Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

A eletroterapia estética consiste no uso de aparelhos que utilizam estímulos elétricos de baixa intensidade para melhorar a circulação, o metabolismo, a nutrição, e a oxigenação da pele, favorecendo a produção de colágeno e elastina, promovendo o equilíbrio manutenção da pele. 

Esse tipo de tratamento estético pode ser usado no corpo ou no rosto, após observar as áreas e identificar as necessidades, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo. O terapeuta mais indicado para usar estes aparelhos é o fisioterapeuta especialista em dermatofuncional.

Principais aparelhos de eletroterapia para o rosto

1. Luz pulsada 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um tipo de aparelho semelhante ao laser, que emite feixes de luz, que atuam diretamente nos melanócitos, tornando a pele mais clara e com uma cor uniforme.

  • Para que serve: Para uniformizar o tom da pele, removendo completamente as manchas escuras da pele. Saiba como é feita, riscos e quando não fazer esse tratamento.
  • Contraindicações: Em caso de toma de Roacutan, e em caso de uso de corticóides ou anticoagulantes nos últimos 3 meses, remédios fotossensibilizantes, quando a pele encontra-se bronzeada, feridas na pele, sinais de infecção ou câncer.

2. Radiofrequência 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um equipamento que desliza sobre a pele de forma suave e que promove a formação de novas células de colágeno, elastina e que produz novos fibroblastos, que tornam a pele mais firme e sem rugas ou linhas de expressão. 

  • Para que serve: Para combater rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais firme e sedosa. Saiba tudo sobre a radiofrequência
  • Contraindicações: Em caso de febre, gravidez, câncer, quelóide, prótese metálica na região, marcapasso, hipertensão e alteração da sensibilidade no local. 

3. Corrente galvânica 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É uma corrente do tipo contínua que tem 2 eletrodos que devem estar em contato com a pele ao mesmo tempo para que a substância que foi colocada diretamente na pele possa penetrar de forma mais profunda, além disso, esse aparelho favorece a vasodilatação, aumenta a temperatura e diminui a dor. A galvanopuntura serve para reduzir as olheiras, linhas de expressão e promover uma revitalização facial utilizando uma caneta específica que emite uma corrente elétrica pequena e suportável, que estimula a regeneração da pele por favorecer a formação de colágeno, elastina e fibroblastos.

  • Para que serve: Para penetrar na pele produtos com ureia, colágeno, elastina e vitamina C, por exemplo. Ela é um complemento bastante eficaz para combater as olheiras e rugas ao redor do olhos e da boca. 
  • Contraindicações: Em pessoas com marcapasso cardíaco, câncer, alteração da sensibilidade no local, epilepsia, nos elevados níveis de glicocorticóides.

4. Carboxiterapia 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

Consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sobre a pele, sendo que o gás melhora a oxigenação dos tecidos e combate a flacidez por promover a formação de novas células que conferem firmeza à pele. 

  • Para que serve: Combater rugas, linhas de expressão e olheiras. Saiba tudo sobre a carboxiterapia para olheiras
  • Contraindicações: Em pessoas com alergia na pele, obesidade, gravidez, herpes e doença cardíaca ou pulmonar.

Principais aparelhos de eletroterapia para o corpo

1. Lipocavitação 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

A lipocavitação é um tipo de ultrassom que atua sobre as células que armazenam gordura, levando à sua ruptura consequente queda dos triglicerídeos na corrente sanguínea. Para sua completa eliminação é necessário praticar exercício físico de alta intensidade até 4 horas depois ou fazer uma sessão de drenagem linfática.

  • Para que serve: Eliminar a gordura localizada e a celulite em qualquer área do corpo, com excelentes resultados, desde que se faça uma alimentação adequada durante o tratamento. 
  • Contraindicações: Durante a gravidez, alterações da sensibilidade, flebite, inflamação ou infecção no local, febre, epilepsia, DIU. Saiba tudo sobre a lipocavitação.

2. Eletrolipólise

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

Consiste no uso de correntes elétricas específicas que atuam diretamente ao nível dos adipócitos e dos lipídeos acumulados, e ainda aumenta do fluxo sanguíneo local, o metabolismo celular e a queima de gorduras. Apesar de ser muito eficaz, melhores resultados são observados se fizer também exercícios físicos e uma dieta hipocalórica.

3. Corrente russa 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

É um tipo de estimulação elétrica onde são colocados, pelo menos, 2 eletrodos no músculo, a fim de promover a sua contração. É principalmente indicado para pessoas que não conseguem movimentar os músculos de forma adequada, mas também pode ser realizado para fins estéticos para melhorar cada contração muscular realizada durante o tratamento.

  • Para que serve: Fortalecer os músculos e recrutar mais fibras musculares durante uma contração normal. Pode ser usado nos glúteos, coxas e abdômen, por exemplo. 
  • Contraindicações: Uso de marcapasso, epilepsia, doença mental, na gravidez, câncer, lesão muscular no local, presença de varizes na região, hipertensão de difícil controle. Saiba como funciona, os resultados e como funciona para perder barriga

4. Criolipólise 

Eletroterapia estética: O que é, aparelhos e contraindicações

Consiste num tratamento onde se utiliza um equipamento específico que congela a gordura corporal, numa determinada área do corpo, a seguir as células de gordura morrem e são naturalmente eliminadas do corpo, após uma sessão de drenagem linfática ou pressoterapia.

  • Para que serve: Eliminar a gordura localizada, sendo especialmente indicado para as regiões onde se forma alguma prega de gordura como abdômen ou culotes. 
  • Contraindicações: Em caso de excesso de peso, obesidade, hérnia no local a ser tratado e problemas em relação ao frio como urticária ou crioglobulinemia. Saiba os riscos, se dói, e os resultados da criolipólise
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar