Fenilalanina: o que é, para que serve e onde encontrar

outubro 2022

A fenilalanina é um aminoácido essencial que deve ser obtido através da alimentação. Esse aminoácido é importante para a produção de outras proteínas e para a formação de neurotransmissores, como dopamina e epinefrina, que ajudam a melhorar a memória e o humor.

A fenilalanina é encontrada naturalmente na forma de L- fenilalanina e D- fenilalanina em alimentos ricos em proteínas, como ovos, soja, queijo, frango e carne, ou pode ser usada pela indústria, contida no adoçante aspartame, para adoçar os alimentos. Além disso, a fenilalanina também é comercializada na forma de suplementos.

No entanto, esse aminoácido não deve ser consumido por pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética onde o organismo não consegue metabolizar a fenilalanina, podendo causar convulsões e hiperatividade, por exemplo. Conheça mais sobre a fenilcetonúria.

Para que serve a fenilalanina

A fenilalanina é um aminoácido usado para a síntese de proteínas e também na produção de tirosina, um aminoácido que atua na produção de neurotransmissores como a epinefrina, norepinefrina e dopamina no organismo.

Por isso, os possíveis benefícios da fenilalanina para a saúde são:

1. Pode aliviar a dor crônica

A fenilalanina tem a capacidade de aumentar os níveis de endorfinas no cérebro, substâncias que têm um efeito analgésico natural, reduzindo dores e desconfortos crônicos, como osteoartrite, artrite reumatoide e dor nas costas.

No entanto, o suplemento de fenilalanina só deve ser usado para complementar o tratamento e sob a recomendação de um médico.

2. Pode combater ansiedade e depressão

A fenilalanina atua na produção de dopamina, epinefrina e norepinefrina, neurotransmissores que ajudam a regular o humor e promovem a sensação de bem estar e prazer, combatendo sintomas de ansiedade e depressão. Conheça mais sobre a dopamina.

Por isso, a suplementação de fenilalanina pode ajudar no combate à ansiedade e depressão. No entanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar esse benefício.

3. Pode ajudar no emagrecimento

A fenilalanina atua na formação de colecistocinina, um hormônio que transmite sinais de saciedade para o cérebro, diminuindo a fome. Por isso, consumir alimentos fontes de fenilalanina pode ajudar no emagrecimento.

Entretanto, mais estudos são essenciais para se confirmar os benefícios desse aminoácido no emagrecimento.

4. Tratar as manchas de vitiligo

A fenilalanina atua na produção de melanina, a substância que dá cor para a pele, cabelo e olhos e que se encontra em falta nas pessoas com vitiligo, uma condição caracterizada pela alteração da função das células responsáveis pela produção de melanina. Entenda mais sobre vitiligo.

Por isso, o tratamento com o uso de suplementos de fenilalanina e a exposição à radiação UVA ajuda no tratamento das manchas de vitiligo. Além disso, a aplicação de cremes com L-fenilalanina também parece aumentar os resultados.

5. Pode ajudar no tratamento de diversas doenças

A fenilalanina é importante para a formação de tirosina, outro aminoácido que atua na produção de neurotransmissores como noradrenalina e dopamina, podendo ajudar no tratamento de problemas como sintomas de abstinência ao álcool, déficit de atenção e doença de Parkinson, por exemplo.

No entanto, são necessários mais estudos que comprovem a eficácia da fenilalanina no tratamento dessas condições.

Diferença entre fenilalanina e tirosina

A tirosina é um aminoácido não essencial, ou seja, que é produzido pelo organismo a partir da fenilalanina. Além disso, esse aminoácido também pode ser obtido através da ingestão de alguns alimentos, como queijos, peixes e nozes, por exemplo, que podem ser consumidos por pessoas com fenilcetonúria.

Já a fenilalanina é um aminoácido que não é produzido pelo organismo e, por isso, deve ser obtido através do consumo de alimentos como leite, carne bovina, queijos e ovos, ou suplementos. A fenilalanina não pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria.

Alimentos ricos em fenilalanina

Os principais alimentos ricos em fenilalanina são:

  • Carnes, como de porco, de boi, frango, pato e peru;
  • Laticínios, como queijo, leite, manteiga, creme de leite e iogurte;
  • Comidas com soja, como molho de soja, tofu, bebida à base de soja e tempeh;
  • Sementes e nozes, como amendoim, sementes de abóbora, chia ou sementes de girassol;
  • Peixes e frutos do mar, como sardinha, salmão, atum, camarão, lagosta e ostras;
  • Leguminosas, como feijão, soja, grão-de-bico e lentilhas;
  • Alimentos com trigo, como bolo, pão branco, pão integral;
  • Embutidos, como linguiça, salsicha, bacon e presunto.

Além disso, produtos com aspartame, um adoçante usado como substituto do açúcar em refrigerantes e doces, também são ricos em fenilalanina. Confira outros alimentos que contêm fenilalanina.

A fenilalanina faz mal para a saúde?

O consumo de alimentos e suplementos com fenilalanina por pessoas saudáveis não faz mal.

No entanto, pessoas com fenilcetonúria devem consumir poucas quantidades desse aminoácido. Isto porque essa doença impede a conversão da fenilalanina em tirosina, promovendo o acúmulo de fenilalanina no sangue e causando problemas como hiperatividade, convulsões e feridas na pele, por exemplo.

Por isso a fenilalanina deve ser consumida com moderação por pessoas com fenilcetonúria, sendo que a quantidade permitida varia conforme a idade. Veja a quantidade de fenilalanina recomendada para pessoas com fenilcetonúria.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Phenylketonuria. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK535378/>. Acesso em 25 out 2022
  • ANVISA. Conteúdo de fenilalanina nos alimentos . Disponível em: <https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzJmZTMzMmQtM2MzMS00Yjk3LTg2MTMtZDlkN2Q0OGI0MWMxIiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9>. Acesso em 25 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ANVISA. Fenilalanina em alimentos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/fenilalanina#:~:text=A%20fenilalanina%20%C3%A9%20um%20amino%C3%A1cido,ingest%C3%A3o%20deve%20ser%20rigorosamente%20controlada>. Acesso em 25 out 2022
  • PEACEHEALTH. Medical Topics A Z: Phenylalanine. Disponível em: <https://www.peacehealth.org/medical-topics/id/hn-2895002>. Acesso em 25 out 2022
  • UNIVERSITY OF ROCHESTER MEDICAL CENTER. Encyclopedia: Phenylalanine. Disponível em: <https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=19&contentid=Phenylalanine>. Acesso em 25 out 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentos para combater a DEPRESSÃO

    07:22 | 76679 visualizações
  • Depressão na Adolescência · como identificar

    09:43 | 41312 visualizações