A gastroenterite viral é uma doença em que há inflamação do estômago devido à presença de vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus, e que leva ao aparecimento de alguns sintomas, como diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal que podem durar até 7 dias caso não seja tratada.
Para combater a gastroenterite, é importante ficar em repouso e beber bastante líquido para repor os minerais perdidos e prevenir a desidratação, além de também ser recomendado ter uma alimentação mais leve e de fácil digestão.

Principais sintomas
Os sintomas de gastroenterite viral podem surgir poucas horas ou até 1 dia após o consumo do alimento ou água contaminada com o vírus, sendo os principais:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia líquida;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Cólicas;
- Dor muscular;
- Febre;
- Calafrios.
Além disso, quando a gastroenterite viral não é identificada e tratada corretamente, é possível também que surjam sinais e sintomas de desidratação, já que há grande perda de líquidos e minerais, podendo ser notado tontura, lábios secos, suor frio ou falta de suor e alteração dos batimentos cardíacos. Conheça outros sintomas de desidratação.
Dessa forma, na presença de sintomas mais graves de gastroenterite viral que possam ser indicativos de desidratação, é recomendado consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que seja possível fazer uma avaliação dos sintomas apresentados e exames que ajudem a identificar o vírus responsável pela infecção.
Como acontece a transmissão
A transmissão da gastroenterite viral acontece por via fecal-oral, através do consumo de água ou alimentos contaminados pelo rotavírus, norovírus, astrovírus ou adenovírus, ou contato com superfícies contaminadas por esses agentes infecciosos. Além disso, alguns destes vírus, são resistentes a temperaturas altas, até aos 60ºC e, por isso, o vírus pode ser transmitido mesmo através de bebidas quentes.
É ainda muito comum a ocorrência de surtos em ambientes fechados, como creches, hospitais, escolas e excursões de cruzeiros, devido à elevada proximidade entre as pessoas e às refeições que ingerem em comum. O rotavírus é o agente mais frequente, sendo responsável por cerda de 60% de todos os episódios de diarreia nos países em desenvolvimento e por cerca de 40% nos países mais desenvolvidos. Saiba mais sobre a infecção pelo rotavírus.
Como prevenir a gastroenterite
Para prevenir a gastroenterite, é importante fazer uma correta higiene pessoal e dos alimentos, sendo importante:
- Lavar e manter limpas as mãos;
- Cobrir a boca e o nariz com lenços de papel quando espirrar ou tossir ou usar a dobra do braço;
- Evitar partilhar toalhas com outras pessoas;
- Armazenar os alimentos adequadamente;
- Guardar os alimentos cozidos entre os 0℃ e os 5℃, durante o mínimo de dias possível;
- Separar os alimentos crus dos alimentos cozidos, que devem ser processados com utensílios diferentes;
- Cozinhar os alimentos completamente, com calor suficiente, principalmente as aves e os ovos;
- Manter os utensílios e talheres bem limpos e evitar a partilha.
Além disso, existe ainda uma vacina indicada para prevenir as infecções por rotavírus, que é dada a crianças, para estimular o seu sistema imunológico a produzir anticorpos contra os tipos de rotavírus mais comuns. Veja mais sobre a vacina para rotavírus.
Como é feito o tratamento
O tratamento depende da gravidade da infecção e da resposta da pessoa e geralmente trata-se em casa. Uma das medidas mais importantes é evitar a desidratação através da ingestão de líquidos e soro de reidratação oral, que pode ser preparado em casa ou comprado em farmácias. Em alguns casos, a desidratação pode ter que ser tratada no hospital, através da administração de soro na veia.
Além disso, é importante fazer uma alimentação leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia, devendo-se preferir alimentos como arroz, frutas cozidas, carnes magras, como peito de frango e torradas, e evitar alimentos como leite e derivados, café, alimentos com muita gordura e com muito açúcar e álcool.
Em alguns casos, o médico pode ainda receitar remédios para aliviar os sintomas, como Plasil ou Dramin para as náuseas e os vômitos, Paracetamol para febre e dor abdominal.
Confira no vídeo a seguir algumas outras dicas para aliviar e combater os sintomas da gastroenterite: