Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

8 benefícios da framboesa e como fazer o chá

janeiro 2023

A framboesa é uma fruta rica em antocianinas, vitamina C e elagitaninos, compostos bioativos que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir situações como envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardíacas, como infarto e aterosclerose.

Além disso, a framboesa também ajuda na perda de peso, porque tem ótimas quantidades de fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade  ao longo do dia. Conheça outras frutas ricas em fibras

Os principais tipos de framboesa são a vermelha, a preta, ou negra, e a amarela, ou dourada, que possuem nutrientes similares. Essa fruta tem um sabor doce e suave e pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como geleias, tortas, sucos e smoothies. Já as folhas da framboesa podem ser usadas no preparo de chás.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo regular da framboesa para a saúde são:

1. Evitar doenças cardíacas

A framboesa é rica em polifenóis, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL no sangue. 

Por isso, o consumo de framboesa evita a formação de placas de ateroma, evitando doenças cardíacas, como aterosclerose, infarto, trombose ou AVC.

2. Regular a pressão arterial

As antocianinas presentes na framboesa favorecem o relaxamento das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando, assim, a regular a pressão arterial.

Além disso, essa fruta também é rica em potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio pela urina, regulando assim a pressão arterial. Veja outros alimentos ricos em potássio.

3. Promover a perda de peso

A framboesa fornece ótimas quantidades de fibras que desaceleram o esvaziamento do estômago, ajudando a aumentar a saciedade e reduzir a fome. Além disso, essa fruta contém poucas calorias, podendo ser incluída em uma dieta para emagrecer.

Além disso, as antocianinas atuam como agente antiobesidade, ajudando a alterar o metabolismo das gorduras, diminuindo a inflamação, aumentando o gasto energético e favorecendo a oxidação da gordura acumulada, diminuindo seu acúmulo no organismo.

4. Retardar o envelhecimento precoce

A framboesa ajuda a retardar o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina C, um nutriente que favorece a produção de colágeno, uma proteína importante para manter a firmeza e a elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas e linhas de expressão.

Além disso, os polifenóis presentes na framboesa também previnem os danos causados pelos radicais livres às células da pele, revertendo os danos causados ​​pelos raios ultravioleta do sol ou outros poluentes.

5. Prevenir a diabetes

De acordo com alguns estudos [1], [2], as antocianinas e o ácido elágico presentes nas framboesas poderiam estimular a secreção de insulina, além de atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo.

Além disso, as fibras presentes na framboesa também diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, controlando os níveis de glicemia no sangue, sendo, por isso, considerada um alimento de baixo índice glicêmico. Conheça o índice glicêmico de outros alimentos.

6. Fortalecer o sistema imunológico

A framboesa é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente que aumenta a produção das células de defesa, diminui o estresse oxidativo e favorece a produção de glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico.

7. Melhorar a concentração e memória

A framboesa é rica em polifenóis que melhoram a circulação sanguínea, reduzem o stress oxidativo e a inflamação no cérebro, melhorando a concentração e a memória, além de prevenir o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

8. Prevenir o surgimento do câncer

O consumo regular de framboesa previne a formação de radicais livres e reduz a inflamação no corpo, por ser rica em polifenóis e outros compostos bioativos que inibem a proliferação de células tumorais, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon, próstata, mama e endométrio.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de framboesas ao natural e desidratadas:

Componentes

100 g de framboesas crudas

100 g de framboesas desidratadas

Calorias

49 calorias

293 calorias

Proteínas

0,9 g

5,4 g

Gorduras

0,6 g

3.6 g

Carboidratos

5,1 g

30,9 g

Fibras

6,7 g

40,5 g

Vitamina A

2 mcg

-

Vitamina C

30 mg

-

Vitamina B9

33 mcg

199,7 mcg

Potássio

230 mg

1390 mg

Cálcio

26 mg

160 mg

Fósforo

23 mg

140 mg

Magnésio

20 mg

120 mg

Zinco

0,3 mg

1,8 mg

Para se obter todos os benefícios da framboesa, é importante também uma alimentação equilibrada e saudável, e fazer exercícios físicos regularmente.

Como preparar o chá de framboesa

Para fazer o chá de framboesa, basta ferver 1 xícara de água numa panela e, após desligar o fogo, adicionar 1 colher de chá de folhas de framboesa picadas. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

O chá de folhas de framboesa pode ser indicado para ajudar a acelerar o trabalho de parto. No entanto, esse chá só deve ser tomado com a supervisão do obstetra. Entenda melhor como o chá de framboesa ajuda no parto.

Receitas saudáveis com framboesa

Imagem ilustrativa número 2

A framboesa pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, smoothies, geleias e tortas.

1. Geleia de framboesa

Ingredientes:

  • 500 g de framboesas frescas;
  • 1 xícara de adoçante para forno e fogão;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Lavar bem e escorrer as framboesas. Colocar as framboesas em uma panela com o adoçante e levar ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Deixar as framboesas cozinharem por cerca de 30 minutos ou até as frutas ficarem macias e a geleia engrossar.

Deixar amornar e colocar a geleia no liquidificador, batendo até ficar uma mistura homogênea. Após amornar, distribuir a geleia em potes de vidro e tampar bem. Armazenar a geleia na geladeira por até 1 mês. Servir a geleia com queijo, torradas ou tortas.

2. Smoothie de framboesa

Ingredientes:

  • 1 xícara de framboesas frescas ou congeladas;
  • ½ banana;
  • 100 ml de suco de laranja;
  • 200 ml de leite de coco ou outra bebida vegetal;
  • 1 colher de chá de sementes de chia

Modo de preparo:

Lavar bem as framboesas e picar a banana. Colocar todos os ingredientes, exceto a chia, no liquidificador ou processador e bater por 2 minutos. Transferir para uma taça ou copo, adicionar as sementes de chia, misturar bem e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar: Framboesa desidratada. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?22593>. Acesso em 19 dez 2022
  • CORY Hannah; PASSARELLI Simone et al. The Role of Polyphenols in Human Health and Food Systems: A Mini-Review. Frontiers in Nutrition. 5. 1-9, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar: Framboesa. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?22665>. Acesso em 19 dez 2022
  • SIGH Sangeeta et al. Phytochemicals and Medicinal Uses of Red Raspberry: A Review. Journal of Pharmaceutical Research. 5. 2; 48-52, 2020
  • CORY Hannah; PASSARELLI Simone et al. The Role of Polyphenols in Human Health and Food Systems: A Mini-Review. Frontiers in Nutrition. 5. 1-9, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 8 Melhores frutas para DIABETES

    16:43 | 413642 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1455154 visualizações