Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Goiaba: Principais benefícios e como consumir

A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais, devido ao seu conteúdo em vitamina C, A e B. O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

Esta fruta tropical pode ser encontrada nas regiões da América Central e Sul e é uma ótima opção para adicionar nas dietas de emagrecimento, já que tem poucas calorias. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais.

Goiaba: Principais benefícios e como consumir

Assim, os principais benefícios da goiaba para a saúde são:

1. Melhora a digestão

A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

2. Trata a diarreia

Esta fruta tem propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal, além de eliminar os micro-organismos que podem estar na sua origem, devido à sua ação antimicrobiana. Por isso, pode ser ingerida para tratar a gastroenterite e a desinteria infantil.

Por ter forte propriedade antidiarreica, devido ao seu elevado conteúdo de taninos, a goiaba deve ser evitada por quem sofre com prisão de ventre.

3. Evita o envelhecimento e previne do câncer

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias.

4. Previne a anemia

A goiaba facilita a absorção de ferro da dieta, permitindo evitar casos de anemia por falta de ferro, especialmente quando é consumida junto de alimentos ricos em ferro, como marisco, gema de ovo ou espinafres, por exemplo.

5. Favorece a perda de peso

Cada goiaba tem cerca de 52 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso, como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

6. Cuida da saúde da pele

Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce, que resulta em perda de elasticidade e rugas.

Informação nutricional da goiaba

Nesta tabela está demonstrada a informação nutricional para cda 100 gramas, da goiaba branca e da vermelha:

Componentes em cada 100 gramasGoiaba brancaGoiaba vermelha
Energia52 calorias54 calorias
Proteínas0,9 g1,1 g
Gorduras0,5 g0,4 g
Carboidratos12,4 g13 g
Vitamina A (retinol)-38 mcg
Vitamina B1vestígios0,05 mg
Vitamina B2vestígios0,05 mg
Vitamina B3vestígios1,20 mg
Vitamina C99,2 mg80,6 mg
Cálcio5 mg4 mg
Fósforo16 mg15 mg
Ferro0,2 mg0,2 mg
Magnésio7 mg7 mg
Potássio220 mg198 mg

Como comer goiaba

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás.

A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia. Veja como preparar algumas receitas simples com goiaba:

1. Suco de goiaba

Goiaba: Principais benefícios e como consumir

Ingredientes

  • 2 goiabas;
  • 1 colher (de sopa) de hortelã;
  • ½ litro de água

Modo de preparo

Tirar a pele da goiaba e bater no liquidificador com os outros ingredientes. Este suco pode ser bebido até 2 vezes por dia.

2. Chá de goiaba

Goiaba: Principais benefícios e como consumir

Ingredientes

  • 15 g de folhas de goiaba;
  • ½ litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar as folhas e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia. Este chá pode ainda ser usado para fazer um banho de assento, para tratar infecções vaginais causadas por tricomoníase ou candidíase, devido às suas propriedades antimicrobianas.


Bibliografia

  • COSTA Eronita. Nutrição & Frutoterapia. 1º. Brasil: Vozes, 2011. 110-113.
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Link: <www.nepa.unicamp.br>. Acesso em 03 Jun 2019
  • INSTITUTO DE NUTRICIÓN DE CENTRO AMÉRICA Y PANAMÁ (INCAP) Y ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD (OPS). Tabla de composición de alimentos de centroamérica. 2012. . Acesso em 03 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem