Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Noradrenalina: o que é, funções e para que serve

Fevereiro 2021

A noradrenalina, também conhecida como norepinefrina, é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado na corrente sanguínea para transmitir sinais nervosos que ajudam a regular funções cerebrais importantes como humor, concentração, atenção e memória.

Este hormônio, junto com a adrenalina, permite ainda responder a situações de estresse, deixando o corpo em estado de alerta mediante algum perigo, aumentando os batimentos cardíacos, a oxigenação do sangue, a circulação sanguínea para os músculos e a dilatação das pupilas.

Por todas essas ações no corpo, a noradrenalina também pode ser usada na medicina como remédio, aplicada diretamente na veia, por médicos ou enfermeiros em pronto-socorro ou UTI, em situações de emergência como infarto ou hipotensão profunda.

Noradrenalina: o que é, funções e para que serve

Para que serve 

A noradrenalina possui diversas funções no corpo e está envolvida, principalmente, num processo conhecido como “resposta de luta ou fuga”, que é ativado em situações de medo ou estresse. Esta resposta é caracterizada por:

  • Dilatação das pupilas para que se possa enxergar melhor;
  • Aumento dos batimentos cardíacos para bombear sangue de forma mais eficiente;
  • Liberação de glicose no sangue para fornecer energia para uso imediato;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos;
  • Aumento da respiração para fornecer mais oxigênio para todo corpo.

Todas essas funções permitem que o corpo fique em estado de alerta e preparado para enfrentar ou fugir da situação de medo ou estresse.

Além disso, no cérebro, a noradrenalina age aumentando o estado de atenção, a memória, a concentração e o humor.

Quando a noradrenalina é usada como remédio?

Devido às suas funções no corpo, a noradrenalina pode ser usada como remédio, especialmente em situações em que é necessário aumentar a contração dos vasos sanguíneos, levando ao aumento da pressão arterial. Por isso, a noradrenalina é muito utilizada em situações de emergência que causam diminuição da pressão sanguínea e que podem colocar a vida em risco, como em casos de infarto ou hipotensão profunda, por exemplo.

Além disso, a noradrenalina desempenha um papel importante na regulação da atenção e da concentração. Por esse motivo, a maioria dos remédios usados ​​para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, depressão ou ansiedade, agem aumentando os níveis deste hormônio no cérebro.

Noradrenalina: o que é, funções e para que serve

Qual a diferença entre adrenalina e noradrenalina?

Tanto a adrenalina como a noradrenalina são produzidas pelas glândulas suprarrenais, no entanto, a adrenalina é produzida a partir da noradrenalina. Esses hormônios afetam diretamente o coração, os níveis de açúcar no sangue, a respiração e os vasos sanguíneos. 

Na medicina, a adrenalina é usada para tratar choque anafilático, parada cardíaca e ataques de asma graves. Já a norepinefrina, é usada para tratar a pressão arterial perigosamente baixa. Além disso, medicamentos que aumentam a norepinefrina podem ser usados no tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, depressão e ansiedade, enquanto que a adrenalina não age a esse nível.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • NOVAFARMA - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Hemitartarato de norepinefrina. 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9425572015&pIdAnexo=2914416>. Acesso em 24 Mai 2019
  • BYLUND, D. B.; BYLUND, K. C. Norepinephrine. Encyclopedia of the Neurological Sciences. Second Edition; 614-616 , 2014
  • STATPEARLS PUBLISHING. Physiology, Noradrenergic Synapse. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK540977/>. Acesso em 23 Fev 2021
  • DRUGS.COM. Norepinephrine vs epinephrine: what's the difference?. Disponível em: <https://www.drugs.com/medical-answers/norepinephrine-epinephrine-difference-3132946/>. Acesso em 23 Fev 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem