Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

Agosto 2020

A farinha de trigo é produzida a partir da moagem de trigo, um cereal rico em glúten, muito utilizado na preparação de biscoitos, bolos, pão e vários produtos industrializados em todo o mundo.

Porém, embora seja muito utilizada, o consumo excessivo de produtos refinados, obtidos da farinha de trigo, está associado à ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Por isso, têm surgido no mercado outros tipos de farinha, com maior teor de fibras e nutrientes, e isentas de glúten, que podem substituir a farinha de trigo em várias preparações culinárias:

1. Trigo integral

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A farinha de trigo integral é ótima para substituir a farinha branca, porque tem um alto teor de fibras. Cada 100 gramas fornece cerca de 8,6 g de fibra, ao contrário da farinha de trigo branca que fornece apenas 2,9 g. A fibra contribui para a saúde do intestino, sendo uma boa alternativa para pessoas que sofrem de prisão de ventre, além de aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, o trigo integral possui um maior teor de vitaminas do complexo B, importantes para o funcionamento do metabolismo. O trigo integral contém glúten, por isso, não deve ser usado por pessoas com intolerância ou alergias ao glúten.

2. Alfarroba

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A alfarroba é uma farinha produzida a partir do fruto da alfarroba, que é rico em antioxidantes, principalmente polifenóis. Além disso, a farinha de alfarroba é rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde dos ossos.

A alfarroba pode ser utilizada como alternativa ao cacau em pó ou chocolate, pois seu sabor é semelhante. Esta farinha não contém glúten e pode ser usada por pessoas com doença celíaca, alergia à farinha de trigo ou intolerância ao glúten. Veja como usar a alfarroba.

3. Aveia

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

Outra excelente opção para substituir a farinha de trigo é a farinha de aveia, que contém fibras solúveis, chamadas de beta-glucanas. Esse tipo de fibra forma um tipo de gel no estômago que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, melhora a saúde da flora intestinal, reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o açúcar no sangue. Por isso, a farinha de aveia é uma excelente opção para pessoas que desejam perder peso e para regular a glicose no sangue.

No caso das pessoas celíacas, a aveia deve ser consumida sob a orientação de um nutricionista. Apesar de não conter glúten, em alguns casos foi observado que o organismo pode desenvolver uma resposta imune contra as proteínas da aveia, piorando as crises. Além disso, em alguns casos, a aveia pode estar contaminada com trigo, centeio ou cevada.

4. Coco

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A farinha de coco é produzida a partir da moagem de coco desidratado. Esta é uma farinha versátil, que proporciona vários benefícios à saúde. O coco é rico em gorduras saturadas, com propriedades antimicrobianas e antivirais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e é livre de glúten, sendo uma excelente opção para pessoas com doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten.

Além disso, fornece uma quantidade muito alta de fibra, cerca de 37,5 g por 100 g, em comparação com outras farinhas, sendo uma ótima opção para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Veja outros benefícios do coco para a saúde.

5. Trigo sarraceno

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

O trigo sarraceno é considerado um pseudo-cereal por ser uma semente. É caracterizado por não conter glúten e por ser rico em antioxidantes, principalmente polifenóis, que ajudam a reduzir a inflamação, melhorar a pressão aryerial e contribuir para o bom funcionamento do coração.

Além disso, a farinha de trigo sarraceno é rica em vitaminas do complexo B e em minerais como ferro, cálcio e selênio, essenciais para prevenir doenças como anemia, osteoporose e Alzheimer. Embora não contenha glúten, é importante observar o rótulo, pois pode conter alguns traços dessa proteína. Veja mais benefícios do trigo sarraceno e saiba como usar.

6. Amêndoa

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A farinha de amêndoa é uma excelente alternativa para substituir a farinha de trigo, pois além de ter um sabor agradável, é pobre em carboidratos, não contém glúten, é rica em vitamina E e em outros micronutrientes.

O uso desta farinha em receitas é uma excelente opção para pessoas com diabetes e que desejam perder peso, pois ajuda a regular o açúcar e a pressão arterial, e a diminuir o colesterol ruim (LDL) .

7. Amaranto

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

Assim como o trigo sarraceno, o amaranto é considerado um pseudocereal, rico em antioxidantes, proteínas, fibras, ferro, cálcio e selênio. Por esse motivo, é excelente para melhorar a saúde do cérebro, ossos e coração.

Embora não contenha glúten, é importante ler o rótulo da embalagem, pois pode haver contaminação cruzada e conter alguns traços dessa proteína.

8. Quinoa

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A farinha de quinoa é rica em fibras, não contém glúten, e contém proteínas e ferro, sendo uma excelente opção para substituir a farinha de trigo. Esta farinha pode ser usada para preparar panquecas, pizzas, biscoitos, pão e bolos, podendo ser obtida em supermercados ou ser preparada em casa, colocando os grãos em uma frigideira para tostá-los e depois em um processador de alimentos ou liquidificador.

9. Ervilhas

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

As ervilhas são leguminosas com excelentes benefícios ao organismo, pois são ricas em antioxidantes, proteínas e fibras, que ajudam a melhorar a saúde intestinal, além de serem livres de glúten. No entanto, pessoas que sofrem com gases intestinais ou inchaço com frequência, a farinha de ervilhas não é uma boa opção, porque possui carboidratos que fermentam no intestino e podem causar desconforto.

10. Araruta

10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo

A araruta é um tubérculo semelhante a mandioca ou inhame, rica em fibras e nutrientes como magnésio, ferro e cálcio, que facilitam a digestão. Além disso, é muito usada em forma de farinha e polvinho, para a substituição do trigo por pessoas com doença celíaca ou sensíveis ao glúten. Por ser de fácil digestão é recomendada para crianças pequenas e bebê acima de 6 meses de vida, idosos e gestantes. Veja como a araruta é usada na culinária, estética e higiene pessoal.

Bibliografia >

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 721-765.
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Farinha de aveia. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?14619>. Acesso em 30 Abr 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Farinha de trigo integral. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?13556>. Acesso em 30 Abr 2020
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Farinha de trigo tipo 55. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?13555>. Acesso em 30 Abr 2020
  • BROUNS Fred; VAN BUUL Vincent et al. Does wheat make us fat and sick? . Journal of Cereal Science. 58. 2; 1-7, 2013
  • GULATI Seema; MISRA Anoop, et al. Effect of Almond Supplementation on Glycemia and Cardiovascular Risk Factors in Asian Indians in North India with Type 2 Diabetes Mellitus: A 24–Week Study. Metabolic Syndrome and Related DIsorders. 15. 2; 98-105, 2017
  • SCHUSTER Jessica; BENINCÁ Gabriela et al. Effects of oats on lipid profile, insulin resistance and weight loss. Nutrición Hospitalaria. 32. 5; 2111-2116, 2015
  • FUNDACIÓN ESPAÑOLA DE NUTRICIÓN. El coco . Disponível em: <http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/coco.pdf>. Acesso em 06 Ago 2019
  • AHMED Sabri et al. Gut Microbiota and Metabolic Health: The Potential Beneficial Effects of a Medium Chain Triglyceride Diet in Obese Individuals. Nutrients. 8. 5; 281, 2016
  • REGO A.C; ROSADO E.L and Soares-Mota M. Influence of the dietary intake of medium chain triglycerides on body composition, energy expenditure and satiety; a systematic review. Nutrición Hospitalaria . 27. 1; 103-108, 2012
  • LOEF Martin; WAKACH Harald et al. Selenium and Alzheimer's Disease: A Systematic Review. Journal of Alzheimer's disease: JAD. 26. 1; 81-104, 2011
  • HOFFMANOVÁ Iva; SÁNCHEZ Daniel et al. The Pros and Cons of Using Oat in a Gluten-Free Diet for Celiac Patients. Nutrients. 11. 1-11, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem