Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Noradrenalina

A noradrenalina, também conhecida por norepinefrina, é um remédio usado no controle da pressão sanguínea em determinados estados hipotensivos agudos e como adjuvante no tratamento da parada cardíaca e hipotensão profunda.

Este remédio encontra-se disponível em forma de injeção, que só deve ser usado mediante indicação médica e a sua administração deve ser realizada por um profissional de saúde. 

Noradrenalina

Para que serve

A noradrenalina é um medicamento indicado para controlar a pressão sanguínea em certos estados hipotensivos agudos, em situações como feocromocitomectomia, simpatectomia, poliomielite, infarto do miocárdio, septicemia, transfusão sanguínea e reações a medicamentos.

Além disso, também pode ser usado como auxiliar no tratamento da parada cardíaca e hipotensão profunda.

Como usar

A noradrenalina é um medicamento que só deve ser administrado por um profissional de saúde, por via intravenosa, em uma solução diluente. A dose a administrar deve ser individualizada e determinada pelo médico.

Mecanismo de ação

A noradrenalina é um neurotransmissor com atividade simpaticomimética, de ação rápida, com pronunciados efeitos sobre os receptores alfa-adrenérgicos e menos pronunciados sobre os receptores beta-adrenérgicos. Assim, o seu mais importante efeito dá-se na elevação da pressão sanguínea, que é um resultado de seus efeitos alfa-estimulantes, que causam vasoconstrição, com redução do fluxo sanguíneo nos rins, fígado, pele e, frequentemente, musculatura esquelética.

Quem não deve usar

A noradrenalina não deve ser usada em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou com trombose vascular mesentérica ou periférica.

Além disso, não deve ser administrada em pessoas que se apresentam hipotensas devido a uma deficiência no volume sanguíneo, exceto como medida de emergência para manter a perfusão arterial coronariana e cerebral até que a terapia de reposição do volume sanguíneo possa ser completada, nem durante a anestesia com ciclopropano e halotano, porque pode ocorrer taquicardia ventricular ou fibrilação.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer após a administração de noradrenalina são lesões isquêmicas, diminuição dos batimentos cardíacos, ansiedade, dor de cabeça temporária, dificuldade para respirar e necrose no local de injeção.


Bibliografia

  • NOVAFARMA - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Hemitartarato de norepinefrina. 2015. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 24 Mai 2019
  • HYPOFARMA. Hemitartarato de norepinefrina. 2018. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 24 Mai 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem