Cogumelos alucinógenos: como funcionam e possíveis efeitos

agosto 2021

Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos, são tipos de fungos que crescem nos solos e que possuem substâncias psicoativas capazes de promover alterações em regiões do cérebro e alterar a percepção da pessoa sobre as coisas que estão a sua volta. Os principais cogumelos com efeitos psicoativos são Psilocybe cubensis Panaeolusspp., apesar da espécie Amanita muscaria ser a mais popularmente consumida.

Os efeitos dos cogumelos variam de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, forma como o cogumelo é consumido e concentração da substância, podendo haver alterações visuais e sensoriais, aumento da auto-confiança, mudança da consciência, sonolência e, em alguns casos, alucinações.

Como funcionam

Os cogumelos possuem em sua composição substâncias psicodislépticas, que são capazes de promover uma perturbação no sistema nervoso central, resultando nos seus efeitos alucinógenos. A principal substância presente nos cogumelos é a psilocibina, que é convertida no organismo em psilocina, que é a a principal responsável pelos efeitos alucinógenos dos cogumelos, pois atua diretamente no cérebro ligando regiões que normalmente não se comunicam e bloqueando os efeitos da serotonina, resultando em efeitos semelhantes aos da LSD, porém mais leves e de duração mais curta.

Além da psilocibina, outras substâncias que podem estar presentes nos cogumelos são a muscarina e o isoxazol, que podem causar náuseas, dor abdominal, vômito, euforia, alterações visuais, alteração dos batimentos cardíacos e alucinações, no caso do isoxazol.

Efeitos dos cogumelos alucinógenos

Os efeitos alucinógenos dos cogumelos dependem não só da concentração das substâncias psicoativas e da quantidade consumida, mas também do estado psicológico da pessoa. Na maioria dos casos, o que acontece quando esses cogumelos são consumidos é a alteração da percepção do que está em volta, podendo ser difícil diferenciar fantasia e realidade. Os principais efeitos dos cogumelos alucinógenos são:

  • Aumento da sensibilidade perceptiva;
  • Sensação de bem-estar;
  • Aumento da auto-confiança;
  • Aumento da pressão sanguínea e da temperatura corporal;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Mudança da consciência, humor e pensamentos, sendo popularmente conhecida como "viagem";
  • Dilatação das pupilas;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Fraqueza muscular;
  • Distorções visuais e sensoriais, como halos de luz e cores vivas.

Algumas vezes as pessoas podem experimentar os efeitos negativos dos cogumelos mágicos, sendo chamado de "viagem ruim", que é caracterizada pela presença de alucinações, pânico, medo, paranoia e ansiedade.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em agosto de 2021.

Bibliografia

  • FARIA, Jéssica F. Fungos alucinógenos: Uma revisão sobre o Psilocybe sp. e a substância Psilocibina. Trabalho de especialização, 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.