Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cogumelos alucinógenos - conheça os seus efeitos

Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos, são tipos de fungos que crescem nos solos e que possuem substâncias psicoativas capazes de promover alterações em regiões do cérebro e alterar a percepção da pessoa sobre as coisas que estão a sua volta.

Esse tipo de droga natural pode ser consumido em sua forma natural, cozidos, secos ou em forma de chá, sendo esta a forma mais utilizada. Os efeitos dessa droga varia de acordo com o estado geral da pessoa e da forma de consumo do cogumelo, podendo ser distorções visuais, aumento da auto-confiança e sentimento de euforia, por exemplo. Conheça outras drogas naturais e seus efeitos.

Cogumelos alucinógenos - conheça os seus efeitos

Efeitos dos cogumelos alucinógenos

Apesar do nome, os cogumelos raramente provocam alucinações, somente quando consumidas grandes quantidades. O que acontece quando os cogumelos mágicos são consumidos é a alteração da percepção do que está a volta da pessoa, podendo ser difícil diferenciar fantasia e realidade.

Os efeitos podem variar de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, se a pessoa está fazendo uso de outras drogas ao mesmo tempo e da quantidade de cogumelo consumido, sendo os principais efeitos:

  • Aumento da sensibilidade perceptiva;
  • Sensação de bem-estar;
  • Aumento da auto-confiança;
  • Aumento da pressão sanguínea e da temperatura corporal;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Mudança da consciência, humor e pensamentos, sendo popularmente conhecida como "viagem";
  • Dilatação das pupilas;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Fraqueza muscular;
  • Distorções visuais e sensoriais, como halos de luz e cores vivas.

Algumas vezes as pessoas podem experimentar os efeitos negativos dos cogumelos mágicos, sendo chamado de "viagem ruim", que é caracterizada pela presença de alucinações, pânico, medo, paranoia e ansiedade.

Assim como todas as drogas, o consumo frequente ou em grandes quantidades de cogumelo podem trazer alguns riscos para a saúde da pessoa, como agitação, perda do controle muscular, convulsões, paranoia, psicose, parada cardíaca e coma. Saiba quais são os efeitos e consequências das drogas para a saúde.

Como consumir

Os cogumelos podem ser consumidos na sua forma natural, cozidos, secos ou em forma de chá. Após o consumo do chá de cogumelo, os efeitos surgem após 25 a 30 minutos e duram entre 4 e 6 horas. No caso do consumo do cogumelo cru, os efeitos são mais intensos e mais rápidos, surgindo após cerca de 5 a 10 minutos, isso porque as substâncias psicoativas dos cogumelos não sofrem alterações com a temperatura utilizada para fazer o chá.

Os principais gêneros de cogumelos alucinógenos encontrados no Brasil são Psilocybe e Panaeolus, apesar da espécie Amanita muscaria ser a mais popularmente consumida.

Como funcionam

Os cogumelos possuem em sua composição uma substância psicoativa denominada psilocibina, que é convertida no organismo em psilocina, que é a a principal responsável pelos efeitos alucinógenos dos cogumelos, pois atua diretamente no cérebro ligando regiões que normalmente não se comunicam e bloqueando os efeitos da serotonina, resultando em efeitos semelhantes aos da LSD, porém mais leves e de duração mais curta. Entenda o que é e para que serve a serotonina.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar