Gastroenterite viral: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2022

A gastroenterite viral é a inflamação aguda do estômago e do intestino causada por vírus, como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus, resultando no aparecimento de alguns sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal que podem durar até 7 dias caso não seja tratada.

A transmissão da gastroenterite viral acontece principalmente por meio do consumo de alimentos e água contaminados por esses vírus e, por isso, para prevenir esse tipo de infecção é importante higienizar bem os alimentos antes de consumi-los, armazenar os alimentos corretamente e lavar bem as mãos.

Para combater a gastroenterite, é importante ficar em repouso e beber bastante líquido para repor os minerais perdidos e prevenir a desidratação, além de também ser recomendado ter uma alimentação mais leve e de fácil digestão. Caso os sintomas sejam muito intensos ou não melhorem ao longo do tempo, é importante que o médico seja consultado.

Sintomas de gastroenterite viral

Os sintomas de gastroenterite viral podem surgir poucas horas ou até 1 dia após o consumo do alimento ou água contaminada com o vírus, sendo os principais:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia líquida;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de peso;
  • Cólicas;
  • Dor muscular;
  • Febre;
  • Calafrios.

Além disso, quando a gastroenterite viral não é identificada e tratada corretamente, é possível também que surjam sinais e sintomas de desidratação, já que há grande perda de líquidos e minerais, podendo ser notado tontura, lábios secos, suor frio ou falta de suor e alteração dos batimentos cardíacos. Conheça outros sintomas de desidratação.

Dessa forma, na presença de sintomas mais graves de gastroenterite viral que possam ser indicativos de desidratação, é recomendado consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que seja possível fazer uma avaliação dos sintomas apresentados e exames que ajudem a identificar o vírus responsável pela infecção.

Principais causas

A gastroenterite viral é causada principalmente pelos vírus rotavírus, sendo responsável por cerda de 60% de todos os episódios de diarreia nos países em desenvolvimento e por cerca de 40% nos países mais desenvolvidos. Saiba mais sobre a infecção pelo rotavírus.

Além do rotavírus, a gastroenterite viral pode ser também causada pelo norovírus, astrovírus ou adenovírus, que também podem infectar alimentos e água, sendo transmitidos para as pessoas e levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção intestinal.

Como acontece a transmissão

A transmissão da gastroenterite viral acontece por via fecal-oral, através do consumo de água ou alimentos contaminados pelos vírus, ou contato com superfícies contaminadas por esses agentes infecciosos. Além disso, alguns vírus relacionados com esse tipo de gastroenterite, são resistentes a temperaturas altas, até aos 60ºC e, por isso, o vírus pode ser transmitido mesmo através de bebidas quentes.

É ainda muito comum a ocorrência de surtos em ambientes fechados, como creches, hospitais, escolas e excursões de cruzeiros, devido à elevada proximidade entre as pessoas e às refeições que ingerem em comum.

Como prevenir a gastroenterite

Para prevenir a gastroenterite, é importante fazer uma correta higiene pessoal e dos alimentos, sendo importante:

  • Lavar e manter limpas as mãos;
  • Armazenar os alimentos adequadamente;
  • Guardar os alimentos cozidos entre os 0ºC e os 5ºC, durante o mínimo de dias possível;
  • Separar os alimentos crus dos alimentos cozidos, que devem ser processados com utensílios diferentes;
  • Cozinhar os alimentos completamente, com calor suficiente, principalmente as aves e os ovos;
  • Manter os utensílios e talheres bem limpos e evitar a partilha.

Além disso, existe ainda uma vacina indicada para prevenir as infecções por rotavírus, que é dada a crianças para estimular o seu sistema imunológico a produzir anticorpos contra os tipos de rotavírus mais comuns. Veja mais sobre a vacina para rotavírus.

Como é feito o tratamento

O tratamento depende da gravidade da infecção e da resposta da pessoa, sendo normalmente realizado em casa. Uma das medidas mais importantes é evitar a desidratação através da ingestão de líquidos e soro de reidratação oral, que pode ser preparado em casa ou comprado em farmácias. Em alguns casos, a desidratação pode ter que ser tratada no hospital, através da administração de soro na veia.

Além disso, é importante fazer uma alimentação leve e de fácil digestão para oferecer os nutrientes necessários, sem provocar vômito ou diarreia, devendo-se preferir alimentos como arroz, frutas cozidas, carnes magras, como peito de frango e torradas, e evitar alimentos como leite e derivados, café, alimentos com muita gordura e com muito açúcar e álcool.

Confira no vídeo a seguir algumas outras dicas para aliviar e combater os sintomas da gastroenterite:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em janeiro de 2021.

Bibliografia

  • CARVALHO, Thais Cristina Nascimento et. al.. Conhecimento sobre gastroenterite viral pelos profissionais de saúde de um hospital materno-infantil de referência no Estado do Pará, Brasil . Rev Pan-Amaz Saude 2014. Vol.4. 3.ed; 11-18, 2014
  • JBM. Gastroenterites infecciosas. 2013. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2013/v101n2/a3986.pdf>. Acesso em 23 abr 2020
Mostrar bibliografia completa
  • DETECÇÃO DOS PRINCIPAIS VÍRUS CAUSADORES DE GASTROENTERITES. GASTROENTERITE VIRAL - . 2019. Disponível em: <https://mobiuslife.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Gastroenterite-viral.pdf>. Acesso em 23 abr 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

    10:06 | 63572 visualizações
  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1343997 visualizações
  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2502472 visualizações