Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bolinhas no braço: Causas e o que fazer

As pequenas bolinhas no braço que afetam adultos ou crianças, geralmente não indicam nenhuma doença grave, embora possa ser muito incômodo. As 4 principais causas desse sintoma são a queratose pilar, espinhas, foliculite e a alergia na pele. Para identificar exatamente o que é deve-se levar em consideração o local onde elas surgem e se existem outros sintomas como coceira ou vermelhidão da pele no mesmo local ou em outras partes do corpo.

O médico mais indicado para saber qual a causa das bolinhas na pele e qual o tratamento adequado é o dermatologista, mas o pediatra é o mais indicado para avaliar as crianças, e o clínico geral também pode identificar o que está acontecendo, em adultos.

Indicamos aqui as causas mais comuns do surgimento de bolinhas no braço:

Ceratose pilar
Ceratose pilar
Espinhas
Espinhas

1. Queratose pilar

As bolinhas que surgem principalmente na parte lateral e parte de trás dos braços ou no bumbum devido a produção excessiva de queratina pela pele. Esta alteração é uma característica genética, e por isso não tem cura, mas quando não é devidamente tratada pode inflamar, caso a pessoa fique mexendo com as mãos sujas, e levar ao escurecimento de algumas regiões da pele.

  • O que fazer: As bolinhas tendem a aparecer com mais frequência no verão devido ao suor e ao uso de jeans apertados. Por isso, recomenda-se usar roupas frescas, que deixam a pele "respirar" e não fazer esfoliações, pois elas pode agravar o quadro. É indicado o uso de hidratantes corporais à base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico para controlar a produção de células mortas e conferir a hidratação necessária.

Saiba tudo sobre a queratose pilar.

2. Espinhas ou cravos

As bolinhas avermelhadas podem ser espinhas ou cravos quando são mais escuros. Isso afeta mais adolescentes e jovens, especialmente no verão e podem até mesmo causar alguma coceira, principalmente quando o corpo está transpirado.

  • O que fazer: É aconselhado usar produtos anti-acne para controlar o oleosidade da pele e evitar que as espinhas se tornem maiores e inflamadas. Em relação aos cravos deve-se resistir a vontade de espremer, porque esse hábito pode gerar pequenas cicatrizes que depois são difíceis de serem removidas. Pode-se tomar banho normalmente mas depois deve-se aplicar um creme para espinhas como acnase, vitanol A ou outro indicado pelo dermatologista.
Foliculite
Foliculite
Alergia
Alergia

Saiba as melhores formas de combater cravos e espinhas.

3. Foliculite

Os pêlos encravados são outra causa comum do surgimento de pequenas bolinhas ou carocinhos nos braços, virilhas, pernas e axilas. Normalmente estão relacionadas a depilação com lâmina, mas também pode acontecer quando se usa roupas muito apertadas, que ficam roçando na pele, dificultando o crescimento do pêlo.

  • O que fazer: Deve-se esfoliar a pele antes de fazer a depilação e sempre usar roupas mais largas que não ficam muito justas ao corpo. Quando existe a suspeita de que o local infeccionou o médico pode receitar o uso de alguma pomada antibiótica para aplicar durante 7 a 10 dias.

Veja tudo sobre a foliculite.

4. Alergia na pele: 

Alergia na pele pode causar intensa coceira, que pode levar até mesmo a formação de pequenas crostinhas ou até mesmo ferir a pele. A alergia pode ser causada por pêlos de animais, tecido da roupa, algum produto cosmético diferente, ou algum bichinho que entrou em contato com a pele, por exemplo. A alergia a algum alimento também pode causar coceira em todo corpo.

  • O que fazer: O médico pode recomendar a toma de um anti-alérgico como Hidroxizina e para complementar pode-se lavar o área com uma loção calmante como Pruriced, por exemplo. Saiba mais exemplos de remédios para alergia.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar