida ilegal, não deve ser utilizada de forma leviana.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...