Algumas opções saudáveis para substituir a farinha de trigo são a farinha de arroz, a farinha de aveia, a farinha de grão-de-bico, a farinha de milho e a farinha de araruta.
A substituição da farinha de trigo pode ser indicada pelo nutricionista para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, que é uma doença autoimune crônica causada pela intolerância permanente ao glúten.
Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiacaAssim como a farinha de trigo, estes outros tipos de farinha também podem ser usados sozinhos ou em conjunto no preparo de receitas como pães, bolos, tortas, biscoitos e massas, por exemplo.

1. Farinha de arroz
A farinha de arroz é uma boa opção para substituir a farinha de trigo, por ser naturalmente isenta de glúten, ter uma textura leve e sabor neutro.
Além disso, a farinha de arroz, especialmente a integral, é rica em fibras que ajudam a prevenir a prisão de ventre e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Pode-se usar a farinha de arroz em receitas como pão, macarrão, pizza, bolo, panquecas, tortas, biscoitos e crepes, por exemplo.
Leia também: Farinha de arroz: 8 benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/farinha-de-arroz2. Farinha de aveia
Uma excelente opção saudável para substituir a farinha de trigo é a farinha de aveia, que contém betaglucanas, um tipo de fibra que ajuda a aumentar a saciedade, melhora a saúde da flora intestinal e ajuda a regular o açúcar no sangue.
A farinha de aveia naturalmente não contém glúten e apresenta uma textura fina e macia, e um sabor suave, podendo ser consumida em quase todos os tipos de dieta.
No entanto, durante o cultivo e processamento, a farinha de aveia pode ser "contaminada" com cereais que contêm glúten. Assim, pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten, devem sempre verificar se a farinha de aveia possui o certificado de isenção de glúten.
3. Farinha de coco marrom
A farinha de coco marrom é obtida a partir da moagem da película do coco, sendo um boa opção para substituir a farinha de trigo. Conheça a farinha de coco e veja como fazer.
Além de ser rico em fibras e com baixo índice glicêmico, a farinha de coco não contém glúten, sendo uma excelente opção para pessoas com doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten.
4. Trigo sarraceno
A farinha de trigo sarraceno é um pseudo-cereal que não contém glúten e que, quando entra em contato com líquidos,aumenta de volume, deixando as massas elásticas e macias.
Assim, a farinha de trigo sarraceno é uma boa opção para substituir a farinha de trigo, podendo ser usada no preparo de crepes, pães, bolos, tortas, quiche, pizza e bolachas.
Leia também: Trigo sarraceno: 10 principais benefícios e como consumir tuasaude.com/beneficios-do-trigo-sarraceno5. Farinha de amêndoa
A farinha de amêndoa é uma boa opção saudável para substituir a farinha de trigo, por ter um sabor agradável, uma textura fina e levemente granulada, proporcionando umidade às massas.
Além disso, a farinha de amêndoas é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, nutrientes que ajudam a manter a saúde do coração, cérebro, ossos e pele. Veja todos os benefícios da farinha de amêndoa.
6. Farinha de amaranto
A farinha de amaranto é uma boa opção para substituir a farinha de trigo, podendo ser usada por pessoas com doença celíaca, por exemplo, já que não contém glúten.
Por ser um pseudo-cereal rico em antioxidantes, proteínas, fibras, ferro, cálcio e selênio, a farinha de amaranto é excelente para melhorar a saúde do cérebro, ossos e coração.
7. Farinha de quinoa
Por ser rica em fibras e não conter glúten, a farinha de quinoa é uma excelente opção para substituir a farinha de trigo.
Esta farinha pode ser usada para preparar panquecas, pizzas, biscoitos, pão e bolos, podendo ser obtida em supermercados ou preparada em casa.
8. Farinha de ervilha
A farinha de ervilha pode substituir a farinha de trigo por melhorar a retenção de umidade e a firmeza das massas, além de adicionar cor e sabor às preparações.
As ervilhas são leguminosas com excelentes benefícios ao organismo, pois são ricas em antioxidantes, proteínas e fibras.
Leia também: Ervilha: 8 benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/ervilha9. Farinha de araruta
A araruta é um tubérculo que pode substituir a farinha de trigo, quando usada junto com outras farinhas, como de arroz ou aveia, por exemplo. Veja como usar a araruta em receitas saudáveis.
10. Farinha de grão-de-bico
Por ter uma textura fina e proporcionar crocância às massas, a farinha de grão-de-bico pode substituir a farinha de trigo em diversas receitas, como tortas, empada e biscoitos.
Por ser rica em fibras e proteínas, além de conter boas quantidades de vitaminas e minerais, a farinha de grão-de-bico pode ajudar a emagrecer, controlar os níveis de colesterol e combater a prisão de ventre.
Leia também: Farinha de grão-de-bico: 7 benefícios e como fazer (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-farinha-de-grao-de-bico11. Farinha de milho
Uma boa substituição para a farinha de trigo é a farinha de milho, ou fubá, que é obtida a partir da moagem dos grãos de milho.
A farinha de milho oferece estrutura e sabor às preparações, podendo ser usada em diversas receitas como bolo, pão, tortas e biscoitos.
12. Farinha de chia
A farinha de chia pode ser usada, junto com outras farinhas, substituindo a farinha de trigo, por possuir textura levemente granulada e alta absorção de líquidos, proporcionando elasticidade às massas.
Leia também: Farinha de chia: para que serve e como usar (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-farinha-de-chia