Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e para que serve a Fenilalanina

A fenilalanina é um aminoácido natural que não é produzido pelo corpo e que, por isso, só pode ser obtido através dos alimentos, especialmente através do queijo e da carne. Este aminoácido é muito importante para a formação de neurotransmissores, sendo por isso capaz de melhorar a memória, aumentar a capacidade mental e até melhorar o humor.

Além disso, acredita-se que a fenilalanina atua como um inibidor natural do apetite e que quando está combinado com o exercício, acelera a mobilização das gorduras, podendo ser, por isso, utilizada em algumas dietas para baixar o peso.

Embora tenha todos estes benefícios, existe uma doença metabólica congênita denominada fenilcetonúria, em que as pessoas portadoras dessa doença não conseguem metabolizar esse aminoácido devido a alteração por causa de defeito enzimático, o que faz com que esse aminoácido seja acumulado, sendo considerada perigosa e tóxica para o cérebro. Por este motivo, a fenilalanina deve ser excluída da alimentação dessas pessoas, no entanto nas pessoas saudáveis a fenilalanina não faz mal nenhum e pode ser ingerida de forma segura tanto nos alimentos quando como suplemento.

O que é e para que serve a Fenilalanina

Principais funções no organismo

A fenilalanina é um aminoácido essencial e que faz parte da estrutura dos tecidos e das células do organismo, já que juntamente com outros aminoácidos é responsável pela síntese de proteínas no organismo

Além disso, a fenilalanina também é necessária para a produção de outras moléculas, como a tirosina, que é outro aminoácido que faz parte das estruturas do tecido, e as catecolaminas, que são hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais, como a epinefrina, norepinefrina e dopamina, que são hormônios responsáveis pela regulação do humor e da resposta do organismo frente a uma situação de estresse.

Para que serve a fenilalanina

A fenilalanina serve para compor as células do corpo humano, além de ser um componente essencial dos tecidos corporais. Por isso, o consumo de fenilalanina tem diversos benefícios para a saúde, como:

1. Aliviar a dor crônica

A fenilalanina tem a capacidade de aumentar os níveis de endorfinas no cérebro, que são substâncias que têm um efeito analgésico natural, reduzindo dores e desconfortos, mesmo que crônicos.

No entanto, a fenilalanina não trata a causa da dor e, por isso, continua sendo importante consultar um médico, mesmo que a dor esteja melhorando.

2. Combater a depressão

A fenilalanina atua na produção de dopamina, um hormônio que quando é liberado no organismo promove a sensação de bem estar, prazer, euforia e felicidade, melhorando a disposição mental e combatendo os sintomas característicos da depressão.

Alguns estudos demonstraram que durante uma crise depressiva, os níveis de aminoácidos, com a fenilalanina e a tirosina, encontram-se diminuídos. Por isso, o seu consumo durante episódios depressivos pode ser benéfico para a pessoa, no entanto são necessários mais estudos para determinar esse benefício.

3. Ajudar a emagrecer

Consumir a fenilalanina antes de realizar atividade física aparentemente acelera o metabolismo, ajudando a aumentar a oxidação das gorduras. Recomenda-se a suplementação de 1 a 2 gramas de fenilalanina por dia para favorecer a perda de peso, no entanto, esta suplementação deve ser realizada sob supervisão de um nutricionista ou de um médico.

Além disso, a fenilalanina atua na formação de tirosina e catecolaminas, que estão ligadas ao controle do apetite, diminuindo a sensação de fome, além de melhorar o humor, dando mais energia para realizar as atividades físicas.

4. Tratar as manchas de vitiligo

Por ajudar na produção de tirosina, a fenilalanina pode algumas vezes ser usada para disfarçar as manchas de vitiligo. Isso acontece porque a tirosina é essencial para a produção da melanina, a substância que dá cor para a pele e que está em falta nas pessoas com esta doença.

Normalmente, o tratamento para o vitiligo é feito com a suplementação oral de fenilalanina e a exposição à radiação UVA. Além disso, a aplicação de cremes com 10% de L-fenilalanina também parece aumentar os resultados, escondendo melhor as manchas.

5. Ajudar no tratamento de diversas doenças

A fenilalanina é um aminoácido essencial importante para a formação de tirosina, uma substância que aumenta a produção de vários neurotransmissores, como noradrenalina e dopamina, permitindo o equilíbrio de problemas mentais e psicológicos, como o transtorno bipolar, o déficit de atenção e a doença de Parkinson, no entanto são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

O que é e para que serve a Fenilalanina

Alimentos que contêm fenilalanina

As principais fontes de fenilalanina são a carne e os queijos, no entanto, outros alimentos que contêm este aminoácido incluem:

  • Leite e derivados;
  • Comidas com soja;
  • Sementes e nozes, como amendoim, sementes de abóbora, chia ou sementes de girassol;
  • Todos os tipos de peixe;
  • Ovos;
  • Feijão e lentilhas;
  • Arroz, batata, pão branco, pão integral e farinha de mandioca.

Além disso, produtos com aspartame, que é usado especialmente como substituto do açúcar em diversas balas e doces, também são ricos em fenilalanina. Confira outros alimentos ricos em fenilalanina.

Como a fenilalanina intoxica os fenilcetonúricos

A fenilalanina hidroxilase é o nome da enzima que metaboliza a fenilalanina e a converte em tirosina e que devido a um problema genético, os fenilcetonúricos não a possuem. Quando a pessoa ingere alimentos ricos nesse aminoácido, este começa a acumular na corrente sanguínea e passa a ser tóxica, interferindo no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e produzindo lesões irreversíveis a nível neurológico, como retardo mental e microcefalia.

A fenilalanina não deve ser utilizad quando a pessoa possui fenilalanina, sendo recomendado que qualquer alimento que contenha mais que 5% de proteína não seja consumido. Por isso, é importante ler o rótulo do alimento antes de consumi-lo.

Bibliografia >

  • UEDA Keisuke, SANBONGI Chiaki et al. The effects of phenylalanine on exercise-induced fat oxidation: a preliminary, double-blind, placebo-controlled, crossover trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 14. 34, 2017
  • ÁLVAREZ María Luisa et al. Nutrición en pediatría . 2ª. Caracas, Venezuela: Cania, 2009. 1177-1183.
  • FERNSTROM John and FERNSTROM Madelyn. Tyrosine, Phenylalanine, and Catecholamine Synthesis and Function in the Brain1. The Journal of Nutrition. 1539-1547, 2007
  • FERNSTROM John and FERNSTROM Madelyn. Tyrosine, Phenylalanine, and Catecholamine Synthesis and Function in the Brain. The Journal of Nutrition. 1539-1547, 2007
  • UEDA Keisuke, SANBONGI Chiaki et al.  The effects of phenylalanine on exercise-induced fat oxidation: a preliminary, double-blind, placebo-controlled, crossover trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 14. 34; 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem