Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tirosina: benefícios, funções e onde encontrar

A tirosina é um aminoácido aromático não essencial, ou seja, que é produzido pelo organismo a partir de outro aminoácido, a fenilalanina. Além disso, também pode ser obtido a partir do consumo de alguns alimentos, como queijos, peixes, abacate e nozes, por exemplo, e na forma de suplemento nutricional, como L-tirosina.

Esse aminoácido é precursor de neurotransmissores como a dopamina, estando associada a efeitos antidepressivos, e também está presente no processo de síntese de melanina, que é uma substância que dá cor à pele, olhos e cabelo.

Tirosina: benefícios, funções e onde encontrar

Benefícios da tirosina

A tirosina proporciona diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Melhora do humor, já que atua como antidepressivo;
  • Melhora da memória em situações de estresse, melhorando a capacidade de realizar tarefas sob pressão. No entanto, alguns estudos sugerem que esse efeito não acontece em pessoas mais velhas;
  • Aumento da quantidade de células brancas e vermelhas do sangue;
  • Pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como o Parkinson.

Dessa forma, a suplementação pode ajudar as pessoas que possuem fenilcetonúria, que é uma doença em que não é possível sintetizar a fenilalanina. Com isso, não é possível que exista formação de tirosina, já que esse aminoácido é formado a partir da fenilalanina, resultando na deficiência de tirosina no organismo. No entanto, os estudos que relacionam o uso de suplemento de tirosina em pessoas com fenilcetonúria ainda não são conclusivos.

Principais funções

A tirosina é um aminoácido responsável por diversas funções no organismo e que quando chega no cérebro torna-se precursora de alguns neurotransmissores, como dopamina, noradrenalina e adrenalina, podendo ser considerada, portanto, parte essencial do sistema nervoso.

Além disso, a tirosina também atua na formação dos hormônio tireoidianos, catecolestrogênios e melanina. Também é importante para a formação de diversas proteínas no organismo, incluindo as encefalinas, que são consideradas analgésicas naturais do corpo, já que estão envolvidas com a regulação da dor.

Lista de alimentos

Os principais alimentos ricos em tirosina são leite e seus derivados, outros alimentos ricos em tirosina são:

  • Ovos;
  • Peixes e carnes;
  • Frutos secos, como as nozes e castanhas;
  • Abacate;
  • Ervilhas e feijão;
  • Centeio e cevada.

Além desses, outros alimentos em que pode ser encontrada a tirosina são cogumelos, feijão verde, batata, berinjela, beterraba, rabanete, quiabo, nabo, chicória, aspargo, brócolis, pepino, salsa, cebola roxa, espinafre, tomate e repolho.

Tirosina: benefícios, funções e onde encontrar

Como usar o suplemento de tirosina

Existem dois tipos de suplementos, uns com o aminoácido tirosina livre e outros que possuem N-acetil L-tirosina, popularmente conhecido como NALT. A diferença é que o NALT é mais solúvel em água, podendo ser metabolizado no organismo mais lentamente, enquanto que para receber o mesmo efeito é preciso que a tirosina livre seja consumida em doses mais altas.

Para melhorar o desempenho mental diante de uma situação de estresse ou devido a períodos de privação do sono, por exemplo, a recomendação é de 100 a 200 mg/kg por dia. Apesar dos estudos não serem conclusivos quanto à ingestão desse aminoácido antes da realização de atividades físicas para melhorar o desempenho, recomenda-se o consumo entre 500 e 2000 mg 1 hora antes da atividade.

De qualquer forma, o ideal é consultar um médico ou nutricionista antes de fazer o uso do suplemento de tirosina.

Contraindicações da suplementação

O uso do suplemento é contraindicado durante a gravidez e o período de amamentação, uma vez que não há muitas informações a respeito. Também deve ser evitado por pessoas com hipertireoidismo ou com doença de Graves.

Além disso, a tirosina pode interagir com medicamentos como a Levodopa, com medicamentos para tratar problemas da tireoide e com antidepressivos e inibidores da monoamina oxidase, já que pode causar aumento da pressão arterial.

Bibliografia >

  • U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Tyrosine. Disponível em: <https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Tyrosine#section=Metabolite-Description>. Acesso em 28 Ago 2019
  • COLZATO Lorenza, JONGKEES Bryant et al. Working Memory Reloaded: Tyrosine Repletes Updating in the N-Back Task. Frontiers in Behavioral Neuroscience. 7. 200, 2013
  • DiFrancisco‐Donoghue Joanne, RABIN Ely et al. Effects of Tyrosine on Parkinson's Disease: A Randomized, Double‐Blind, Placebo‐Controlled Trial. Movement Disorder Clinical Practice. 1. 4; 348-353, 2014
  • JONGKEES Bryant, HOMMEL Bernhard et al. Effect of tyrosine supplementation on clinical and healthy populations under stress or cognitive demandsdA review. Journal of Psychiatric Research. 70. 50-57, 2015
  • BLOEMENDAAL Mirjam; FRÕBOSE Monja Isabel et al. Neuro-Cognitive Effects of Acute Tyrosine Administration on Reactive and Proactive Response Inhibition in Healthy Older Adults. eNeuro. 5. 2; 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem