Hepatologista: o que é, que doenças trata e quando ir

Atualizado em julho 2023

O hepatologista é um médico especializado na prevenção e no tratamento de doenças que causam danos ao fígado e aos órgãos que atuam em conjunto com o fígado, como a vesícula biliar.

Além disso, o médico hepatologista também pode solicitar exames de sangue, biópsias e exames de imagem, que ajudam no diagnóstico de situações, como pedra na vesícula, hepatite, gordura no fígado e Cirrose hepática, por exemplo.

É importante passar por uma consulta com o hepatologista sempre que surgirem sinais e sintomas que indiquem problemas no fígado e trato biliar, como dor na barriga, pele e olhos amarelados, barriga inchada e perda de peso sem motivo aparente. Assim, o hepatologista poderá fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Quais as doenças tratadas pelo hepatologista

As doenças tratadas pelo hepatologista são aquelas relacionadas ao fígado, vesícula biliar e pâncreas, como:

O médico hepatologista pode atender em consultórios particulares, unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais.

Para diagnosticar alterações no fígado e vesícula biliar, o hepatologista geralmente faz uma avaliação física, do sinais e sintomas, e da história de saúde da pessoa, além de solicitar exames complementares, como exame de sangue, urina, ultrassonografia, endoscopia e biópsia, para ajudar no diagnóstico e indicação de tratamento mais adequado para cada situação.

Os tratamentos indicados pelo hepatologista variam de acordo com o estado de saúde da pessoa e com o tipo de problema, podendo incluir o uso de remédios, dietas e cirurgias.

Quando procurar o hepatologista

É importante procurar o hepatologista sempre que surgirem sinais e sintomas quando aparecerem sinais e sintomas relacionados com alterações na vesícula biliar, como pele e olhos amarelados, urina escura, dor frequente no lado direito da barriga e nas costas e febre.

Além disso, é recomendado também passar por uma consulta com o hepatologista quando apresentar sinais e sintomas que possam indicar alterações no fígado, como coceira no corpo, dor de cabeça frequente e fezes amareladas, esbranquiçadas ou acinzentadas.

Veja no vídeo a seguir outros sinais e sintomas onde também é recomendado passar por uma consulta com o hepatologista:

Vídeos relacionados