Cogumelos alucinógenos: como funcionam e possíveis efeitos

Agosto 2021

Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos, são tipos de fungos que crescem nos solos e que possuem substâncias psicoativas capazes de promover alterações em regiões do cérebro e alterar a percepção da pessoa sobre as coisas que estão a sua volta. Os principais cogumelos com efeitos psicoativos são Psilocybe cubensis Panaeolusspp., apesar da espécie Amanita muscaria ser a mais popularmente consumida.

Os efeitos dos cogumelos variam de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, forma como o cogumelo é consumido e concentração da substância, podendo haver alterações visuais e sensoriais, aumento da auto-confiança, mudança da consciência, sonolência e, em alguns casos, alucinações.

Cogumelos alucinógenos: como funcionam e possíveis efeitos

Como funcionam

Os cogumelos possuem em sua composição substâncias psicodislépticas, que são capazes de promover uma perturbação no sistema nervoso central, resultando nos seus efeitos alucinógenos. A principal substância presente nos cogumelos é a psilocibina, que é convertida no organismo em psilocina, que é a a principal responsável pelos efeitos alucinógenos dos cogumelos, pois atua diretamente no cérebro ligando regiões que normalmente não se comunicam e bloqueando os efeitos da serotonina, resultando em efeitos semelhantes aos da LSD, porém mais leves e de duração mais curta.

Além da psilocibina, outras substâncias que podem estar presentes nos cogumelos são a muscarina e o isoxazol, que podem causar náuseas, dor abdominal, vômito, euforia, alterações visuais, alteração dos batimentos cardíacos e alucinações, no caso do isoxazol.

Efeitos dos cogumelos alucinógenos

Os efeitos alucinógenos dos cogumelos dependem não só da concentração das substâncias psicoativas e da quantidade consumida, mas também do estado psicológico da pessoa. Na maioria dos casos, o que acontece quando esses cogumelos são consumidos é a alteração da percepção do que está em volta, podendo ser difícil diferenciar fantasia e realidade. Os principais efeitos dos cogumelos alucinógenos são:

  • Aumento da sensibilidade perceptiva;
  • Sensação de bem-estar;
  • Aumento da auto-confiança;
  • Aumento da pressão sanguínea e da temperatura corporal;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Mudança da consciência, humor e pensamentos, sendo popularmente conhecida como "viagem";
  • Dilatação das pupilas;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Fraqueza muscular;
  • Distorções visuais e sensoriais, como halos de luz e cores vivas.

Algumas vezes as pessoas podem experimentar os efeitos negativos dos cogumelos mágicos, sendo chamado de "viagem ruim", que é caracterizada pela presença de alucinações, pânico, medo, paranoia e ansiedade.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FARIA, Jéssica F. Fungos alucinógenos: Uma revisão sobre o Psilocybe sp. e a substância Psilocibina. Trabalho de especialização, 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.
Mais sobre este assunto: